Aula de Step

As aulas de step tornaram-se muito populares na década de 1990 e muitas academias e ginásios oferecem programas de exercícios que incluem tais aulas. O praticante também pode intercalar a prática com outras atividades como caminhadas, por exemplo.

Aula de Step

O step, tal como a aeróbica e muitas outras disciplinas de fitness teve origem nos Estados Unidos. Gin Miller, ex-ginasta e professora de aeróbica foi obrigada, na sequência de uma lesão nos ligamentos do joelho, a seguir um programa de fisioterapia e reforço dos membros inferiores que consistia em subir e descer escadas. Gin pensou então em adaptar estes movimentos às sua aulas de aeróbica. Nascia assim o step. Posteriormente, a empresa Reebok pegou no trabalho de Gin Miller e com a ajuda de uma equipa de médicos, investigadores e especialistas em motricidade desenvolveu o banco de step tal como hoje é conhecido.

untitled-design-7-2-4698369-4721334

O step pratica-se subindo e descendo o banco de step e executando simultaneamente movimentos de braços, com ou sem halteres. À medida que a resistência do praticante aumenta, a plataforma de step é subida e as coreografias e ritmo das aulas tornam-se mais complexos e ritmados. O step é uma disciplina cardiovascular muito intensa, que implica um progressivo aumento da capacidade cardiovascular e respiratória. É por conseguinte uma das atividades ideais para quem pretende perder peso.

Introdução ao Step

Step é um exercício aeróbico praticado com o uso de uma pequena plataforma chamada step (em português, degrau). A altura da plataforma pode ser ajustada com a colocação de pequenas peças embaixo da mesma, dependendo da necessidade de cada praticante.

Como Aprender a Step:

  1. O step deve ser usado na menor altura possível e não deverá ultrapassar o máximo de 20 cm.
  2. É importante pisar com o pé todo na plataforma do step. Praticá-lo apenas com a ponta dos pés poderá gerar desconforto após a prática.
  3. Para quem está começando, por mais que tenha vergonha, é recomendado ficar mais à frente, de forma a observar o professor, não os alunos (que inclusive podem estar fazendo errado e te induzindo ao erro).
  4. Ainda que você se sinta meio deslocado e pense que “não tenho jeito pro step”, não desista! A coordenação que o exercício exige será aperfeiçoada com o tempo, não conseguida na primeira ou na segunda aula.
  5. Como você está iniciando, deverá fazer aulas de iniciantes! Caso no horário que você fará o exercício não esteja especificado o nível, converse antes com o professor sobre as suas condições.
  6. Essa prática exige também atenção. Fixar o que o professor fala e seus gestos é crucial para que você aprenda e, nas aulas seguintes, consiga aprender os nomes dos movimentos e praticá-los mais eficientemente.
  7. Escutar bem a música e realizar a contagem do tempo pode auxiliar na fixação dos movimentos e na melhora do ritmo.
  8. Assim como qualquer exercício físico, a aula de step deve começar com movimentos “fáceis” que levem a movimentos mais difíceis ao final. Caso você não consiga acompanhar os mais difíceis, persista nos fáceis.
  9. Foque sua atenção primeiramente nos movimentos feitos com as pernas e aprenda depois os movimentos dos braços.
  10. A duração de uma aula de step coreografado é, em média, 50 minutos. Para começar, prefira aulas mais curtas, com 30 ou 45 min de duração.

Variedades de Tipo de Step:

O suporte usado na prática do step também permite a realização de uma série de outros exercícios que visam a melhora e a manutenção da aptidão física, provocando um aumento da capacidade aeróbica do praticante. Há estudos afirmando que essa atividade pode consumir de 300 a 500 calorias localizadas em aulas de 30 a 70 minutos.

Variedades de Uso do Step:

Além de servir para emagrecer o step também melhora do condicionamento cardio-respiratório ,o desenvolvimento da coordenação, do ritmo, da memória, da capacidade de reação e da velocidade, aumenta a resistência muscular e auxilia no fortalecimento dos ossos, tendões e ligamentos.

Como o Step Pode Ser Usado na Escola:

O step pode ser introduzido na aula de Educação física das meninas, que além de ser divertido e diferente, vai trazer um série de benefícios ao aluno fora da prática de Educação física.

10 Aulas de Introdução Para Aprender Step:

O step é uma das modalidades mais procuradas nas academias e ginásios. Melhorar a forma física, perder peso e desenvolver a coordenação motora são alguns dos objetivos de quem procura uma modalidade cheia de ritmo e energia. Portanto, vídeos vão auxiliar no conhecimento do step.

Aula de Step Passos Básicos:

Nesse vídeo do canal André Oliveira Official, vai trazer uma aula de step com passos básicos, para você iniciante de step.

Exercícios Para Fazer em Casa:

Nesse vídeo do canal – Canal do Wlysses – Ginástica em Casa, traz essa aula de step para fazer em casa, para derreter a gordura abdominal.

Músicas Para Escutar Praticando Step:

Nesse vídeo do canal Professora Monica Sousa, traz as melhores músicas para escutar praticando o step.

Rotina Para Perder Peso em 10 Minutos:

Nesse vídeo do canal NatyGloss Gym, traz um rotina para você que quer perde peso e queimar calórias. Isso tudo em 10 minutos.

Aula de Step Iniciantes:

Nesse vídeo do canal André Oliveira Official, traz essa aula para quem estar com o intuito de perde peso e queimar calórias.

https://youtube.com/watch?v=NVqyPMT3ZZY

Step Line:

Nesse vídeo do canal Exercício em Casa, traz esses exercícios para tonificar o corpo e emagrecer sem sair de casa.

Aula de Step Para Acabar com a Celulite:

Nesse vídeo do canal Carol Borba, traz  um treino de STEP para queimar muitas calorias e acabar com a celulite

Exercício Para Tonificar Pernas e Bunda:

Nesse vídeo do canal Lucianna Liveira, traz um vídeo para  trabalhar as penas e bumbum fazendo um treino no step. Mas se você não tem step, pode fazer sem também.

Hit Cardio:

Nesse vídeo do canal BellaBeastTv, traz essa aula de step jump para queimar gordura e emagrecer rápido, com exercícios de step misturado com jump.

Aula de Step Avançado:

Nesse vídeo do canal Fernando Retto Henriques, traz essa aula de Step avançado ministrada pela Prof. Regina Henriques.

FIM

Abordamos hoje, aula de step, esperamos que aproveite o post, e tire o máximo de proveito dele, se você gostou compartilhe em suas redes sociais com seus amigos. agradecemos por acompanhar o demonstre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.