Aula de Pilates

Pilates é ideal para fortalecer os músculos das costas e, desta forma, evitar contracturas. É também um excelente exercício de fisioterapia para qualquer tipo de problemas ou deficiência física. Mas não é necessário ter uma doença concreta para praticar Pilates: faz bem a qualquer pessoa e, para além disso, ajuda a equilibrar a mente.

Aula de Pilates

Pilates é um método de controle muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920. A maioria dos exercícios é executada com a pessoa deitada.É atualmente uma técnica reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral. Um Estúdio de Pilates é normalmente o local onde se pratica Pilates no chão (Mat Work) e em Grandes e Pequenos Aparelhos. O aparelho mais conhecido de todos é o Reformer.

untitled-design-5-1-6097656-9093615

Pensando no início de “mente Sã e corpo São”, Joseph criou uma actividade física, que é baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controlo, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Quando é bem executada e orientada, não traz impactos prejudiciais para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método.

Introdução a Pilates

Pilates é um método de alongamento e exercícios físicos que se utilizam do peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de movimento, composta por exercícios profundamente baseados na anatomia humana, capaz de restabelecer e aumentar a flexibilidade e a força muscular, melhorar a respiração, corrigir a postura e prevenir lesões.

Como Aprender Pilates:

  1. Vista-se de modo adequado.
  2. Arranje um colchonete de exercícios.
  3. Encontre um espaço adequado.
  4. Aprenda as técnicas de respiração adequadas.
  5. Saiba o que trabalhar.

Variedades de Tipo de Pilates:

Conheça os tipos de pilates e saiba qual deles combina mais com você:

  • Original – Essa atividade física surgiu por meio de um conjunto de técnicas de respiração e movimentos derivados de modalidades como yoga, ginástica e até mesmo algumas artes marciais. 
  • Contemporâneo – Com a crescente fama do método pilates, algumas derivações da prática começaram a surgir, entre elas o tipo contemporâneo. Os praticantes dessa linha não se limitam apenas aos aparelhos clássicos, o que permite incrementar a prática com novos materiais, como faixas elásticas, bolas de ginástica, halteres, bosu etc.

  • Funcional – Uma das principais características dessa variação é a combinação de exercícios ritmados e frequentes que tem como objetivo aumentar consideravelmente a frequência cardíaca do praticante, sendo considerada um treino aeróbico bastante eficiente.

  • Aéreo – Essa variação do método pilates é uma das mais compartilhadas por meio de fotos e vídeos por conta de sua bela execução de movimentos. Apesar de manter os princípios do tipo original de pilates, a variação aéreo usa o balanço.
  • Power Pilates – Essa versão do método pilates é a mais indicada para aqueles praticantes que buscam queimar calorias e se exercitar de forma mais intensa e enérgica. Algumas das principais características desse tipo são a falta de descanso entre os exercícios e a flexibilidade de poder praticá-lo em qualquer lugar, inclusive em casa.

Variedades de Uso do Pilates:

É aplicado por profissionais de educação física e fisioterapeutas, através de aulas que usualmente têm a duração de 1 hora em aparelhos próprios ou no solo.

Como o Pilates Pode Ser Usado na Escola:

Nas aulas de Educação Física, que  dos objetivos do pilates é melhorar a postura por meio do fortalecimento dos músculos do core. Isso ajuda os praticantes a terem mais consciência do alinhamento corporal em seus movimentos e em suas rotinas diárias. Uma postura mais adequada tem seus benefícios físicos, como redução de dor nas costas, nos ombros e no pescoço, como também oferece vantagens para a saúde mental do aluno.

10 Aulas de Introdução Para Aprender Pilates:

Inspirando-se em diferentes atividades físicas como musculação, hatha-yoga, boxe, mergulho, kung-fu e a ginástica, Joseph criou o método pilates como uma alternativa de atividade para pessoas com algum tipo de patologia.

Pilates Para Iniciantes:

Nesse vídeo do canal NAMU, Aprenda exercícios de pilates para iniciantes, feitos sem aparelhos. Com ritmo dinâmico e acelerado para elevar sua frequência cardíaca e queimar mais calorias, ajudando no emagrecimento!.

Aula de Pilates em Casa:

Nesse vídeo do canal Exercício em Casa,  Esta aula de Pilates é ideal para deixar seus músculos durinhos, deixar sua postura mais elegante, definir seus abdominais e melhorar muito sua flexibilidade. Fazendo tudo em casa.

Benefícios da Aula de Pilates:

Nesse vídeo do canal Amazon Sat, vai trazer os benefícios que a aula de pilates vai trazer a você e seu corpo.

Exercícios Básicos da Aula de  Pilates:

Nesse vídeo do canal NAMU, a professora Viviane Vales dá uma introdução da história do pilates. Ensina os movimentos básicos da prática de pilates para iniciantes e como utilizar acessórios que você tem em casa como cintas e elásticos, banquinhos ou cadeiras e muitos outros para facilitar ou desafiar os exercícios.

Aula de Pilates no Chão:

Nesse vídeo do canal Home Fit Home, vai ensinar a prática de pilates chão, para fazer em qualquer lugar.

https://youtube.com/watch?v=z-jWc2xKCzU

Culote e Interno de Coxa:

Nesse vídeo do canal Exercício em Casa, vai ajudar a eliminar o culote e trabalhar bastante a parte interna da sua coxa, além das pernas e abdomen.

Pilates Bola Suiça:

Nesse vídeo do canal Vitafit2013, traz essa aula de pilates na bola suiça, trabalhando muito a coluna, aliviando dores na costas e corrigindo postura erradas, proporcionando bem estar e equilíbrio para o seu dia a dia

Pilates Para a Coluna Lombar:

Nesse vídeo do canal umComo, traz essa  aula de pilates solo que você vai conhecer exercícios de pilates para coluna lombar que podem ser praticados por iniciantes. Os exercícios de pilates devem ser sempre acompanhados da respiração e do ritmo indicados no vídeo.

Aula de Cardio Pilates:

Nesse vídeo do canal Carol Borba, traz o  cardio pilates, que envolve os movimentos do pilates e ajuda a queimar muitas calorias!

Exercícios de Pilates Para Aliviar Dores:

Nesse vídeo do canal Clínica Healize, A Fisioterapeuta Pâmela Amaro da Healize apresenta quatro exercícios para aliviar dores na coluna. Do relaxamento às atividades, ela explica passo a passo como fazer.

FIM

Abordamos hoje, aula de pilates, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.