Coesão textual

Já falamos sobre coerência textual aqui no Demonstre, chegou a hora de falar de algo que anda lado a lado: a coesão textual. Acompanhem!

O que é coesão textual?

Conjuntos aleatórios de palavras e até frases não constituem texto. Ou seja, para que certos materiais de linguagem sejam reconhecidos como texto e tenham uma função de comunicação, são necessários certos padrões para organizar o material. Nesses padrões, a teoria do texto enfatiza a coesão, que consiste na vinculação, expressão e ordenação de diferentes partes do texto (sejam palavras, sentenças, períodos, parágrafos ou blocos de parágrafos).

coesão textual

Por meio de dicionários e diferentes recursos gramaticais, vínculos são criados entre todos esses segmentos para promover (e permitir que o ouvinte / leitor reconheça) a continuidade necessária do texto e, por sua vez, promover sua unidade semântica e prática. Dessa maneira, um texto é formado como resultado de uma série de conexões para construir núcleos específicos: por exemplo, temas globais, principais objetivos e principais funções de comunicação.

Como se estabelece a coesão textual?

Ao longo do texto, essa cadeia de relações é estabelecida da seguinte forma:

a) por meio de recursos repetitivos (repetições, paráfrases, plurais de pronomes, sinônimos ou repetição de sinônimos);

b) por associações de significado entre palavras no texto (semântica Palavras relacionadas);

c) usando diferentes tipos de conectores (preposições, conjunções, advérbios e frases correspondentes).

Portanto, tudo no texto está conectado entre si, uma unidade pode acessar outra unidade e outra unidade ou outra unidade pode ser conectada a outra unidade. Nada está solto, exceto pelo significado e expressão da intenção, nenhuma palavra é aleatória por qualquer motivo.

mulher-escrevendo-na-cama_23-2148504775-1045807-5832035

Dessa maneira, a continuidade a ser alcançada pela coesão textual não pode ser estabelecida por si mesma. Pelo contrário, esse é um requisito para a unidade global do texto, ou seja, uma das condições para sua continuidade. Portanto, o porquê coesão e coerência (os critérios básicos de qualquer texto) são atributos de texto intimamente relacionados. No processo de compreensão do texto, o ouvinte / leitor deve explicar os símbolos fornecidos no texto para reconstruir a cadeia de links que o produtor deseja estabelecer.

A atenção especial a coesão textual

Por esse motivo, a coesão e a coerência devem receber atenção especial na prática de ensino da língua da instrução, que visa melhorar as habilidades de leitura, escrita e fala. Em algumas escolas, as atividades escolares “formadoras de sentenças” ainda são comuns e, de fato, constituem uma negação desses requisitos de coesão e continuidade do texto – esses atributos constituem inerentemente qualquer atividade de interação verbal.

Nos requisitos de habilidades desenvolvidos pela escola para praticar plenamente as interações faladas e escritas dos alunos, o texto deve ser usado como o centro das sugestões de ensino de idiomas, e o principal objetivo da escola é focar na reflexão, análise e investigação da estrutura do texto determinado, para que possam ser usados ​​coerentemente como a expressão de uma declaração consistente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev