Aula de CrossFit

É preciso conhecer os limites do corpo primeiramente antes de embarcar em uma modalidade como esta. Todo esporte pode ter lesão, uns com mais riscos que os outros. Os desafios são perigosos. O treinador bem preparado é fundamental para que os alunos evoluam em treinamento progressivo, até alcançar condições de praticar atividades de alta intensidade e sem cometer o erro de exagerar.

Aula de CrossFit

O CrossFit teve sua origem em meados da década de 90, na California, quando um ex-ginasta chamado Greg Glassman começou a desenvolver um novo método de treinamento composto por exercícios funcionais, de alta intensidade e com foco em desenvolver o condicionamento físico de uma forma geral, sem focar apenas na especialização de uma determinada habilidade, como acontece nos treinos tradicionais.

Untitled design 21 8603228 7216046

Glassman foi o treinador do Departamento de Polícia de Santa Cruz e abriu sua primeira academia em 1995, mas a marca CrossFit só foi oficialmente estabelecida em 2000. Desde então várias academias começaram a surgir nos Estados Unidos (em 2005 já eram 13) e atualmente existem mais de 10 mil academias afiliadas pela CrossFit  Inc. em mais de 97 países. Não existe um motivo específico que justifique essa explosão de popularidade que o CrossFit teve nos últimos 10 anos, mas segundo os próprios praticantes, o que mais o diferencia de outras modalidades é a quebra da monotonia com os WODs (Workout of the Day), espírito de trabalho em equipe e maior intensidade dos treinos, o que gera resultados mais rápidos e ajuda manter os praticantes motivados uma vez que eles são desafiados a cada treino.

Introdução ao CrossFit

O crossfit é uma modalidade que é praticada em academias, ou locais que contam com uma estrutura física adequada e também educadores físicos especializados. No entanto, ele também conta com alguns exercícios livres e que utilizam o peso do próprio corpo para serem realizados. Isso possibilita, por exemplo, que essa atividade física seja realizada em diferentes espaços.

Como Aprender CrossFit:

O crossfit é uma modalidade que ganha mais adeptos e a cada dia e, como qualquer modalidade esportiva ou atividade física, necessita de atenção em alguns detalhes práticos.

  1. Mobilidade e flexibilidade – A mobilidade é um dos pontos que muitos dos iniciantes no crossfit sentem dificuldade, por isso é muito importante se concentrar nos movimentos e exercícios de aquecimento.
  2. Técnica – Esse momento do treino não existe por acaso. É nessa hora que seu coach ensinará, passo a passo, como realizar certos movimentos.
  3. Adaptação – Como dito no item anterior, não será de primeira que iniciantes no crossfit irão realizar certos movimentos, por isso não há motivos para se arriscar e sofrer uma lesão.
  4. Conviva bem com a dor – Vai doer! Cedo ou tarde, a dor vai chegar, e saber conviver com ela faz parte da prática do crossfit.
  5. A mente: amiga e inimiga – Você já deve ter visto em algum treino um colega incentivando o outro a não desistir. Por muita vezes seu pensamento dirá que não, mas você irá conseguir terminar um WOD ou realizar certo movimento. O mais importante de tudo, claro, é saber os seus limites e testá-los, buscando a superação de forma saudável.

Variedades de Tipo de CrossFit:

A rotina do CrossFit incorpora exercícios de diversas outras modalidades, tais quais pliometria (movimentos rápidos e de explosão); levantamento de peso olímpico; treino intercaldo de alta-intensidade; ginástica, girevoy (aquela bola de ferro fundida com uma alça); treino de Strongman; calistenia (que são exercícios de ginástica com bastões, flexões de braço, abdominais, barras fixas, saltos e corrida), entre outras coisas.

Variedades de Uso do CrossFit:

Crossfit é usado por homens e mulheres por trazer benefícios como:

  • Crossfit emagrece: Os exercícios de alta intensidade do CrossFit fazem com que o corpo precise queimar as suas reservas de energia, que estão armazenadas em forma de gordura. Não é comum a prática do CrossFit com o uso de monitores cardíacos, mas existem estimativas de que o gasto seja de 800 a 1500 calorias durante um treino, dependendo da proposta do dia.
  • Constrói músculos: Você tonifica e define os músculos de forma até mais eficiente do que em uma academia convencional. O treinamento funcional do CrossFit trabalha vários grupos musculares em cada exercício, além de utilizar apenas alguns acessórios para a execução dos movimentos em vez de aparelhos de musculação.
  • Resultados rápidos: Segundo algumas pesquisas, um treino em alta intensidade alcança resultados mais rápido do que um treino de intensidade menor, no que diz respeito à queima de gordura e ao ganho de condicionamento físico.

Como o CrossFit Pode Ser Usado na Escola:

Além da parte física, o treino também leva ao esgotamento mental e psicológico, trabalhando as percepções de limite do próprio corpo. É muito comum ouvir de um aluno após o treino de crossfit que está surpreso com a sua própria desenvoltura. Assim trazendo benefícios que vão melhorar o rendimento do aluno.

10 Aulas de Introdução Para Aprender CrossFit:

O CrossFit surgiu pela insatisfação do seu criador com os métodos de treinamento convencionais, que focam exclusivamente em uma certa especialização e ignoram todo o resto, que também é importante para o desenvolvimento do fitness em geral. No entanto, vídeos vão esclarecer um pouco mais o crossfit.

Como é um Treino de CrossFit:

Nesse vídeo do canal Henrique Merloto, O crossfit é um treinamento com exercícios de levantamento de peso olímpico (LPO), ginástica olímpica e atividades de condicionamento metabólico (corrida, ciclismo e remo). É muito utilizado em academias de polícia, grupos de operações táticas e unidades de operações especiais do exército norte-americano.

CrossFit X BodyBuilder:

Nesse vídeo do canal Tv, Mais um vídeo da série: Bodybuilder x outros esportes. Hoje vamos com um dos estilos mais pedidos por vocês: o Crossfit!

Modalidade CrossFit:

Nesse vídeo do canal #SemJacar, O exercício queridinho das celebres, atualmente, é o crossfit. Mas você sabe do que se trata essa modalidade esportiva? Emagrece? Ajuda a ganhar massa magra? O Sem Jacar e o Crossfit Maracanã explicam tudinho para você!

Crossfit e Academia:

Nesse vídeo do canal Afonso Padilha, traz um stand up comedy  falando da diferença entre academia em comparativo ao Crossfit.

Treino de Crossfit em Casa:

Nesse vídeo do canal Saúde na Rotina, vai ensinar a fazer  o treino de crossfit em casa usando só o peso do nosso corpo e mais nada. Esses treinos são ótimos para gastar muitas calorias em pouco tempo.

Como Funciona Um Treino de Crossfit:

Nesse vídeo do canal Manual do Homem Moderno, O Eddie e o Leo foram até um box de crossfit e contam tudo o que aprenderam durante a experiência.

5 Motivos para Fazer Crossfit:

Nesse vídeo do canal Milla Padua, traz  5 motivos para você fazer Crossfit e emagrecer rápido – sem academia.

21 Melhores Exercícios de Crossfit:

Nesse vídeo do canal Sérgio Bertoluci – Xtreme 21, traz  21 exercícios para dar aquele gás nos seus treinos!

Explicando Treino de Força:

Nesse vídeo do canal Naty Graciano, o personal Túlio Corrá, vai falar da importância do treino de força no Crossfit. Para fortalecimento e consistência.

Dieta do Crossfit:

Nesse vídeo do canal #semjacar, A nutricionista esportiva Lauriane Barbosa explicou o que um praticante e um atleta de crossfit devem comer para ter mais rendimento no treino e reduzir o cansaço muscular. Caso o objetivo seja o emagrecimento e a definição muscular, é importante distribuir as estratégias ao longo do dia.

FIM

Abordamos hoje, aula de crossfit, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.