Olá, como sabemos a arte está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de trabalhos baseados em fatores que influenciam em artes, e principalmente no modo das pessoas verem esses trabalhos.
E hoje vamos falar de Conceitos da literatura, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo na história das artes mundiais que envolve diversos fatores.
A literatura remete para um conjunto de habilidades de ler e escrever de forma correta. Existem diversas definições e tipos de literatura, pode ser uma arte, uma profissão, um conjunto de produções, e etc. A literatura também é o conjunto de textos escritos, sejam eles de um país, de uma personalidade, de uma época, e etc.
Literatura é a arte de criar e compor textos, e existem diversos tipos de produções literárias, como poesia, prosa, literatura de ficção, literatura de romance, literatura médica, literatura técnica, literatura portuguesa, literatura popular, literatura de cordel e etc.
O termo foi usado com o significado de ‘desdém’, ‘indignação’ por Homero (na Odisseia) e por Aristóteles (na Etica Nicomachea), e com o sentido de ‘vingança’, ‘castigo’ por Heródoto, por Cláudio Eliano (na Varia historia) e por Plutarco. Na Theologumena arithmeticae de Jâmblico designa o numeral cinco.
Apesar de Nêmesis ter nascido na família da maioria dos deuses trevosos, vivia no monte Olimpo e figurava a vingança divina. Nêmesis era também chamada “a inevitável”, e era representada como uma bela mulher alada. Era as vezes fundida com Têmis, deusa da justiça, e com Afrodite quando esta se vingou de Narciso por ter ferido o coração de várias meninas. Sua aparência também e similar a de várias outras deusas como Deméter e Artémis, o que significa que Nêmesis, como outros deuses que apenas personificam conceitos abstratos, não recebia culto individual.
ambiguidade pode estar em palavras, frases, expressões ou sentenças completas. É bastante aplicável em textos de teor literário, poético ou humorístico, mas deve ser evitado em textos científicos ou jornalísticos, por exemplo. Ambiguidade é também um substantivo que nomeia a falta de clareza em uma expressão. Exemplo: “Pedro disse ao amigo que havia chegado”.
A estrutural provoca ambiguidade por causa da posição das palavras em um enunciado, gerando uma má compreensão do seu significado. A ambiguidade lexical é quando uma determinada palavra assume dois ou mais significados, como acontece com a polissemia, por exemplo. “O rapaz pediu um prato ao garçom”.
Hermenêutica é um ramo da filosofia que estuda a teoria da interpretação, que pode se referir tanto à arte da interpretação quanto à prática e treino de interpretação. A hermenêutica tradicional se refere ao estudo da interpretação de textos escritos, especialmente nas áreas de literatura, religião e direito.
A compressão é feita através da Estrutura de horizonte: o conteúdo singular é apreendido a partir da totalidade de um contexto de sentido, que é pré-apreendido e co-apreendido. Estrutura circular: A compreensão acontece a partir de um movimento de ir e vir entre pré-compreensão e compreensão da coisa, como um acontecimento que progride em forma de espiral, na medida em que um elemento pressupõe outro e ao mesmo tempo faz com que se possa ir adiante. Estrutura de diálogo: A compreensão sempre é apreensão do estranho e está aberta à modificação das pressuposições iniciais diante da diferença produzida pelo outro (o texto, o interlocutor). Estrutura de mediação: A compreensão visa um dado que se dá por si mesmo, mas a sua apreensão faz-se pela mediação da tradição e da linguagem.
Um conceito filosófico recuperado por Franz Brentano da Escolástica, uma subcategoria dentro da filosofia medieval para definir o estatuto da consciência, qualificada por estar dirigida para algo, ou de ser acerca de algo, possuída pela maior parte dos nossos estados conscientes.
A intencionalidade é uma característica de todos os atos de consciência, fenômenos “psíquicos” ou “mental”, pelo qual ele poderia ser separado dos fenômenos “físico” ou “natural”. A postura intencional se constitui na percepção de mundo que ocorre através da linguagem.
A chamados ‘Falácia Afetiva’ (identificada por teóricos literários que consideravam significado como que residem dentro do texto) envolve relacionadas com o significado de um texto a interpretações de seus leitores – que esses teóricos viam como uma forma de relativismo. Alguns teóricos contemporâneos que esta é uma falácia’ ‘ desde acordo mais importância devida aos efeitos do leitor.
Narração é a atividade que consiste em transmitir eventos na forma de palavras, imagens, e sons muitas vezes pela improvisação ou embelezamento. Histórias ou narrativas foram compartilhadas em cada cultura e em toda a terra como um meio de entretenimento, educação, preservação da cultura e para incutir valores morais.
Estória é uma forma antiga da palavra história, que deveria ter caído em desuso. Tal não aconteceu e esta palavra é utilizada atualmente não como sinônimo de história, mas para distinguir a história de fatos reais das histórias das fábulas e contos infantis.
Épico é o nome de um gênero tradicional de poesia, conhecida como poesia épica. Usado em outros tipos de expressão artística, como romances, peças de teatro, músicas e filmes, onde a história se centra em personagens heroicos, e a ação tem lugar em grande escala, tal como na poesia épica. Os épicos neste sentido são representações majestosas capazes de capturar lutas espantosas, tais como histórias de guerra, aventuras.
Lírico é a qualidade de algo sentimental, que se destaca pelo seu excessivo sentimentalismo. Este adjetivo costuma ser utilizado para se referir ao gênero literário composto pelo uso do canto e da música, onde o autor da obra utiliza-se do “eu-lírico” para expor intensas emoções e sentimentos no texto.
É um gênero de poesia que surgiu na Grécia Antiga, recitada em forma de canto e, normalmente, acompanhada pela sonoridade de algum instrumento musical, como a flauta ou a lira. Aliás, o nome “lírica” (do latim lyricu) se originou a partir deste último.
É uma subcultura urbana que teve início no Reino Unido no final da década de 1970 e início da década de 1980. A subcultura gótica está fortemente associada a gêneros musicais, tais como o pós-punk e o rock gótico (que acabaram por originar a mesma). Outros gêneros relacionados incluem: dark wave, ethereal wave, death rock, electrogótico e industrial. Por vezes, alguns adeptos da subcultura podem se diversificar, apreciando outros estilos como o dream pop, EBM, gothic metal entre outros gêneros e estilos musicais.
A subcultura Gótica/Dark é uma subcultura laica, ou seja, é neutra à qualquer religião. É comum pessoas de fora da subcultura pensarem que os góticos estão diretamente ligados à esoterismo e anticristianismo, sendo tal afirmação uma ideia equivocada. Isso quer dizer que cada indivíduo da subcultura gótica é livre para seguir a religião que melhor lhes forem conveniente, seja ela teísta ou mesmo não seguindo nenhuma religião.
No texto literário, os rastros são particularmente visíveis, criando, assim, um lugar paradoxal para a tradução. Esse paradoxo ganha força ao debruçarmo-nos sobre a expressão “moeda falsa”, que Carlos Drummond de Andrade empregou a respeito da tradução. (PDF) Bleich ou o paradoxo da tradução.
Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem artes, e hoje falamos de Conceitos da literatura. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta