Ciclo de alfabetização

Hoje vamos falar um pouco sobre o ciclo de alfabetização, uma conversa breve sobre o que o termo significa e seu valor pedagógico.

Projeto Trilhas 6889917 4549876

ciclo de alfabetização – O “ciclo” na educação brasileira

Na educação brasileira, o termo “ciclo” é usado para designar cada nível que divide o tempo da educação pública. Comparada com o antigo sistema de sequências, a nova lógica do tempo estabelecida pelo ciclo é determinada de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos, portanto, o tempo da escola é organizado em um processo mais flexível, mais longo e mais adequado para atingir o objetivo da escola.

cubos de madeira com carta 23 2147688621 8729550 2498442

Nesse sentido, o ciclo inicial de alfabetização na escola primária é entendido como um período contínuo de três anos, ou seja, ininterrupto, devido à complexidade da alfabetização, acredita-se que as crianças raramente conseguem estabelecer todo o conhecimento básico para elas de proficiência em leitura e escrita em apenas um ano. Portanto, este é um período de inúmeras possibilidades, para que todas as crianças no processo de alfabetização possam acumular conhecimento de maneira contínua dentro de três anos.

ciclo de alfabetização – A lei do ciclo de alfabetização

De acordo com a Lei nº 11.274, promulgada em 6 de fevereiro de 2006, o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu um ciclo de alfabetização entre 2004 e 2006, com o objetivo de expandir a educação básica para nove anos em todo o país. Além de prolongar o tempo de escolaridade obrigatória em um ano, a nova escola primária começou a aceitar crianças de seis anos de idade no primeiro ano de seu início, que em grande parte não possui experiência anterior em aprendizado.

Portanto, a escola está começando a enfrentar novos desafios: acomodar algumas crianças, cujas necessidades e objetivos anteriores são limitados à educação infantil e, ao mesmo tempo, trabalhar vigorosamente para garantir que sejam elegíveis para entrar no mundo da escrita e da cultura analfabética.

ciclo de alfabetização – os desafios do sistema de ciclo

O sistema do ciclo de alfabetização apresenta novos desafios para as escolas e requer novos métodos de trabalho com profissionais da educação. Entre esses novos desafios, por exemplo, pode-se mencionar que o significado da escola precisa ser reconsiderado, a prática de avaliação, o conteúdo do currículo, o trabalho docente e o significado da própria organização escolar.

livro de leitura de menino no chao 23 2147737650 9000986 4953167

Além disso, o guia oficial agora se concentra no ensino e na aprendizagem de cada componente do currículo, da perspectiva de sua contribuição para a realização do objetivo central de integrar as crianças da maneira mais qualificada possível na cultura escrita. E garantir sua alfabetização abrangente na organização da escola.

O que achou do texto sobre ciclo de alfabetização?

Espera, não, vá embora agora, além da nossa caixinha de comentários que está a sua disposição, temos também outros textos que podem te interessar, separei um exclusivamente para você: O que é saliência textual?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev