Atividades para o dia do fotógrafo – 08 de janeiro

Olá pessoal, hoje vamos comemorar uma data que faz homenagem a um profissional que muitas vezes não é tão valorizado, mas que através do seu olhar consegue eternizar momentos, emoções e sentimentos, o fotógrafo.

untitled-design-11-7368657-8500619

Dia do Fotógrafo

No dia 08 de janeiro comemorasse o dia do fotógrafo, esse profissional que é capaz de através de um click captar momentos únicos de uma pessoa ou da sua vida. A fotografia eterniza momentos e lembranças. Nos faz retornar no tempo e reviver sentimentos.

Essa comemoração se originou em celebração a chegada da primeira câmera fotográfica no Brasil em 1840. Contudo existe algumas controvérsias em relação a data exata, sendo que algumas pessoas consideram o dia 07 ou ainda o dia 16 de janeiro.

untitled-design-14-300x150-3782463-3592474

Vamos agora as nossas atividades para trazer mais diversão ao dia a dia da criançada.

Fotógrafo por um dia

Nessa atividade vamos estimular a imaginação das crianças e ver através dos seus pequenos olhares.

Material

Uma câmera fotográfica ou um celular que tire fotos.

Como fazer

Sob a sua supervisão deixe a criança a vontade para tirar fotos do que ela quiser do ambiente ao seu redor.

Exposição de fotos

Essa atividade esta ligada a atividade anterior.

Material

As fotos feitas pela criança, um pedaço de barbante, pregadores.

Como fazer

Em um espaço da sua casa ou da sala de aula, monte um pequeno varal com o barbante. Selecione as fotos e pendure com os pregadores. Deixe exposto durante alguns dias ou semana.

Quebra cabeça de fotos

Nessa atividade vamos montar um quebra cabeça usando uma foto de família. Selecione junto com seu filho a foto que vai ser utilizada.

Materiais

Foto impressa no tamanho 20x40cm, um pedaço de papelão ou isopor fino, cola, estilete e um molde de arabescos para poder recortar o quebra cabeça.

Como fazer

Pegue a foto impressa e cole no pedaço de papelão ou isopor. Em seguida no verso coloque o molde de arabescos e comece a marcar. Depois de marcar todo o fundo, vá com o estilete recortando as peças. Após é só embaralhar e montar seu quebra cabeças personalizado.

Álbuns de família

Que tal separar uma tarde para ver fotos antigas com as crianças. Separe algumas fotos da sua infância, do dia do casamento do papai e da mamãe, do nascimento de cada filho, de aniversários, natais, aquelas férias legais. E divirtam-se revivendo e relembrando esses momentos.

Jogo da memória

Vamos a mais uma versão personalizada de um jogo bem conhecido.

Materiais

Várias fotos de família em tamanho pequeno, lembre-se que deve haver um par de cada foto.

Como fazer

Com as fotos já em tamanho pequeno, de preferência pequenos quadrados, separadas em pares. Vire a face para baixo, embaralhe as cartas e divirta-se!

untitled-design-12-3974116-1840734

Parabéns a todos os fotógrafos pelo seu dia, obrigado por eternizarem nossas lembranças e momentos importantes de nossa vidas!

E obrigado a você que esta acompanhando a nossa série, continue por ai que tem muito mais. E não se esqueça de indicar o blog para aquele pai e mãe que você conhece, que procura atividades divertidas para fazer com as crianças. E também se quiser pode mandar sugestões de assuntos para serem abordados. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.