Aula de Anatomia

O estudo da Anatomia tem uma longa e interessante história, desde os primórdios da civilização humana. Inicialmente limitada ao observável a olho nu e pela manipulação dos corpos, expandiu-se, ao longo do tempo, graças a aquisição de tecnologias inovadoras.

Aula de Anatomia

O conhecimento anatômico do corpo humano data de quinhentos anos antes de Cristo no sul da Itália com Alcméon de Crotona, que realizou dissecações em animais. Pouco tempo depois, um texto clínico da escola hipocrática descobriu a anatomia do ombro conforme havia sido estudada com a dissecação.

untitled-design-2-2805826-4457661

No século III A.C., o estudo da anatomia avançou consideravelmente na Alexandria. Muitas descobertas lá realizadas podem ser atribuídas a Herófilo e Erasístrato, os primeiros que realizaram dissecações humanas de modo sistemático. O verbo “dissecar” era usado também para descrever a operação cesariana cada vez mais freqüente. A tradição manuscrita do período medieval não se baseou no mundo natural.

Introdução a Anatomia

Anatomia é a análise da estrutura biológica, sua correlação com a função e com as modulações de estrutura em resposta a fatores temporais, genéticos e ambientais. Tem como metas principais a compreensão dos princípios arquitetônicos da construção dos organismos vivos, a descoberta da base estrutural do funcionamento das várias partes e a compreensão dos mecanismos formativos envolvidos no desenvolvimento destas. A amplitude da anatomia compreende, em termos temporais, desde o estudo das mudanças a longo prazo da estrutura, no curso de evolução, passando pelas das mudanças de duração intermediária em desenvolvimento, crescimento e envelhecimento; até as mudanças de curto prazo, associadas com fases diferentes de atividade funcional normal. Em termos do tamanho da estrutura estudada vai desde todo um sistema biológico, passando por organismos inteiros e/ou seus órgãos até as organelas celulares e macromoléculas.

Como Aprender Anatomia:

Muitos aspectos precisam ser aprendidos e nem sempre temos esse tempo sobrando em nosso dia a dia. Com essas dicas você vai ficar fera na Anatomia.

  1. Desenhe: A nossa mente ama aquelas linhas curvas que juntas, formam algo lógico.
  2. Pinte: Existem atlas de anatomia que já possuem os desenhos de todos os músculos e ossos, logo, o que você precisa apenas fazer é colori-los com cores bem diferentes e que possam facilitar a sua memorização.
  3. Aposte na tecnologia: A tecnologia na área de saúde traz sempre muitas inovações e há muitos programas e aplicativos que podem lhe auxiliar a estudar anatomia.
  4. Resolva casos clínicos: Resolver questões de provas anteriores é muito importante, entretanto, se quer fixar o conteúdo de anatomia, é recomendado que você reserve um tempo para fazer estudos de casos clínicos.
  5. Pense nos porquês: O músculo sartório, por exemplo, que está localizado na face anterior da coxa, também é conhecido como músculo do costureiro. Você sabe o motivo? O movimento de cruzar as pernas, há muitos anos, era típico dos alfaiates, por isso o nome.

Variedades de Tipo de Anatomia:

Atualmente, a Anatomia pode ser subdividida em três grandes grupos: Anatomia macroscópica, Anatomia microscópica e Anatomia do desenvolvimento.

  • Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas observáveis a olho nu, utilizando ou não recursos tecnológicos os mais variáveis possíveis.
  • Anatomia Microscópica é aquela relacionada com as estruturas corporais invisíveis a olho nu e requer o uso de instrumental para ampliação, como lupas, microscópios ópticos e eletrônicos.
  • Anatomia do desenvolvimento estuda o desenvolvimento do indivíduo a partir do ovo fertilizado até a forma adulta.

Variedades de Uso de Anatomia:

A anatomia distingue-se da fisiologia e da bioquímica, que estudam respetivamente as funções dessas partes e os processos químicos envolvidos. Está ligada à embriologia, à anatomia comparada, à biologia evolutiva e à filogenia, uma vez que são estes os processos que geram a anatomia. Nos últimos séculos, os métodos de observação evoluíram de forma significativa, desde a dissecação de carcaças e cadáveres até às técnicas modernas de imagiologia médica, entre as quais radiografia, ecografia e ressonância magnética.

Como Anatomia Pode Ser Usado na Escola:

Fazer com que o aluno conheça o próprio corpo, conscientizando-se da importância da saúde, da prevenção de doenças e dos benefícios de uma vida equilibrada, com alimentação saudável e atividades físicas regulares. Apresentar o corpo humano instigará a curiosidade sobre o assunto que está sendo ministrado, além de facilitar o estudo e a compreensão da fisiologia. Com isso, poderá passar aos seus familiares e amigos conhecimentos adquiridos na escola, fixando ainda mais o conteúdo e se beneficiando do aprendizado.

10 Aulas de Introdução Para Aprender Anatomia:

A anatomia humana é a parte da Biologia voltada para o estudo da forma e estrutura do nosso corpo. Sem ela seria impossível compreender o funcionamento do organismo. 

Neste vídeo do canal Muito de Fisio, explicara conceitos básicos sobre introdução à anatomia. Para tirar suas dúvidas.

O vídeo do canal Anatomia Fácil com Rogério Gozzi, vai ensinar a você aprender Anatomia em apenas 15 minutos.

O vídeo do canal FHO – Fundação Hermínio Ometto, vai trazer vai explicar o Sistema Digestório – Anatomia Humana.

O vídeo do canal Me Salva! vai abordar a posicão anatômica, divisões do corpo, planos e cortes para quem estar em dúvidas.

https://youtube.com/watch?v=v3hSS3tbqyk

Esse vídeo do canal Jean Felipe, vai abordar os músculos nessa aula de anatomia humana.

Nesse vídeo do canal Monalisa Nunes, vai demonstrar sua primeira experiência na aula de anatomia com cadáver. Ótimo vídeo para quem estar preste a ter sua primeira experiência.

Esse vídeo do canal Diego Gomes, vai ensinar Anatomia óssea – Como decorar o nome dos ossos, bem simples e fácil.

Esse vídeo do canal Anatomia e etc. com Natalia Reinecke, vai apresentar uma aula de anatomia do coração.

Neste vídeo do canal Net Didata você aprenderá sobre o sistema muscular e as características de suas classificações: músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo liso. Vimos também um pouco sobre o controle nervoso desses músculos: visceral ou somático.

Esse vídeo do canal Descomplicando a Anatomia, vai falar sobre a anatomia da Escápula.  Escápula: É um osso chato e triangular com uma ampla concavidade ventral. Forma a parte dorsal da cintura escapular.

FIM

Abordamos hoje, aula de violão, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.