Atividades sobre Vírus e bactérias 4 ano

Que tal algumas Atividades sobre Vírus e bactérias 4 ano? Vamos te mostrar como você pode ter uma boa interação com os alunos sem precisar deixar a aula extremamente chata para todos, transforme um assunto que pareça ser chato em algo legal e interessante de se aprender, neste artigo vamos te mostrar algumas maneiras de passar essas atividades de maneira fácil e agradável.

Atividades sobre Vírus e bactérias 4 ano
Atividades sobre Vírus e bactérias 4 ano

Vamos abordar alguns temas que são relacionados a vírus e bactérias, algo que por si só já é extremamente interessante de ser apresentado para mentes jovens.

Vírus e bactérias

Eles são pequenos, estão em todos os lugares, alguns são “do bem”, outros nem tanto, mas o fato é que precisamos aprender a conviver com eles, sem deixar que nos prejudiquem – são os vírus, bactérias e fungos, micro-organismos que vamos conhecer melhor a partir de agora…

Vírus e Bactérias
Atividades sobre Vírus e bactérias 4 ano

Para começar, é importante saber que são chamados de micro-organismos porque são muito, mas muito pequenos mesmo, tanto que só conseguimos enxergá-los com auxílio de lentes de aumento que, neste caso, só podem ser os microscópios.

Os vírus são organismos extremamente simples, formados apenas por material genético que usam para a reprodução e uma cápsula envolvente. Podem entrar em nosso corpo pela respiração, por alimentos contaminados etc. Não são todos que provocam doenças, mas quando causam não há muitas opções de remédios para combatê-los, apenas para aliviar os sintomas. Portanto, principalmente no caso dos vírus, o importante é prevenir.

principais diferencas entre virus e bacterias 5037649
Atividades sobre Vírus e bactérias 4 ano

Por suas características, só conseguem sobreviver quando invadem as células de nosso corpo. Assim, resistem pouco tempo quando estão ao ar livre. Como exemplo de doenças causadas por vírus pode citar: gripe, caxumba, sarampo, catapora, paralisia infantil e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – SIDA, entre outras.

 As bactérias são um pouco mais complexas, pois são consideradas como células por ter uma organização mais complexa, com todos os organoides que uma célula tem. São, portanto, unicelulares e por isso conseguem ficar por muito tempo no ambiente, mesmo sem ter entrado no corpo humano. Também podem ser transmitidas através de água e alimentos contaminados, do ar, do solo etc.

Os únicos remédios que conseguem acabar com as bactérias são os antibióticos, mas devemos ter cuidado para administrá-los, pois as bactérias criam resistência a eles, ou seja, ficam “mais fortes” para um determinado antibiótico quando este é administrado de forma errada.

É importante saber que convivemos, normalmente, com bactérias, sem ter doenças, porque elas fazem parte da constituição normal do organismo. O problema ocorre quando elas vão parar em uma parte do corpo diferente da que estão acostumadas, como, por exemplo, as bactérias que estão geralmente nas mãos e vão parar na mucosa bucal ou que estão no intestino e vão parar no estômago. Nestes casos, o organismo perde seu equilíbrio natural e as bactérias podem, sim, causar doenças. Algumas doenças causadas por bactérias são: pneumonia, sífilis, meningite etc.

virus cke 2029667
Atividades sobre Vírus e bactérias 4 ano

Já os fungos são completamente diferentes, possuem uma estrutura mais complicada, pois têm várias células. Portanto, são pluricelulares. Adoram locais úmidos e escuros, por isso crescem com facilidade na geladeira, em pacotes fechados em armários e até mesmo no tênis, causando odor característico. Este caso é o que chamamos de mofo ou bolor, que são espécies de fungos que têm esporos, células microscópicas que flutuam no ar e quando vão parar nestes locais característicos têm mais facilidade de se desenvolver.

Prevenção de doenças

Há hábitos simples que precisamos desenvolver para evitar a contaminação por vírus, bactérias e fungos, veja só:

  • Manter os ambientes em que circulam pessoas, muito arejado e limpo;
  • Lavar as mãos, principalmente antes de comer qualquer alimento;
  • Tomar banho diariamente e enxugar bem todo o corpo;
  • Prestar atenção no prazo de validade dos alimentos assim como guardá-los corretamente;
  • Lavar sempre frutas e verduras antes de consumi-las;
  • Tomar sempre água potável; entre outros…

Curiosidade

  • Existem cerca de 150 tipos diferentes de bactérias em nossas mãos! A boa notícia é que elas não causam doenças facilmente, mas, como o ideal é prevenir, nunca deixe de lavar as mãos antes de comer qualquer coisa!
  • A Vitamina C, que está presente em frutas como a laranja e a acerola, é um composto que aumenta a resistência do organismo, portanto, coma essas frutas à vontade!

Vamos agora para as atividades propostas desta aula.

Atividades sobre Vírus e bactérias 4 ano

Preparamos uma atividade que você professor pode utilizar em sala de aula para trabalhar este tema.

Com esta atividade suas aulas vão estar bem mais completas.

FAQ sobre Vírus e bactérias

Ambos causam doenças, às vezes fatais, mas biologicamente são completamente diferentes. Enquanto bactérias são organismos vivos, vírus não passam de partículas infecciosas.

Os dois são invisíveis a olho nu, se multiplicam rapidamente em um curto período de tempo e podem causar doenças. Mas essas são as poucas características que bactérias e vírus têm em comum.

O que são bactérias?

Bactérias são organismos compostos por uma única célula, que possui tudo que elas precisam para viver, genoma e estruturas celulares que produzem proteínas, abastecendo-as com energia. Esses organismos possuem um metabolismo próprio e se multiplicam ao se dividir. As bactérias nem sempre são prejudiciais: algumas são vitais para a saúde humana, como as que compõem a flora intestinal e auxiliam na digestão.

O que é vírus?

Vírus, por outro lado, não são células, mas partículas infecciosas. Para muitos cientistas, os vírus nem são considerados seres vivos. Eles podem se multiplicar somente com ajuda externa. Ao infiltrar seu material genético em células de outros seres vivos, eles as reprogramam para que elas produzam vírus até arrebentar, liberando assim essas partículas infecciosas.

O que são vírus infectuosos?

Os vírus infecciosos são bem menores do que bactérias. Enquanto elas possuem na sua maioria um tamanho de 0,001 milímetro, os vírus chegam a no máximo um centésimo dessa medida.

Medicamento é eficaz?

Antibióticos agem somente contra bactérias. Como vírus não vivem, não é possível matá-los. Contra eles há somente antivirais, que inibem a multiplicação dessas partículas, por exemplo, ao impedir que eles alcancem as células hospedeiras.

Esperamos que com esse artigo você tenha tido uma melhor compreensão de coisas simples que muitas vezes são deixadas de lado por alguns professores, sabemos que formadores de opinião tem que saber lidar com todos os tipos de situações.

Atividades e muito mais!

Se você precisa de atividades para oferecer em sala de aula desta ou qualquer outra disciplina ou tema, aproveite para ver mais de nossos artigos e continue aprendendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev