Como decorar a tabuada

 Afinal, como decorar a tabuada? esse é sem dúvidas um dos pensamentos mais comuns entre estudantes de todas as idades e um dos maiores desafios da vida acadêmica.

Como decorar a tabuada
Como decorar a tabuada

Enquanto decorar a tabuada pode parecer algo desnecessário para você, para quem está estudando pode significar ganhar muito tempo em questões de matemática simples e isso faz toda a diferença.

Nesse artigo vamos aprender como decorar a tabuada com a ajuda de alguns truques que vão fazer toda a diferença para você e vão te ajudar a realizar essa tarefa ou ajudar seus filhos a terem esse conhecimento desde cedo. 

Brincadeiras para estudar

Quando olho para os meus anos do ensino fundamental, uma das coisas mais difíceis que me pediram foi memorizar minhas tabuadas. Havia muitas tabuadas, e pareciam séries de números aleatórios que eu tinha que manter em ordem e em contexto com os números pelos quais estavam sendo multiplicados, divididos, adicionados ou subtraídos, Consegui com a ajuda da minha mãe professora aposentada e passei um tempo de qualidade com cartões para ajudar a memória, mas só depois que fiquei muito mais velho percebi o quão crítico é o domínio das tabuadas, especialmente a de multiplicação.

Vários anos atrás, eu estava tentando ajudar algumas das minhas vizinhas que estavam em classes de recuperação do ensino médio por falharem em matemática. Eles vinham com seus livros de matemática e sentavam na minha mesa da cozinha.

Como decorar a tabuada
Como decorar a tabuada

Depois de alguns minutos observando-os encarando os problemas com uma expressão desesperada, fiquei chocado ao perceber que a questão ia muito além do material atual. Eles não sabiam como multiplicar sem contar. De alguma forma, as tabelas de multiplicação que eles deveriam ter aprendido 4-5 anos antes os haviam evitado, e estavam essencialmente aleijadas em matemática.

O problema não parece estar com os 2, 5 e 10. Essas tabelas têm um padrão óbvio e são muito mais fáceis de aprender, mas há uma desaceleração grave quando as crianças atingem os 3, 4 e 6. Quando chegam aos 7, 8 e 9, já vi crianças decidirem que a multiplicação é muito difícil e a matemática simplesmente não é o que eles gostam.

Felizmente para mim, um maravilhoso professor da 3ª série nos deu a solução. Ajudou que ele era homem, e minha prima de 8 anos tinha uma grande paixão por ele. Ela aceitou completamente todas as instruções que o homem disse, então quando ele a ensinou a pular algumas músicas familiares, ela voltou para casa cantando matemática apenas por diversão.

O que é contar aos pulos?

A contagem aos pulos é contada em intervalos do número que você escolher. Por exemplo, se eu pular a contagem por 7, contaria 7, 14, 21 … e assim por diante. Usando esse método, você pode fazer a multiplicação de um dígito com facilidade. Digamos que o professor pede que você multiplique 4 x 7 = __. Você simplesmente pula a contagem de 7, 4 vezes, 7, 14, 21, 28. A resposta para 4 x 7 = 28.

Isso ainda deixa o problema de memorizar uma série de números, e aqui é onde está a mágica. Ensine as crianças a pular a contagem com uma música simples. Você já se perguntou por que as crianças podem aprender as letras das músicas tão facilmente? É porque a música pode ser usada como um dispositivo da memória, que é uma estratégia para ajudar na memorização. Se você puder associar os números aos sons de uma música, as crianças não apenas os aprenderão mais rapidamente, como também os reterão por muito mais tempo do que memorizariam exclusivamente através da repetição.

Um truque simples

Como decorar a tabuada
Como decorar a tabuada

Embora existam várias opções para pular a contagem de músicas, o meu favorito é pular a contagem de músicas infantis conhecidas. Dessa forma, seu filho não precisa se preocupar em aprender uma música e pode se concentrar imediatamente nos números. Minha segunda prima, agora com 8 anos, foi convidada a aprender seus 8 anos nesta semana. Depois de cantar a música apenas quatro vezes, ela já estava começando a pular a contagem sozinha. Agora comecei a ensiná-los aos meus primos mais novos desde a idade do jardim de infância, porque eles adoram cantar, e é divertido.

Como fazer?

Na verdade é bastante simples, escolha uma música que sua criança já gosta e costuma cantar, retire a letra da música e utilize o ritmo e melodia como base para incluir os números da tabuada que você quer ensinar primeiro, como mencionei anteriormente, as mais difíceis são 7,8 e 9.

Agora basta cantar algumas vezes e logo todas as crianças da casa e até você vão estar treinados para não esquecer nunca mais a forma de contar aos pulos e acertar qualquer tabuada. 

Como decorar a tabuada e muito mais!

Se você gostou de aprender como decorar a tabuada e quer aprender cada vez mais com a ajuda de nossas dicas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como gravar a tela do iphone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev