Anuncio Publicitário

Atividades sobre trajetos

Vamos encontrar juntos algumas Atividades sobre trajetos, Apesar de serem praticamente imprescindíveis em nossas vidas, muitas pessoas não conseguem entender a importância de saber sobre as trajetórias. Através deles representamos o espaço e as diferentes localidades da Terra.

As trajetórias são representações da realidade, eles ilustram de forma reduzida uma determinada área da Terra ou do espaço geográfico. Mais do que simplesmente um desenho ou uma imagem, os mapas são uma forma de comunicação, uma maneira que as pessoas têm de expressarem e compartilharem informações.

Desenvolver a habilidade de observação dos arranjos espaciais e da dinâmica que se processa no cotidiano. Perceber que esse espaço construído pela sociedade inclui elementos da natureza: o relevo, rios, animais, vegetação, dia e noite, sol, chuva, vento, frio, calor, temperatura cuja interferência é ou não percebida pelas pessoas no seu dia a dia.

Anuncio Publicitário

Atividades sobre trajetos

Vamos então começar com algumas atividades que você professor pode utilizar e ganhar tempo.

1.PNG
Atividades sobre trajetos
4.PNG
Atividades sobre trajetos
5.PNG
Atividades sobre trajetos
8.PNG
Atividades sobre trajetos
9.PNG
Atividades sobre trajetos
10.PNG
Atividades sobre trajetos
11.PNG
12.PNG
13.PNG
14.PNG
15.PNG
16.PNG
18.PNG
19.PNG
21.PNG
22.PNG
23.PNG
24.PNG
25.PNG
26.PNG
atividades sobre trajeto
atividades sobre trajeto

Baixe também as atividades em PDF e utilize em sala de aula:

FAQ sobres atividades trajetos

Essa parte do artigo é para tirar duvidas e dar alguns exemplos para você que está tentando melhorar seu plano de aula, vamos dar algumas das dicas mais aplicadas nesse tipo de planejamento para criação de conteúdo escolar.

Anuncio Publicitário

Que diferença existe entre as atividades do jardim de infância e das series seguintes?

Não existe diferença, referem-se à mesma tipologia de estabelecimento para o ensino escolar, claro que o grau de concentração para entender as atividades vão aumentar mas a metodologia vai ser a mesma.

Como elaborar uma boa atividade?

Há um mundo inteiro a ser descoberto pelos bebês e crianças na Educação Infantil. São cores, formas, situações, sentimentos, si próprio, o outro.

Dentro do espaço escolar, é papel do professor estimular a curiosidade e a exploração para que esse mundo se amplie e, a partir dele, as crianças possam se desenvolver.

Anuncio Publicitário

Criar situações que possam favorecer esse processo e garantir que os pequenos explorem todo o seu potencial nelas depende de um planejamento cuidadoso das atividades.

Como é uma boa atividade?

Quando for planejar uma atividade, leve em consideração a inteligência e curiosidade natural dos pequenos em explorar e encontrar soluções. “As atividades devem colocar em evidência essas características”, diz a especialista. “As crianças vão querer fazer de diferentes jeitos e vão ter muitas ideias. O professor, com base na observação de como elas interagem com a proposta, terá possibilidades para trabalhar não antes das ideias das crianças, mas a partir delas”, explica.

Como garantir que as atividades tão com uma qualidade boa?

Verifico se a atividade está bem inserida na folha, se há espaço para realização das propostas e para a escrita do nome do aluno, turma e data. Vejo se tem o nome da escola, se não são muitas atividades em uma só folhinha, se não há desenhos estereotipados etc.

Anuncio Publicitário

Tenho que manter minha atividade correta?

Analiso se o objetivo da atividade está claro e coerente com o plano de ensino do professor e se está descrito na folha. Verifico ainda se a atividade atende de fato ao objetivo proposto. Em caso de textos, obras de arte ou outras imagens, vejo se há a referência com nome do autor/artista e a qualidade da fonte.

Como manter um nível de dificuldade?

Analiso se a proposta está de acordo com a turma, verificando inclusive se o professor previu variações para os diferentes ritmos e saberes das crianças, promovendo a participação e inclusão de todos os alunos. Muitas teorias nos apoiam neste sentido.  

Pode-se pensar em uma mesma proposta, porém com estratégias variadas, de acordo com os saberes das crianças. No processo de alfabetização, isto é muito comum: enquanto crianças com hipóteses de escrita silábico-alfabéticas e alfabéticas produzem textos de memória com certa autonomia, as crianças com hipóteses silábicas podem desenvolver a mesma atividade por meio de recorte e colagem de palavras ou versos da cantiga conhecida, em parcerias produtivas com crianças de saberes próximos.

Anuncio Publicitário

Atividades e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como aplicar este tema em sala de aula além de ter acesso a nosso acervo gigante de atividades de diferentes temas e disciplinas, aproveite para ler mais de nossos artigos e faça com que suas aulas sejam as melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncio Publicitário

Anuncio Publicitário

Anuncio Publicitário

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev