O português foi usado, naquela época, não somente nas cidades conquistadas pelos portugueses, mas também por muitos governantes locais nos seus contatos com outros estrangeiros poderosos. Especialmente nessa altura a língua portuguesa também influenciou várias línguas. É uma matéria muito cobrada em concursos.
A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal. Com a criação do Reino de Portugal em 1139 e a expansão para o sul como parte da Reconquista deu-se a difusão da língua pelas terras conquistadas e mais tarde, com as descobertas portuguesas, para o Brasil, África e outras partes do mundo.
Com as inúmeras migrações entre os continentes, a língua inicial existente acabou subdividida em cinco ramos: o helénico, de onde veio o idioma grego; o românico, que originou o português, o italiano, o francês e uma série de outras línguas denominadas latinas; o germânico, de onde surgiram o inglês e o alemão; e finalmente o céltico, que deu origem aos idiomas irlandês e gaélico. O ramo eslavo, que é o quinto, deu origem a outras diversas línguas atualmente faladas na Europa Oriental.
A língua portuguesa por muitos é considerada a língua mais difícil de ser aprendida. A língua portuguesa originou-se do latim vulgar falado no noroeste da Península Ibérica. Na Idade Média, ela formou uma única língua, conjuntamente com o galego, hoje conhecida nos meios científicos como galaico-português. No reinado de D. Dinis a língua portuguesa, então designada como língua comum, foi tornada oficial em todos os documentos régios, em detrimento do latim. A língua portuguesa, tal como o francês, tem uma herança céltica, visivelmente ouvida através da utilização das vogais nasais.
Português é uma matéria que precisar bastante de leitura, e treinamento para ser aprendida. Geralmente em concursos procuram cobra todos os níveis do Português.
Gramática:
Fonologia – Representa a parte cujo objetivo é estudar os menores elementos distintos, ora denominados de fonemas, que diferenciam o significado das palavras, bem como as sílabas que esses fonemas formam. Integrando a referida parte estão a ortoepia, a qual representa o estudo da articulação e pronúncia dos vocábulos, a prosódia, que se incumbe do estudo da acentuação tônica desses e a ortografia, que se preocupa com a forma pela qual as palavras são grafadas.
Morfologia – Tem por finalidade estudar a estrutura, a formação e os mecanismos de flexão das palavras. De acordo com tal intento, podemos dizer que as classes gramaticais representam o alvo principal, ou seja, o estudo dos substantivos, adjetivos, advérbios, pronomes, conjunções, interjeições, verbos, artigos, numerais e preposições.
Literatura – Escolas Literárias:
Chamamos de Escola literária as manifestações literárias ligadas por denominadores comuns, ou seja, obras que tenham características afins. Entre essas características está a língua, o tema, a estética (as características literárias do texto como as figuras de linguagens recorrentes, por exemplo), o papel social, a natureza social (o contexto social), a natureza psíquica ou filosófica, o conjunto de autores (conscientes de seu fazer literário) e o público. Esses denominadores juntos formam um sistema com continuidade literária (um projeto literário) que, situado cronologicamente, estabelece o que chamamos de Escola de época, Escola Literária, Movimento literário ou Estilo de época.
Disciplina cobrada em todos os concursos, o português pode acabar sendo o vilão dos concurseiros. Portanto, abordaremos assuntos mais decorrentes nos concursos:
Colocação Pronominal – A colocação dos pronomes oblíquos átonos – me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes – é um tema frequente em perguntas de concursos, segundo Peralta. Requer muita atenção”, diz o professor Agnaldo Martino, da LFG.
Concordância verbal – O modo como o verbo se altera para se acomodar ao sujeito também pode causar muitas dúvidas. “Este é um assunto que causa dificuldade aos candidatos”, diz Peralta.
Regência verbal – A relação entre o substantivo, adjetivo ou advérbio transitivo e seu complemento nominal, intermediada por uma preposição, também é citada por Peralta e Martino como frequente nos concursos e fonte de indecisões e dúvidas. “É um dos temas mais críticos”, diz Peralta.
Regência nominal – A relação entre o substantivo, adjetivo ou advérbio transitivo e seu complemento nominal, intermediada por uma preposição, também é citada por Peralta e Martino como frequente nos concursos e fonte de indecisões e dúvidas. “É um dos temas mais críticos”, diz Peralta.
Crase – “Questões de acentuação aparecem muito, sobretudo tratando do uso da crase”, diz Peralta. Assim, saber quando usar este acento grave pode fazer com que o concurseiro saia na frente de muitos candidatos.
Aula de português já estar incluso no cronograma dos alunos, sendo ensinando desde do maternal até as o Ensino Médio.O que dever ser feito é só aprimorar a leitura e explorar mais ainda 3 áreas do português: Gramática, Literatura e Redação. Com o foco maior para preparar o aluno para qualquer prova de concurso.
O Português tal como a Matemática são disciplinas vitais mas, nem todos os estudantes sabem estudar corretamente estas disciplinas para se preparar para seu concurso. Vamos trazer vídeos para esclarecer a matéria.
Nessa aula do canal Aulalivre – Enem 2019 e vestibulares, o prof. Fábio explicará as regras de acentuação gráfica conforme o novo acordo ortográfico.
Nessa aula do canal LacConcursos, o professor Sidney Martins vai trabalhar as classes gramaticais da lingua portuguesa.
Essa aula do canal Diversão Informação, vai trazer uma aula com o professor Sérgio Nogueira sobre concordância verbal e nominal.
Nessa aula do canal Professor Noslen, veremos as principais regras sobre ponto final, exclamação e interrogação.
Nessa aula do canal Professor Ferrari Neto, o professor Ferrari Neto vai aborda Interpretação de Textos um assunto bastante cobrado em vestibulares.
Nessa aula de gramática do canal Redação e Gramática Zica, vai ensinar com a professora Pamba coo usar a vírgula.
Nessa aula do canal Pablo Jamilk, vai explicar quais são os níveis de análise da Língua Portuguesa. O aluno deve saber a diferença entre esses níveis para poder entender como as questões são aplicadas nos concursos públicos.
Nessa aula do canal Aulalivre – Enem 2019 e vestibulares, o prof. Fábio explicará como se estuda o processo de formação das palavras.
Nessa aula do canal Agora Aprendo, vai trazer a classificação dos substantivos na língua portuguesa.
Nessa aula do canal, Canal ProjetoX o Mestre Felipe Moraes traz para vc mais uma excelente aula, agora sobre os novos acordos ortográficos. Assunto fundamental na atualidade.
Abordamos hoje, aula de aula de português para concurso, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta