Atividades sobre Reinos

Neste post você encontrará 10 atividades sobre Reinos que ajudarão seus alunos e/ou filhos a aprender biologia/ciências de forma divertida e eficiente.

Atividades sobre Reinos

A organização dos organismos vivos em reinos foi introduzida pela primeira vez no século XVIII por Carl Linnaeus, botânico e médico sueco. Os reinos representam o posto mais alto do sistema hierárquico de classificação criado, que incluem classe, ordem, gênero e espécie.

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Tradicionalmente, existem 5 reinos: Monera (reino das bactérias, arqueobactérias e cianobactérias/algas azuis), Protista (reinos das algas unicelulares e dos protozoários), Fungi (reino dos fungos), Plantae (reino das plantas) e Animalia (reino dos animais). O único organismo vivo que não está incluído nessa classificação é o vírus, pois, por ser um organismo acelulado (não possui células) ele contraria a Teoria Celular que diz que todos os seres vivos são formados por células.

Apesar de ser a teoria mais aceita atualmente, existem controvérsias. Algumas teorias mais recentes incluem os vírus nas classificações dos seres vivos introduzindo um novo reino. Porém, essa não é a abordagem que seguiremos nesse artigo. A seguir, você encontrará 10 atividades sobre os reinos, para auxiliar no aprendizado e tornar a aquisição desse conhecimento mais dinâmica e divertida.

Cruzadinha biológica – Atividades sobre Reinos

A cruzadinha é um jogo que testa a memória e o conhecimento. Portanto, é uma excelente atividade para auxiliar no aprendizado das áreas da Biologia.

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Recursos para a atividade “Cruzadinha biológica”:

  • Cartolina
  • 1 marcador/piloto de papel
  • Papel A4
  • Caneta

Conhecimento necessário para a atividade “Cruzadinha biológica”:

Nome de cada um dos reinos e dos organismos vivos que os constituem:

  • Monera
    • Bactérias
    • Cianobactérias
    • Arqueobactérias
  • Protista
    • Protozoários
    • Algas unicelulares
  • Fungi
    • Fungos
  • Plantae
    • Plantas
  • Animalia
    • Animais

Passo a passo da atividade “Cruzadinha biológica”:

  1. Em um papel A4 à parte, escreva nomes de reinos e organismos pertencentes a cada um dos reinos em várias direções (vertical, horizontal, invertido ou não) cruzando-os entre si, quando eles possuírem a mesma letra.
  2. Desenhe um quadrado em volta de cada letra.
  3. Escreva uma dica para cada termo que você escolheu.
  4. Em uma cartolina, desenhe o conjunto de quadrados resultantes do papel A4 sem escrever as letras que tem dentro.
  5. Escreva as dicas no início de cada fileira de quadrados que representam um termo.
  6. Pronto, você tem a sua cruzadinha.
  7. Chame seus filhos ou alunos para resolver essa cruzadinha. Eles testarão seus conhecimentos e será muito divertido.

Futebol com imã – Atividades sobre Reinos

A atividade “Futebol com imã” busca desenvolver o raciocínio sobre o funcionamento de objetos magnéticos, estimulando a curiosidade e a percepção. Esta atividade ainda promove o aprendizado do conteúdo estudado.

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Recursos para a atividade “Futebol com imã”:

  • 2 pares de imã
  • Tabuleiro quadriculado

Conhecimento necessário para a atividade “Futebol com imã”:

Nome de cada um dos reinos e dos organismos vivos que os constituem e suas características em geral.

Passo a passo da atividade “Futebol com imã”:

  1. Desenhe um retângulo que ocupe o espaço da cartolina e divida esse retângulo em 10 retângulos iguais dispostos horizontalmente.
  2. Dois integrantes competirão entre si, um em cada lado da cartolina. Cada um deles deve levar um imã (que fará o papel de bola) até o lado oposto, o “gol”.
  3. Para isso, irão fazer uso de outro imã (que fará o papel de jogador) utilizando a polaridade invertida para empurrar a “bola”.
  4. Você deve fazer perguntas ao jogadores sobre o conteúdo estudado e, a cada resposta correta, o participante poderá andar com o imã um quadrado para frente.
  5. A cada resposta errada, um quadrado para trás.
  6. Ganha aquele que fizer o gol primeiro.

Montando palavras – Atividades sobre Reinos

Essa atividade é uma maneira interessante de incentivar a memorização dos termos mais comuns relacionados ao assunto estudado. Para isso, introduz a ideia de limite de tempo e de competição entre grupos, gerando um ambiente mais estimulante e um aprendizado mais eficaz.

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Recursos para a atividade “Montando palavras”:

  • Papel
  • Caneta
  • Tesoura
  • Caixa de sapato

Conhecimento necessário para a atividade “Montando palavras”:

Nome de cada um dos reinos e dos organismos vivos que os constituem.

Passo a passo da atividade “Montando palavras”:

  1. Escreva as letras do alfabeto repetidas vezes no papel.
  2. Recorte as letras uma a uma e introduzi-las em uma caixa.
  3. Divida os alunos em grupos e coloque a caixa em um lugar igualmente acessível para todos os grupos.
  4. Marque um tempo e peça para que os grupos montem a maior quantidade possível de palavras relacionadas a um tema que você disse. Por exemplo, se o tema for “reino plantae” eles deverão formar palavras como “plantas”, “eucariontes”, etc
  5. Os grupos somente poderão pegar uma letra por vez alternando-se entre si.
  6. Aquele que formar mais palavras no tempo de 3 minutos vence.

Muro de bexigas – Atividades sobre Reinos

A atividade “Muro de Bexigas” busca estimular a cooperação, introduzir a prática de atividades em grupos e também desenvolve a percepção visual e motora. Além disso, esta atividade busca a fixação do conteúdo estudado e motiva seu aprendizado.

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Recursos para a atividade “Muro de bexigas”:

  • Um saco de bexigas
  • Fita dupla-face
  • Papel
  • Caneta
  • Tesoura
  • Dardos

Conhecimento necessário para a atividade “Muro de bexigas”:

Nome de cada um dos reinos e dos organismos vivos que os constituem e suas características em geral.

Passo a passo da atividade “Muro de bexigas”:

  1. Escrever palavras relacionadas ao conteúdo estudado, cortá-las, dobrá-las e colocá-las dentro das bexigas, uma para cada bexiga.
  2. Encher as bexigas e colá-las com a fita dupla face em uma parede, formando dois murais distintos com a mesma quantidade de bexigas.
  3. Dividir os jogadores em duas equipes e entregar a cada equipe alguns dardos.
  4. Eles terão 3 minutos para estourar, utilizando os dardos, o máximo de bexigas que conseguirem do seu mural.
  5. Para cada bexiga estourada eles deverão explicar a que se refere cada uma daquelas palavras com uma frase. Ex.: Se a palavra for “cianobactérias” o aluno pode dizer “São organismos vivos pertencentes ao Reino Monera”.
  6. Se acertarem recebem um ponto. Caso errem, não pontuam.
  7. Ganha a equipe que tiver mais pontos ao terminar o tempo.

Torre biológica – Atividades sobre Reinos

Essa atividade relaciona as habilidades coordenação motora, paciência, concentração dos alunos com seus conhecimentos sobre os Reinos. O aprendizado é, então, estimulado de forma contínua e eficaz.

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Recursos para a atividade “Torre biológica”:

  • Tampinhas de garrafa pet
  • Caneta Permanente (Piloto)

Conhecimento necessário para a atividade “Torre biológica”:

Nome de cada um dos reinos e dos organismos vivos que os constituem e suas características em geral.

Passo a passo da atividade “Torre biológica”:

  1. Coloque em cima de cada tampinha características (aparência, estrutura, etc.) de organismos vivos.
  2. Disponha as tampinhas sobre uma base plana à vista de todos os jogadores
  3. Os jogadores, um de cada vez, devem escolher uma tampinha e informar a que organismo pertence a característica na tampa e a que reino esse organismo pertence.
  4. Caso errem, devem colocar a tampa na torre. Caso acertem, devem passar a vez para o próximo jogador e guardar a tampinha.
  5. Se, ao colocar a tampinha na torre, a torre cair, o jogador deve sair da brincadeira.
  6. Caso contrário, passa a vez para o próximo jogador.
  7. Ganha o último jogador que sobrar no jogo.

Dança das cadeiras – Atividades sobre Reinos

Essa dinâmica consiste em uma brincadeira divertida e estimulante que desenvolve o conhecimento do conteúdo estudado de forma divertida e diferente.

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Recursos para a atividade “Dança das cadeiras”:

  • Cadeiras (número de participantes menos uma)
  • Aparelho que reproduza música.
  • Papel
  • Caneta
  • Tesoura
  • Caixa pequena

Conhecimento necessário para a atividade “Dança das cadeiras”:

Nome de cada um dos reinos e dos organismos vivos que os constituem e suas características em geral.

Passo a passo da atividade “Dança das cadeiras”:

  1. Escrever várias perguntas no papel, recortá-las e colocar os recortes dobrados na caixa
  2. Dispor as cadeiras em circulo de frente para fora.
  3. Os alunos devem formar um circulo em volta das cadeiras.
  4. Ao colocar a música para tocar, os alunos devem começar a girar em volta do círculo de cadeiras.
  5. Quando a música parar cada aluno deve procurar uma cadeira para sentar.
  6. O aluno que sobrar deverá responder uma pergunta sobre o conteúdo sorteada por ele mesmo da caixa.
  7. Se ele errar deve sair da brincadeira. Se ele acertar deve escolher outro aluno para sair.
  8. Tire outra cadeira do círculo e repita a brincadeira até que sobre apenas um aluno: o vencedor!

Corrida diferente – Atividades sobre Reinos

A atividade “Corrida diferente” estimula o desenvolvimento das capacidades motoras e sociais. Busca fixar o conteúdo ao final de cada etapa, fazendo uso de um jogo de perguntas e respostas de maneira interativa e divertida.

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Recursos para a atividade “Corrida diferente”:

  • Envelopes com perguntas sobre o conteúdo em questão
  • Cronômetro
  • Fita adesiva colorida

Conhecimento necessário para a atividade “Corrida diferente”:

Nome de cada um dos reinos e dos organismos vivos que os constituem e suas características em geral.

Passo a passo da atividade “Corrida diferente”:

  1. Os alunos devem se distribuir em pares e realizar a corrida cada par por vez.
  2. Faça duas linhas no chão (marcas) indicando a linha de partida, duas linhas intermediárias e a linha de chegada de cada etapa.
  3. A corrida consiste em três etapas: Na primeira, os participantes devem correr até a primeira linha intermediária encostando as costas de um nas costas do outro. Na segunda, os participantes devem correr até a segunda linha intermediária encostando ombro com ombro. Na terceira os participantes devem correr até a linha de chegada encostando o pé direito de um com o pé esquerdo do outro.
  4. No fim de cada etapa eles devem responder uma pergunta dos envelopes sobre o conteúdo estudado para poder passar para a próxima etapa.
  5. O tempo de cada dupla deve ser cronometrado.
  6. A dupla que fizer a corrida em menos tempo ganha o jogo.

Arremesso de argolas – Atividades sobre Reinos

A atividade “Arremessando Argolas” explora o conhecimento de Biologia através de um jogo divertido que envolve respostas rápidas e habilidades cognitivas.

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Recursos para a atividade “Arremesso de argolas”:

  • 10 garrafas pet de 500 ml
  • Areia
  • 1 garrafa pet de 2 litros
  • Papel
  • Caneta
  • Tesoura
  • Cola

Conhecimento necessário para a atividade “Arremesso de argolas”:

Nome de cada um dos reinos e dos organismos vivos que os constituem e suas características em geral.

Passo a passo da atividade “Arremesso de argolas”:

  1. Encha as garrafas menores com areia para que elas fiquem mais pesadas e as distribui no chão.
  2. Corte alguns aros da garrafa pet maior para que sirvam de argolas.
  3. Escreva 10 organismos vivos dos diferentes reinos, atribua uma pontuação a cada um deles, corte-os e cole cada um em uma garrafa menor.
  4. Os alunos deverão, um por vez, pegar uma argola e arremessá-la nas garrafas no chão. Cada aluno terá 3 chances.
  5. Caso consiga envolver uma garrafa com a argola, deverá dizer uma característica do organismo correspondente e a que reino ele pertence.
  6. Se acertar ganha a pontuação correspondente.
  7. No fim, ganhará o jogo quem tiver mais pontos.

Corrida do ovo – Atividades sobre Reinos

A atividade “corrida do ovo” consiste em uma gincana que tem o objetivo de testar as habilidades motoras, a concentração e o conhecimento dos participantes sobre os reinos. Trata-se de um jogo divertido e empolgante.

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Recursos para a atividade “Corrida do ovo”:

  • 10 ovos
  • 1 caixa de tinta guache
  • 2 colheres
  • 4 caixas de sapato

Conhecimento necessário para a atividade “Corrida do ovo”:

Nome de cada um dos reinos e dos organismos vivos que os constituem e suas características em geral.

Passo a passo da atividade “Corrida do ovo”:

  1. Divida os ovos em 2 grupos de 5. Pinte os ovos de cores distintas. Cada cor representará um reino distinto.
  2. Os participantes devem ser divididos em 2 equipes.
  3. Coloque 2 caixas de um lado, uma para cada equipe e cada uma com 5 ovos coloridos, e 2 caixas alinhadas a 10 passos de distância destas.
  4. Os participantes, com uma colher na boca, pegarão um ovo por vez e deverão levá-lo em cima da colher até a outra caixa.
  5. Se conseguir chegar ao outro lado, deve colocar o ovo na caixa e dizer uma característica correspondente ao reino representado pela cor do ovo que ele trouxe para ganhar 1 ponto e para que o jogo continue e o próximo jogador possa iniciar sua corrida.
  6. Se o ovo cair, o participante perde a vez e a pontuação referente àquele ovo.
  7. Ganha a equipe que tiver mais pontos no fim do jogo.

Pega-bandeira biológico – Atividades sobre Reinos

A atividade “pega-bandeira” promove a cooperação e o espírito de equipe. É uma atividade dinâmica que associa a prática de exercício físico com o aprendizado do conteúdo estudado.

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Recursos para a atividade “Pega-bandeira biológico”:

  • 2 imagens de bandeiras de papel
  • 30 perguntas sobre o conteúdo estudado

Conhecimento necessário para a atividade “Pega-bandeira biológico”:

Nome de cada um dos reinos e dos organismos vivos que os constituem e suas características em geral.

Passo a passo da atividade “Pega-bandeira biológico”:

  1. Desenhe um retângulo grande e divida-o em 2 partes iguais ou particione a sala em 2 partes iguais.
  2. Ponha as duas bandeiras nos pólos opostos.
  3. Divida os integrantes em duas equipes. Distribua os participantes de cada equipe em uma das partes da sala.
  4. Os integrantes de cada equipe devem tentar capturar a bandeira da outra equipe sem serem tocados por um jogador adversário.
  5. Se forem tocados na área do adversário eles devem responder uma pergunta sobre o conteúdo estudado.
  6. Caso acertem a pergunta podem voltar para a área da sua equipe (sem a bandeira). Caso errem, devem sair do jogo por 1 minuto.
  7. Ganha a equipe que capturar 3 vezes a bandeira da outra equipe.

Fim das atividades sobre os Reinos

Bom, essas foram as 10 atividades sobre os Reinos. Espero que tenha gostado e veja mais atividades como essa em breve aqui no blog!

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