Se você já é leitor do blog a algum tempo sabe que minha relação com o ensino partiu do ensino técnico e apenas nos últimos dois anos que comecei a me relacionar com crianças e adolescentes. Em especial com o demonstre que tenho me dedicado a estudar com mais afinco pedagogias para o ensino fundamental I e infantil. Dentre os desafios que me deparei nesse novo universo foi sobre como lidar com a criança que não participa da aula. Isso porque nas diferentes instituições de ensino sempre encontramos aqueles que se negam a participar das aulas elaboradas pelos professores que entendem bem como é frustrante esse tipo de situação, mas e ai, como lidar quando estamos tratando com crianças? O que tem de diferente de quando lidamos com adultos?
Muitas matérias podem fazer com que as crianças tenham esse tipo de atitude, afinal não são todos que possuem um amor pelos conteúdos de matemática, física e química e isso faz com que muitos não tenham vontade de aprender essas matérias e dem preferência para as outras.
Mas antes de tomar qualquer atitude é preciso ter atenção para não piorar essa situação, é preciso antes de tudo fazer uma investigação para ter certeza do que realmente se passa na vida daquela criança.
Alguns fatores podem estar relacionados à falta de animo para participar das aulas como:
Abaixo te mostraremos quais são as atitudes que você professor precisa tomar com o seu aluno que se nega a participar das aulas.
A criança quando é estimulada nas atividades pelos professores ela se anima mais para fazer as suas atividades, as punições nessas horas só irão atrapalhar.
Por isso sempre diga para a criança que ela consegue realizar as suas tarefas e que os seus desenhos estão lindos etc.
As crianças sempre se animam para estudar quando abrem os livros e não veem somente palavras, então procure livros de tenha mais gravuras e desenhos, com o tempo ela irá se interessar pelo texto mais sempre eles iniciam nas gravuras.
Se engana quem pensa que para chamar a atenção do aluno é preciso alterar a voz, essas atitudes podem trazer resultados negativos. Os gritos não educam, não ensinam e muito menos irão motivar o seu aluno a participar das aulas.
Quando gritamos com um aluno despertamos nele o medo, a vergonha, diminuímos a sua autoestima e motivação, se quiser gritar, grite de alegria e com muita gargalhada.
O professor não conseguirá ajudar essa criança se não se aproximar dela como um amigo, assim a confiança vai surgindo e essa criança vai se soltando aos poucos. Quando o professor conhece o seu aluno ele não precisa agir como um ‘’amigão’’ mas como alguém que estará sempre ali para ajuda-lo promovendo o interesse pela aprendizagem e ouvi-lo.
A falta de participação desse aluno se não for bem trabalhada pode trazer problemas futuros, se essa criança prosseguir por muito tempo sem querer participar das aulas é importante procurar a direção da escola para tomar outras atitudes como encaminhar o mesmo para especialistas responsáveis para cuidar dessa criança, trazendo motivação para a mesma.
Muitas vezes deixar esses problemas apenas na escola não é aconselhável, afinal não sabemos o que tem passado com essa criança quando ela não está no ambiente escolar, e ninguém melhor para saber são os pais.
Eles precisam estar a par de tudo para ajudar a direção nessa tarefa de ajudar seus filhos a participarem das aulas.
Ref: SNYDERS, George. Alunos felizes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta