A compensação de exposição

Olá, pessoal! Continuando com as nossas dicas de fotografia, hoje vamos falar um pouco da compensação de exposição. Confere aí!

O que é a compensação de exposição?

Simplesmente, como a palavra já disse, você compensará a exposição. Quando a imagem está muito escura ou muito clara, você pode usar a compensação de exposição. Se estiver muito escuro, você compensará a exposição positivamente; se estiver muito claro, compensará negativamente. A compensação de exposição é abreviada como EV + para compensação positiva ou EV- para compensação negativa. A letra EV vem de “valor de exposição”.

mulher-feliz-com-camera-fotografica_23-2148503637-8498845-4572275

As câmeras atuais geralmente permitem compensar as exposições entre EV-2 e EV + 2 em intervalos de 0,3 0,3. Para aprender a alterar a compensação de exposição da câmera, recomendamos que você leia o manual da sua câmera adquirida. A compensação de exposição pode ser usada como um método alternativo para criar diferentes efeitos de iluminação nas fotos usando câmeras que não permitem os ajustes manuais de exposição.

Por que usar a compensação de exposição?

Nas câmeras que permitem ajuste manual, a compensação de exposição pode ser usada para equilibrar toda a exposição, áreas muito escuras ou muito escuras. Às vezes, por exemplo, quando o fotômetro considera a iluminação de toda a cena medida em um assunto principal muito escuro, o restante da cena pode estar muito claro, deixando apenas o sujeito com a exposição correta.

Da mesma forma, se o fotômetro estiver medindo um objeto muito brilhante, o restante da cena tende a ficar muito escuro. Às vezes, esse pode ser o objetivo de criar trabalhos mais inovadores, mas se esse não for o caso, exibir esses resultados fotométricos nessas situações é muito útil. Vejamos um exemplo. Aqui, na divisão ao centro temos uma foto normal do EV 0, ou seja, sem nenhuma compensação de exposição positiva ou negativa.

A compensação de exposição

Ao compensar ativamente a exposição, obteremos os resultados mostrados na divisão à esquerda. Ao mudar negativamente a exposição, obteremos os resultados mostrados na divisão à direita.

Espero que você tenha aprendido mais sobre compensação de exposição

Você sabe quais são os três pilares da fotografia que justificam essa mudança de exposição? Aqui no Demonstre temos textos sobre todos eles, aqui, separamos um especialmente para você: O que é ISO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.