Atividades para o dia do padrinho – 30 de janeiro

Olá pessoal como estão nesse novo ano?! O primeiro mês do ano já está terminando, mas ainda tem muita novas oportunidades para aproveitarmos e vivermos intensamente com nossas crianças.

Então vamos aproveitar?!

Vamos a mais uma data comemorativa do calendário brasileiro.

Dia do Padrinho

untitled-design-60-300x150-9627172-7242143

O Padrinho é aquela pessoa escolhida pelos pais da criança para auxilia-los na educação e proteção do menor. Principalmente em caso de falecimento dos pais.

A data tem por objetivo homenagear essas pessoas, que são escolhidas tão carinhosamente e se dispõe a cuidar e amar uma criança que não é sua, como se fosse.

Algumas pessoas celebram o Dia do Padrinho e da Madrinha em 15 de junho, homenageando o carinho e o compromisso que essas pessoas representam em suas vidas.

Os padrinhos e madrinhas podem ser tanto de batismo, como de casamento, crisma, formatura e etc.

Agora vamos as nossas atividades, para alegrar pais, filhos, padrinhos, madrinhas e toda a família.

untitled-design-62-300x150-7544112-8613718

Corrida dos Cadarços

Nessa atividade vamos brincar em duplas. Chame o padrinho ou madrinha para fazer dupla com a criança.

Como Brincar

Corrida de duplas, de ida e volta, onde os participantes correm com os cadarços amarrados. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas. Não pode virar. Se cair, levanta e continua. Ganha quem voltar primeiro.

Gato e Rato

Nessa atividade deve-se brincar em grupo, várias crianças.

Como Brincar

As crianças, de mãos dadas, formam um círculo, ficando uma dentro do círculo (rato) e outra fora (gato). As crianças giram e o gato pergunta às crianças: Seu ratinho está em casa? Não, Senhor! A que horas ele volta? Às oito horas. (ou qualquer outra) Que horas são? Uma hora. Que horas são? Duas horas.

Ao chegar à hora determinada pelo grupo, as crianças param de rodar e o gato lhes pergunta: Seu ratinho já chegou? Sim, Senhor ! Dão-me licença para entrar? Sim, Senhor! 
Começa então a perseguição do gato ao rato que as crianças ajudam a esconder, facilitando sua entrada e a saída do círculo e dificultando a passagem do gato. O jogo terminará quando o gato conseguir pegar o rato.

Sombra

Nessa atividade temos novamente a oportunidade de convidar o padrinho ou madrinha para se divertir com a criançada.

Como Brincar

É uma espécie de passeio sincronizado. Forma-se uma fila de pessoas, uma atrás da outra, e o mestre fica na ponta. Tudo que o mestre fizer, os participantes deverão fazer também. Aonde ele entrar, os outros deverão entrar também. Se o mestre fizer exercícios corporais, posições e movimentos engraçados, com certeza será muito divertido.

Trilha do macaco

Essa atividade deve ser feita em equipes, que podem ser comandadas por dois adultos.

Como Brincar

É uma corrida onde correm um representante de cada equipe. É desenhado no chão duas amarelinhas gigantescas. O objetivo é atravessar essa amarelinha (como na brincadeira, não podendo pisar na linha) e chegar até o fim. Se pisar na linha, volta ao início. Quem sair da amarelinha e cruzar a linha de chegada primeiro vence.

Homenagem

Nessa atividade você deverá fazer junto com seu filho algo para homenagear essa pessoa especial que você escolheu para caminhar ao lado dele, e lhe auxiliar na sua educação e proteção ao longo da vida, o seu padrinho. Prepare um presente carinhoso feito em casa mesmo pela criança. Pode entregar oferecendo um jantar ao padrinho.

untitled-design-61-300x150-8788520-4546172

Esse foi o dia do Padrinho. Esperamos que gostem das brincadeiras e coloquem a criançada para se movimentar. Depois nos contem as experiências.

Grande abraço e até a próxima data!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.