Aula de Forró

Os bailes populares eram conhecidos em Pernambuco por “forrobodó” ou “forrobodança” ou ainda “forrobodão” já em fins do século XIX. O forró pé-de-serra designa um estilo com sonoridade de músicos tradicionais do interior do nordeste brasileiro e principais representantes de sua música, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e Sivuca.

Aula de  Forró

O termo “forró”, segundo o filólogo pernambucano Evanildo Bechara, é uma redução de forrobodó, que por sua vez é uma variante do antigo vocábulo galego-português forbodó, corruptela do francês faux-bourdon, que teria a conotação de desentoação. O elo semântico entre forbodó e forrobodó tem origem, segundo Fermín Bouza-Brey, na região noroeste da Península Ibérica (Galiza e norte de Portugal), onde “a gente dança a golpe de bumbo, com pontos monorrítmicos monótonos desse baile que se chama forbodó”.

Untitled design 23 6517859 1346717

Na etimologia popular (ou pseudoetimologia) é frequente associar a origem da palavra “forró” à expressão da língua inglesa for all (para todos). Para essa versão foi inventada uma engenhosa história: no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes abertos ao público, ou seja for all. Assim, o termo passaria a ser pronunciado “forró” pelos nordestinos. Outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos estadunidenses e Pernambuco por Parnamirim (Rio Grande do Norte) do período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada nessa cidade.

Introdução ao Forró

O Forró é uma festa originária da Região Nordeste do Brasil, bastante popular e comum, especialmente nas festas juninas. O nome da festa forró é usado para nomear distintos gêneros musicais como o xote, baião, arrasta-pé e o xaxado, por isso quem não conhece suas histórias, as confundem com um gênero único. As músicas são executadas tradicionalmente por trios instrumentais com acordeon (sanfona), zabumba e triângulo.

Como Aprender Forró:

  1. Olhe ao seu redor.
  2. Preste atenção no ritmo.
  3. Confiança é o primeiro passo.
  4. Confie em seu companheiro(a).
  5. Se solte o máximo.

Variedades de Tipo de Danças de Forró:

Dança em casais. A característica em comum e clássica entre elas é o abraço fechado:

  • Xote – conhecida também como dança (tradicional) do forró. O passo original é chamado de dois para lá de dois para cá. Também são executados outros passos na mesma marcação. Ela acompanha músicas do xote e de outros gêneros como baião, coco, forró (gênero musical), rojão e toada. É a dança mais praticada nos forrós.
  • Baião – Tem passo de marcação binária, uma troca de pé de apoio, seguido de um quique de sola do outro pé. Ela acompanha as músicas do baião.
  • Arrasta-pé –  executada no passo de marcha. Ela acompanha músicas do arrasta-pé/polca e frevos executados por grupos de forró.

Danças individuais, menos frequente nos forrós:

  • Xaxado – dança trocando o pé de apoio marcando o tempo e contratempo das músicas do xaxado. Há versão estilizadas que não marca o contratempo.
  • Coco – passos com soladas no chão marcando o ritmo. Ela acompanha músicas do coco.

Variedades de Uso do Forró:

Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de Caruaru e Campina Grande, que sediam as maiores festas juninas do país. Já nas capitais Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió, Recife, Teresina e Salvador, são tradicionais as festas e apresentações de bandas de forró em eventos privados que atraem especialmente os jovens.

Como o Forró Pode Ser Usado na Escola:

Deve ser inserida na atividade física do aluno por ser uma atividade que ajuda na melhora da coordenação motora e, praticada com frequência, ajuda no fortalecimento muscular, principalmente pernas. Além disso, atua naturalmente no alívio do estresse, como uma dança alegre e quando o praticante mantém uma regularidade contribui com a perda peso”,. Assim deixando o aluno mais leve para ter um bom aprendizado.

10 Aulas de Introdução Para Aprender Forró:

O forró é muito mais do que meros “dois pra lá e dois pra cá”, o forró está enraizado na cultura brasileira. O som feito por triângulos, zabumbas e sanfonas, traz melodias agradáveis, dançantes e muito animadas para praticar a dois. Portanto, vídeos vão abordar melhor o forró.

Forró do Zero:

Nesse vídeo do canal Dançando e Aprendendo, vai ensinar você  a dançar forró do zero, com dicas e macetes para dançar bem.

Forró Passo a Passo:

Nesse vídeo do canal Academia da Dança,  o Professor Ricardo Alexandre e Renata Reis ensinam nesta aula de forró passo a passo.

Aprenda a Dançar Forró em 3 Passos:

Nesse vídeo do Academia da Dança, O Professor Ricardo Alexandre e Renata Reis, ensinam 3 PASSOS super fáceis para você aprender a dançar Forró.

Como Treinar Forró Sozinho:

Nesse vídeo do canal Dançando e Aprendendo, vai ser ensinado como treinar forró sozinho. Vai ser mostrado um método eficaz que vai te ajudar a evoluir na dança mesmo que você não tenha parceiro(a).

Passo Crucifixo:

Nesse vídeo do canal Lá vai Forró, vai ser ensinado um dos passos mais legais do Forró, e vai ser aprendido algumas marcações diferentes.

Aprenda a Dançar Forró em 2 Minutos:

Nesse vídeo do canal MetrópolesDF, o Professor de forró ensina dois passos básicos da dança para que ninguém faça feio no salão.

12 Passos de Forró Invertido:

Nesse vídeo do canal Cadê o Forró, traz esse vídeo com 12 passos avançados com giros invertidos, para você dá um show!

Aprenda Repique com Pé Descalço:

Mochila e Banana (Variações de giro no eixo):

Nesse vídeo do canal Lá vai Forró,  vocês vão conferir 2 variações do giro no eixo que vão enriquecer muito a dança de vocês.

Forró Pé-de-Serra – Movimentação com Giro:

Nesse vídeo do canal Forró do Rio, o professor Luiz Henrique de Paula e Luciana Dutra Rosa mostrando uma das movimentações mais clássicas realizadas pelo Forró do Rio.

FIM

Abordamos hoje, aula de forró, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.