Advertisement

Coerência textual

Oi, pessoal, tudo bem com vocês? Hoje iremos abordar o conceito de coerência textual no Demonstre, aproveitem!

Quando surgiu o conceito de coerência textual?

O conceito de coerência do texto surgiu no campo da linguística do texto, originalmente um fator para os ouvintes / leitores aceitarem o texto. No âmbito das frases, a coerência do texto é considerada um aspecto da gramática. Portanto, ambos são considerados recursos de linguagem estritos da declaração.

maquina-de-escrever-vermelha-e-cafe-formato-quadrado_172251-14-3887869-5644193

Com base na contribuição da pesquisa focada no texto e no discurso (análise do discurso, pragmática, semântica, análise conversacional etc.), a coerência do texto foi redefinida, principalmente porque o foco passou do plano de elucidação para o plano de elaboração, ou seja, o texto como relevante. A visão do produto do texto perceptivo é influenciada pelos processos sociais.

Advertisement

A coerência textual no contexto social

Nessa perspectiva, no contexto social, o sujeito passa a desempenhar um papel relevante na construção do significado do texto, portanto, na atribuição coerente do texto que ele produz e do texto com o qual ele interage. Considerando a complexidade do texto e do hipertexto, na era contemporânea, a coerência do texto significa que as ações interpretativas do leitor / ouvinte do sujeito podem ativar várias redes de cognição social e processos de interação para produzir significado.

mulher-caucasiana-escrevendo-uma-carta_53876-47106-1-3533700-7473747
Caucasian woman writing a letter

A ativação dessa rede de processos pode ser melhor ilustrada por textos que circulam na sociedade, como o pôster “Seguro morreu de tédio” publicado na parede de um espaço urbano, cujo entendimento exigirá que o sujeito estabeleça uma conexão entre os textos: o texto do pôster e o ditado popular “seguro morreu de velho”; ou seja, sua interpretação exigirá que o leitor seja capaz de ativar uma variedade de conhecimentos – não apenas linguísticos, mas também sintáticos, semânticos, pragmáticos, contextuais, sociais e culturais.

Lembre-se, ao lidar com coerência textual nas escolas

Ao lidar com textos nas escolas, considera-se que a coerência (e o significado) do texto não é a priori nos textos, mas se baseia em situações interdiscursos, o que permitirá aos professores mostrar aos alunos os pensamentos que precisam considerar.

Advertisement

Espero que você tenha gostado do nosso texto sobre coerência textual!

Mas não vá embora agora, tem muito mais textos de onde saiu esse, por exemplo, já leu nosso texto sobre vogais? É so clicar e conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Advertisement

Advertisement

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev