Aula de Capoeira

Considera-se que a capoeira tenha surgido em fins do século XVI no Quilombo dos Palmares, situado na então Capitania de Pernambuco.

Aula de Capoeira

A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão de obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas.

untitled-design-36-1582726-4241376

Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. A prática da capoeira ocorria em terreiros próximos às senzalas (galpões que serviam de dormitório para os escravos) e tinha como funções principais à manutenção da cultura, o alívio do estresse do trabalho e a manutenção da saúde física. Muitas vezes, as lutas ocorriam em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira ou capoeirão. Do nome deste lugar surgiu o nome desta luta.

Introdução a Capoeira

A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.

Como Aprender Capoeira:

  1. Pratique frequentemente.
  2. Procurem bons professores.
  3. Trabalhe a elasticidade do seu corpo.
  4. Treine sempre em casa.
  5. Pesquise sobre técnicas e teorias da capoeira.

Variedades de Tipo de Capoeira:

A capoeira possui três estilos que se diferenciam nos movimentos e no ritmo musical de acompanhamento. O estilo mais antigo, criado na época da escravidão, é a capoeira angola. As principais características deste estilo são: ritmo musical lento, golpes jogados mais baixos (próximos ao solo) e muita malícia. O estilo regional, criado por Mestre Bimba, caracteriza-se pela mistura da malícia da capoeira angola com o jogo rápido de movimentos, ao som do berimbau. Os golpes são rápidos e secos, sendo que as acrobacias não são utilizadas. Já o terceiro tipo de capoeira é o contemporâneo, que une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira é o mais praticado na atualidade. Porém é importante ressaltar que capoeira é uma só, a Capoeira de Angola, considerada a mãe dos outros estilos e mais próxima da capoeira jogada pelos escravos africanos.

Variedades de Uso da Capoeira:

Hoje em dia, a capoeira se tornou não apenas uma arte ou um aspecto cultural, mas uma verdadeira exportadora da cultura brasileira para o exterior. Presente em dezenas de países em todos os continentes, todo ano a capoeira atrai ao Brasil milhares de alunos estrangeiros e, frequentemente, capoeiristas estrangeiros se esforçam em aprender a língua portuguesa em um esforço para melhor se envolver com a arte. Mestres e contra-mestres respeitados são constantemente convidados a dar aulas especiais no exterior ou até mesmo a estabelecer seu próprio grupo. Apresentações de capoeira, geralmente administradas em forma de espetáculo, acrobáticas e com pouca marcialidade, são realizadas no mundo inteiro.

Como a Capoeira Pode Ser Usado na Escola:

A capoeira proporciona ao aluno interagir em situações vividas em nosso cotidiano, e tidas no espaço escolar, como atividade extra ou nas aulas de Educação Física, a prática da Capoeira motiva os alunos e dá aos educadores uma alternativa de se driblar a falta de recursos materiais e financeiros que geralmente as escolas enfrentam. A capoeira representa a luta e resistência dos negros brasileiros contra a escravidão durante os períodos colonial e imperial de nossa história.

10 Aulas de Introdução Para Aprender Capoeira:

Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista que ignora a musicalidade é considerado incompleto. Portanto, vídeos estarão abordando um pouco mais a arte da capoeira.

Aula Básica de Capoeira:

Nesse vídeo do canal Cultura Brasil, traz esse vídeo de capoeira para iniciantes, uma aula com dicas e macetes básicos para a prática da capoeira.

Capoeira Angola – Mestre João Grande:

Nesse vídeo do canal MUSEU da CAPOEIRA, traz Mestre João Grande um dos grandes ícones da Capoeira Angola, nesse documento histórico apresenta uma verdadeira aula de ANGOLA e ensina acima de tudo através da sua presença marcante e de todo seu valor ancestral.

Movimentação Capoeira Regional:

Nesse vídeo do canal A Arte da Capoeira, aborda traços  da movimentação da capoeira regional.

10 Movimentos Difíceis da Capoeira:

Nesse vídeo do canal Mestre Koioty Capoeira Herança de Zumbi, vai ensinar 10 movimentos mais difíceis da arte capoeira.

Movimentos Básicos da Capoeira:

Nesse vídeo do canal República dos Palmares, o Mestre Falcão e Graduada Inaiê apresentando golpes básicos utilizados na capoeira.

Aprenda os Primeiros Passos da Capoeira:

Nesse vídeo do canal FGR Capoeira Tutoriais, o professor pepeu vai ensinar os movimentos básicos da capoeira.

Aula de Capoeira Ginga:

Nesse vídeo do canal Aulas de Capoeira, traz  movimentos básicos e avançados da capoeira para iniciantes.

Capoeira Fitness:

Nesse vídeo do canal Você Bonita, Aprenda a aula de Capofitness, uma vertente da capoeira para quem quer praticar sem precisar competir.

Aprenda o Golpe Parafuso:

Nesse vídeo do canal Eterno Capoeira, traz um dos golpes mais mortal dentro da arte brasileira CAPOEIRA.

https://youtube.com/watch?v=553JN4S4Pks

UFC – Marcus Aurélio:

Nesse vídeo do canal Eletro Esporte, nesse vídeo vai o abordado o lutador Marcus Aurélio Ele representa a capoeira e faz isso com seus adversários.

FIM

Abordamos hoje, aula de capoeira, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.