Aula de Desenho

A partir do Século XV, paralelamente à popularização do papel, o desenho começou a tornar-se o elemento fundamental da criação artística, um instrumento básico para se chegar à obra final (sendo seu domínio quase uma virtude secundária frente às outras formas de arte). Com a descoberta e sistematização da perspectiva, o desenho virá a ser, de fato, uma forma de conhecimento e será tratado como tal por diversos artistas, entre os quais destaca-se Leonardo da Vinci.

Aula de Desenho

O desenho tem sido um meio de manifestação estético e uma linguagem expressiva para o homem desde os tempos pré-históricos. Neste período, porém, o desenho, assim como a arte de uma forma geral, estava inserido em um contexto tribal-religioso em que acreditava-se que o resultado do processo de desenhar possuísse uma “alma” própria: o desenho era mais um ritual místico que um meio de expressão.

untitled-design-2-2-2470411-6343136

À medida que os conceitos artísticos foram, lentamente, durante a Antiguidade separando-se da religião, o desenho passou a ganhar autonomia e a se tornar uma disciplina própria. Não haveria, porém, até o Renascimento, uma preocupação em empreender um estudo sistemático e rigoroso do desenho enquanto forma de conhecimento.

Introdução ao Desenho

O desenho é um suporte artístico ligado à produção de obras bidimensionais, diferindo, porém, da pintura e da gravura. Neste sentido, o desenho é encarado tanto como processo quanto como resultado artístico. No primeiro caso, refere-se ao processo pelo qual uma superfície é marcada aplicando-se sobre ela a pressão de uma ferramenta (em geral, um lápis, caneta ou pincel) e movendo-a, de forma a surgirem pontos, linhas e formas planas.

Como Aprender a Desenhar:

  1. Não só desenhe, observe bastante aquilo que você irá desenhar;
  2. Evite ficar sem desenhar por muito tempo, você irá perder habilidade e terá um sobre esforço para recuperar boa parte dela novamente;
  3. Use um bloco de notas e anote suas observações em relação ao seu desenho e ao seu aprendizado, será ótimo para uma análise futura do seu desenvolvimento;
  4. Todo mundo tende a dedicar-se mais a um estilo. Interessante é desenvolver pelo menos um pouco de outros estilos; isso lhe agregará novas técnicas e soluções mais criativas;
  5. Em qualquer ambiente que você esteja ocioso, procure observar os objetos  (analizar figuras geométricas que o compõe, cor, tamanho, proporção entre um detalhe e outro, etc). O modelo real têm muito mais a agregar que o desenho do mesmo.
  6. Tente escrever e fazer outras coisas com a mão esquerda, você acessará algumas modalidades do hemisfério direito que são importantíssimas para desenhar.
  7. Crie um acervo de imagens de diversos assuntos e temas para consultas futuras.
  8. Assista a um desenho ou anime apenas com o objetivo de observá-lo; pause as cenas procurando notar os detalhes característicos dos personagens e da anatomia dos mesmos.
  9. Pegue uma folha e faça diversas figuras geométricas (círculo, quadrado, triângulo, etc), procurando fazê-las cada vez melhores. Isso irá acelerar o desenvolvimento da sua coordenação motora.

Variedades de Tipo de Desenho:

Entre os vários tipos de desenhos, incluem-se:

  • Desenho geométrico – estudo padronizado e normatizado do desenho em duas dimensões, voltado à representação plana de entes geométricos para a simples exibição ou resolução geométrica de problemas de Matemática.
  • Desenho projetivo – estudo padronizado e normatizado do desenho em duas dimensões acerca de entes de três dimensões. É composto de variações como o desenho técnico (representação de elementos tridimensionais em duas dimensões, voltado primordialmente para a exibição em si), Geometria descritiva (representação de elementos tridimensionais em duas dimensões, voltado principalmente para a determinação da verdadeira grandeza de ângulos, distâncias e áreas).
  • Desenho arquitetônico – desenho voltado especialmente ao projeto de arquitetura.
  • Ilustração – um tipo de desenho que pretende expressar alguma informação, normalmente acompanhado de outras mídias, como o texto.
  • Croquis ou esboço – um desenho rápido, normalmente feito à mão sem a ajuda de demais instrumentos que não propriamente os de traçado e o papel, feito com a intenção de discutir determinadas ideias gráficas ou de simplesmente registrá-las. Normalmente são os primeiros desenhos feitos dentro de um processo para se chegar a uma pintura ou ilustração mais detalhada. Os croquis são muito usados por estilistas de moda.
  • Modelo vivo – ilustração feita a partir de cópia do natural, tendo-se como tema o corpo ou a situação vivida por um modelo.

Variedades do Uso do Desenho:

O desenho envolve uma atitude do desenhista (o que poderia ser chamado de desígnio) em relação à realidade: o desenhista pode desejar imitar a sua realidade sensível, transformá-la ou criar uma nova realidade com as características próprias da bidimensionalidade ou, como no caso do desenho de perspectiva, a tridimensionalidade.

Como o Desenho Pode Ser Usado na Escola:

Através da prática do desenho, você pode ser tornar o aluno mais criativa e aplicar isso em qualquer atividade, pois, desenvolve o hemisfério direito do cérebro, que é responsável pelas questões espaciais e pela capacidade de criação. Por isso aula de desenho e essencial ao aluno.

10 Aulas de Introdução Para Aprender Desenhar:

O primeiro registro da palavra Desenho com o sentido de projeto foi em 1548 na obra Diálogos em Roma do pintor e humanista português, Francisco de Holanda. No entanto, abordaremos em vídeos explicação para o desenho.

 Treinos e esboços:

Nesse vídeo do canal VCdesenhos, vai  ensinar você a desenhar e nada melhor que começar por dicas de como fazer os esboços e ter a prática para os treinos de desenhos.

Introdução ao Desenho:

Nesse vídeo do canal Amanda Trevinelli, traz essa aula introdutória ao desenho, com exercícios sobre como segurar o lápis, como melhorar a precisão, o traçado e mais!

5 Dicas Para Aprender a Desenhar:

Nesse vídeo do canal Mira Serur, esse vídeo é pra  você que já começou a desenhar e deseja evoluir. Lembrem-se que desenhar é uma questão de prática e só depende do seu esforço e dedicação.

Pintura de pele (Anime e mangá):

Nesse vídeo do canal Art Lucas, vai ensinar como colorir pele de anime e mangá, como desenhar, aula para desenhar passo a passo, vídeo aula de desenho.

Como Desenhar Figura Humana:

Nesse vídeo do canal ABRA – Escola de Arte, o professor, Laerte Galesso, ensina algumas técnicas para construção da figura humana.

Começando a Desenhar Um Rosto:

Nesse vídeo do canal Dash TV, traz um tutorial (muito básico mesmo) para quem quer começar a desenhar!

Aprenda a Desenhar a Cabeça de Mangá:

Nesse vídeo do canal Diogo Franja, traz essa aula ensinando a desenhar a cabeça de um personagem em mangá. Esse esboço serve para criar personagens e também para desenhar qualquer um que já exista.

Olho Realista Com Caneta:

Nesse vídeo do canal Arte e Cia Brasil, vai ensinar desejar o olho humano realista com apenas a caneta.

https://youtube.com/watch?v=u-aNF-9RnF0

Aula de Desenho – Rosto:

Nesse vídeo do canal Curso de Desenho Barra, traz uma visão geral de como preparar um rosto com as técnicas mais básicas da proporção do rosto.

Desenho da Construção Civil:

Nesse vídeo do canal EaD IFPI, traz essa aula para os mestre da Construção Civil, com o intuito de ajudar a melhorar seus desenhos.

FIM

Abordamos hoje, aula de desenho, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.