Como fazer um poema

Você sabe como fazer um poema? Poemas são uma das mais populares expressões dos poetas, esse tipo de obra pode inspirar sentimentos, mudar corações e as vezes o mundo, por isso aprender sobre eles é fundamental para quem deseja ser um artista criativo.

do_amor_que_tive_que_nao_seja_imortal_posto_que_e_chamamas_que_seja_infinito_enquanto_dure-7027504-5435488
Como fazer um poema

Nesse artigo vamos falar sobre como fazer um poema, vamos dar as dicas que você precisa para que você possa começar hoje mesmo a fazer o seu poema e possa realmente encontrar a beleza na sua obra.

Estrutura de escrever um poema

A estrutura de um poema pode se referir a muitas coisas diferentes, mas discutiremos algumas formas diferentes de poesia, como usar pontuação e últimas palavras.

Forma de um poema

Como fazer um poema

A forma do seu poema é a estrutura física. Pode ter requisitos para rima, comprimento de linha, número de linhas / estrofes, etc.

Aqui estão diferentes tipos de formas de poesia:

  • Soneto – Um poema curto e rima de 14 linhas
  • Haiku – Um poema de 3 linhas, onde a primeira é 5 sílabas, o meio é 7 sílabas e a última é 5.
  • Acróstico – Um poema em que a primeira letra de cada linha soletra uma palavra que se encaixa no tema do poema ou expõe um significado mais profundo.
  • Limerick – Este é um poema espirituoso de 5 ao vivo com a primeira, a segunda e a quinta linhas rimam, assim como as outras duas.
  • Épico – Esse tipo de poesia é um longo poema narrativo que celebra aventuras ou realizações de heróis.
  • Dístico – pode fazer parte de um poema ou ficar sozinho como um poema de duas linhas que rimam.
  • Verso livre – esse tipo de poema não segue nenhuma regra e é poesia escrita livre do autor.
  • A maioria dos poetas, especificamente os menos experientes, escreve o que é chamado de verso livre, que é um poema sem forma, ou com uma forma que o poeta criou para essa peça específica.

Um poeta pode decidir ter um certo esquema de rima ou pode tornar seus poemas silábicos.

Pontuação de poema

Como fazer um poema

Escrever um poema é difícil porque você nunca sabe qual é a pontuação apropriada, pois pode ser diferente da pontuação ao escrever um livro.

Existem essencialmente três maneiras de pontuar seu poema:

  • Gramaticalmente – isso significa que você usa pontuação corretamente para todas as regras gramaticais; se você removesse as linhas e estrofes, funcionaria como um parágrafo gramaticalmente correto, e isso inclui até escrever diálogos em seu poema.
  • Estilisticamente – isso significa que você usa pontuação para servir da maneira que gostaria que o poema fosse lido. Uma vírgula indica uma pausa curta, um período indica uma pausa mais longa, um traço indica uma pausa com uma conexão de pensamentos. Não usar pontuação, levaria a uma sensação apressada, que você pode querer. Suas escolhas de pontuação dependerão de seus objetivos ao escrever um poema.
  • Uma combinação. Talvez você queira seguir principalmente as regras de pontuação, mas você tem uma certa linha que deseja ler de uma certa maneira. Não há problema em desviar-se das regras padrão se isso servir a um propósito – você só precisa fazer o que estiver fazendo intencionalmente. Conheça as regras antes de poder quebrá-las.

Últimas palavras de um poema

A última palavra de uma linha, a última palavra do seu poema e a última linha do seu poema são muito importantes – esses são os bits que ecoam na cabeça do seu leitor e têm mais ênfase.

Terminar com pontuação (traço, ponto, vírgula) versus terminar sem pontuação fornecerá uma leitura dramaticamente diferente. Portanto, considere o efeito que você gostaria de ter.

Dica para as últimas palavras: leia o poema em voz alta algumas vezes para ver onde você gostaria que a inflexão e a ênfase caíssem.

Como fazer um poema e muito mais!

Se você gostou de aprender sobre como fazer um poema com nossas dicas e quer continuar aprendendo sobre temas diversos, aproveite para ler nosso artigo sobre: Como surgiu a internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.