Aula de Geografia

A Geografia como ciência surge sob forte influência do Positivismo Lógico. E essa condição se expressa em grande parte nos estudos de geografia até hoje. Entretanto, a Ciência evoluiu e transformou as suas orientações teórico-metodológicas.

Aula de Geografia

A história do pensamento geográfico se inicia com os gregos, os quais foram a primeira cultura conhecida a explorar activamente a Geografia como ciência e filosofia, sendos os maiores contribuintes Tales de Mileto, Heródoto, Eratóstenes, Hiparco, Aristóteles, Estrabo e Ptolomeu.

A cartografia feita pelos romanos, à medida que exploravam novas terras, incluía novas técnicas.

O périplo era uma delas, uma descrição dos portos e escalas que um marinheiro experimentado poderia encontrar ao longo da costa; dois exemplos que sobreviveram até hoje são o périplo do cartaginês Hanão o Navegador e um périplo do mar eritreu, que descreve as costas do Mar Vermelho e do Golfo Pérsico.

untitled-design-37-3201315-1247907

Durante o século XVIII, a Geografia foi sendo discretamente reconhecida como disciplina e tornou-se parte dos currículos universitários. Ao longo dos últimos dois séculos a quantidade de conhecimento e o número de instrumentos aumentou enormemente. Há fortes laços entre a Geografia, a Geologia e a Botânica. No Ocidente, durante os séculos XIX e XX, a disciplina geográfica passou por quatro fases importantes: determinismo geográfico, geografia regional, revolução quantitativa e geografia radical.

Introdução a Geografia

A Geografia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos significativos na paisagem. Também estuda a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente (Geografia Humana). Para alguns a Geografia também pode ser uma prática humana de conhecer onde se vive para compreender e planejar o espaço onde se vive. Um dos temas centrais da geografia é a relação homem-natureza. A natureza é entendida aqui como as forças que geraram ou contribuem para moldar o espaço geográfico, isto é, a dinâmica e interações que existem entre a atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.

Como Aprender a Geografia:

  1. Defina suas metas.
  2. Determine o escopo dos estudos.
  3. Escolha uma abordagem.
  4. Estude mapas.
  5. Examine a cultura e as pessoas.
  6. Aprenda sobre as disputas de fronteiras.
  7. Conecte a geografia com outras áreas de interesse.

Variedades de Tipo de Geografia:

As duas frentes principais da Geografia são:

  1. Geografia Geral.
  2. Geografia Regional.

Variedades de Uso da Geografia:

O estudo da geografia compreende quatro linhas de investigação principais: São elas:

  • A localização de acidentes geográficos, localidades e povos;
  • A descrição das diversas partes do mundo e o estudo das diferenças existentes entre elas;
  • A explicação da origem dos diferentes acidentes geográficos do globo terrestre;
  • O estabelecimentos de relações espaciais entre os acidentes e regiões.

Como a Geografia Pode Ser Usado na Escola:

Geografia é uma disciplina que envolve diferentes áreas e memorizar o nome de lugares sem muito contexto pode ser uma tarefa difícil e entediante. No entanto, com conhecimentos básicos de geografia, você não só se sente realizado, mas também passa a conhecer melhor o mundo no qual vivemos. É ainda possível que descubra uma nova paixão por viajar e por aprender sobre novas culturas como resultado dos seus estudos!

10 Aulas de Introdução Para Aprender Geografia:

Hoje em dia, não podemos nos satisfazer com um conhecimento geográfico limitado à área que circunda nossas casas. Hoje, nem mesmo basta às pessoas conhecer as terras e os mares próximos, como acontecia na época do império Romano. Para satisfazer nossas necessidades, precisamos saber um pouco da geografia da Terra inteira. Portanto, abordaremos em vídeos um pouco mais a geografia.

Geografia – Orientação e Cartografia:

Nesse vídeo do canal Aulalivre – Enem 2019 e vestibulares, você vai ver as noções básicas de orientação, como a rosa-dos-ventos e as coordenadas geográficas, além de cartografia, especificamente sobre escala e projeções cartográficas.

3 Melhores Canais Para Estudar Geografia:

Nesse vídeo do canal Gregory Nobre, traz os melhores canais para estudar geografia. Nem sempre o melhor método de estudo é focar a concentração nos livros. Para dar aquela impulsionada nos estudos, vale de tudo, inclusive passar algumas horas no YouTube.

6 Razões para Cursar Geografia:

Nesse vídeo do canal Diego Montenegro,  fala sobre as razões que me levaram à cursar Geografia. O que eu tinha na cabeça? O que eu ele tem hoje? Essas e outras coisas estão contidas nesse breve relato.

Geografia – Geologia e Geormofologia:

Nesse vídeo do canal Curso Enem Gratuito, traz questões relacionadas à Geografia humana. É comum termos questões sobre urbanização, economia e populações. Porém, além dessas questões mais frequentes, temos também questões de Geografia física – que aparecem em menor quantidade, mas que são presença confirmada na sua prova.

O que é Geografia:

Nesse vídeo do canal Geografia Legal, vai ser ensinado o que é a Geografia, o que ela estuda e qual a sua importância nas nossas vidas.

Geografia – Resposta Ideal nas Discursivas:

Nesse vídeo do canal JeanGrafia Seu canal de Geografia, vai ser trabalhado  temas placas tectônicas, deriva continental, terromotos no Brasil, comportamento da crosta terrestre.

Geografia – Demografia:

Nesse vídeo do canal Aulalivre – Enem 2019 e vestibulares, o prof. Giordano Bombardelli vai revisar os conteúdos relacionado a Demografia, ou seja, o estudo da dinâmica da população humana em nosso planeta

Geografia – São Paulo:

Nesse vídeo do canal JeanGrafia Seu canal de Geografia, vai ser abordado de forma resumida as características econômicas dos principais municípios do Estado de São Paulo. Tema recorrente nos vestibular da Fuvest, Unesp e Unicamp.

Geografia na BNCC:

Nesse vídeo do canal Movimento pela Base Nacional Comum, A professora Carolina Busch Pereira, da Universidade Federal do Tocantins, explica as principais mudanças que a BNCC traz para o componente Geografia.

Biomas do Brasil:

Nesse vídeo do canal MundoEdu,  o prof. Giba fala sobre os domínios morfoclimáticos (BIOMAS) do Brasil.

FIM

Abordamos hoje, aula de geografia, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.