Aula de Artes

As artes são tão importantes para a vida humana quanto a economia e a vida em organização social. Sua história está atrelada à história de todas as civilizações.

Aula de Artes

No ocidente, um conceito geral de arte, ou seja, aquilo que teriam em comum coisas tão distintas como, por exemplo, um madrigal renascentista, uma catedral gótica, a poesia de Homero, os autos de mistério medievais, um retábulo barroco, só começou a se formar em meados do século XVIII, embora a palavra já estivesse em uso há séculos para designar qualquer habilidade especial.

untitled-design-15-2923913-7602003

Na Antiguidade clássica, uma das principais bases da civilização ocidental e a primeira cultura que refletiu sobre o tema, considerava-se arte qualquer atividade que envolvesse uma habilidade especial: habilidade para construir um barco, para comandar um exército, para convencer o público em um discurso, em suma, qualquer atividade que se baseasse em regras definidas e que fosse sujeita a um aprendizado e desenvolvimento técnico. Em contraste, a poesia, por exemplo, não era tida como arte, pois era considerada fruto de uma inspiração.

Introdução a Artes

Arte  pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, como: arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema, em suas variadas combinações.

Como Aprender Artes:

A vários ramos para aprender a artes, se manifesta em diversos cursos superiores, tais como: Filosofia, Sociologia, Historia e são ensinados nos estudos bíblicos.

Variedades de Tipo de Artes:

Uma forma de arte é uma forma específica de expressão artística, é um termo mais específico do que arte em geral, mas menos específico do que gênero. Alguns exemplos incluem Arquitetura, Arte digital, Banda desenhada, Cinema (ver Cinema de arte), Dança, Desenho, Escultura, Graffiti,  Fotografia, Literatura (Poesia e Prosa), Teatro, Música,  Pintura etc.

Variedades de Uso da Artes:

A arte de manifesta em diversas áreas como arquitetura, desenho, escultura, pintura, escrita, música ,dança,  teatro e cinema, em suas  variadas combinações.

Como a Artes Pode Ser Usado na Escola:

A Arte faz parte de nossa vida, cada um de nós taz em si diferenças únicas interligadas a elas o senso estético e artístico flui de maneira especial e significativa. O seu desenvolvimento não ocorre de maneira uniforme, ele depende das vivências culturais a que são expostas a criança desde o seu nascimento e a escola traz o ensinamentos.

10 Aulas de Introdução Para Aprender Artes:

O processo da Arte é criativo se dá a partir da percepção com o intuito de expressar emoções e ideias, objetivando um significado único e diferente para cada obra. No entanto, trazemos vídeos para esclarecer.

Introdução à Arte:

Nesse vídeo do canal Aula de, traz o conceito de Arte, seu surgimento e a variação que vem sofrendo ao longo do tempo.

Arte com as Mãos:

Nesse vídeo do canal Atividades de artes para sala de aula – FaccinArte ,a professora Keity sugere uma atividade muito importante para a percepção visual dos alunos e outras competências. Sempre trabalhando com material básico como papel ofício, lápis de cor e tesoura. Desenvolvendo habilidades como coordenação motora, pintura e etc.

Aula de Arte em Escola Pública:

Nesse vídeo do canal Denis Oliveira, traz essa aula desprovido de recursos tecnológicos, mas, com imaginação e fantasia o professor na escola pública se vira para despertar a atenção dos estudantes e passar o conteúdo planejado. Uma luta que recomeça a cada novo dia.

Literatura – Artes:

Nesse vídeo do canal Tudo em Casa, vai trazer conceitos, definições e manifestações da arte.

Arte na Pré-Historia:

Nesse vídeo do canal MundoEdu, vai voltar no tempo com a arte no período paleolítico e neolítico, trazendo aspectos da arte naquele período.

Arte Rupestre:

Nesse vídeo do canal FaccinArte, vai trazer Arte rupestre, Atividades de artes para sala de aula –  Exemplos de atividades em Artes – Como pintar – Como desenhar – Práticas pedagógicas – Práticas de ensino de artes – Plano de aula de artes – Plano de ensino em artes – Atividades Práticas de Artes – Prática de educação artística em sala de aula – Ensino educação artística.

Arte Cinética na Escola Padre Butinhá:

Nesse vídeo  do canal Christianne Bastos, Você sabe o que a Arte e a Física tem em comum? Tudo! Observe como a gravidade pinta!

Técnica do Desenho Soprado:

Nesse vídeo do canal FaccinArte, a professora Keity orienta os alunos na técnica do desenho soprado, com recursos básicos, relembrando sobre cores primárias e terciárias (mistura das cores).

Artes Plásticas:

Nesse vídeo do canal Telecurso,  A História da Arte é a História das Sociedades? O contexto influencia e é influenciado pela criação artística. Nessa teleaula você aprenderá que a arte é um jeito de conhecer outras culturas e saberá mais sobre o período da Idade Média.

https://youtube.com/watch?v=91aSFUYq-qA

História da Arte – Arte Moderna:

Nesse vídeo do canal PENSI, traz o Professor Rodrigo Retka para ministra uma aula sobre: Arte Moderna (Vanguardas Européias).

FIM

Abordamos hoje, aula de artes, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.