Conexão aluno: Como se comunicar com o aluno?

Fazer uma boa conexão aluno e saber como se comunicar com aluno  é indispensável para que o processo de ensino-aprendizagem tenha êxito Independente de qual seja seu contexto educacional. 

A comunicação construtiva entre professor e aluno é um dos elementos didáticos e pedagógicos mais relevantes a serem considerados em uma metodologia de ensino.

É importante que o professor saiba passar as informações adequadamente para o aluno e saiba compreender as suas necessidades educacionais e tudo isso depende de uma conexão aluno eficiente.

Vamos entender isso melhor a seguir.

Conexão aluno:  saiba como se comunicar com o aluno

Você faz uma boa conexão aluno com seu estudantes e sabe como se comunicar com o aluno?  

outline-books-with-graduation-cap-apple-frame-background_24640-45271-700x445-2701045-1518009

Muitas vezes os docentes encontramos dificuldades nesse processo seja por que existem alguns alunos difíceis de serem compreendidos ou por que os outros afazeres a profissão tomam a maior parte de seu tempo.

No entanto, apesar dos obstáculos do dia a dia dos professores é importante pensar em como fazer uma boa conexão aluno,  pois o sucesso do processo de ensino e aprendizagem depende, em sua maior parte, de compreender o estudante e formular metodologias adequadas as suas necessidades educacionais.

Pensando nisso reunimos nesse post fez dicas incríveis para melhorar a sua conexão aluno e para   ajudar você a saber como se comunicar com aluno de uma forma mais eficiente e produtiva.

Vamos lá?

1.  Conexão aluno – seja claro e objetivo

Apesar de parecer uma informação já batida,  pelo tanto de vezes que ouvimos as pessoas falarem  sobre isso, a verdade é que ter uma linguagem clara e objetiva é uma das formas mais eficientes e comunicar com qualquer pessoa inclusive com o aluno.

smart-hispanic-schoolgirl-with-backpack-turning-around_23-2148224782-9978238-2777392

No entanto,  pode  ser mais difícil fazer isso na prática do que parece.  muitas vezes achamos que a nossa linguagem essa  suficientemente clara, contudo,  o nosso ouvinte não estamos compreendendo direito e isso é um problema comunicacional.

Como se comunicar com o aluno e fazer uma boa  conexão aluno de forma clara e objetiva?

É importante que você sempre não tem um tom de voz calmo e Mesmo durante os conflitos não se exalte demais.  diga o que você tem para dizer da forma mais clara possível sem rodeios e complicações,  e sempre pergunte se o aluno entendeu, e caso ele não tenha entendido explique novamente se for necessário.

Porque é importante se comunicar de forma clara e objetiva  para fazer uma boa conexão aluno?

Lembre-se de que a relação professor e aluno é um dos pontos mais importantes para o sucesso do processo de aprendizagem do estudante. E para que você tenha uma boa relação com o seu aluno é imprescindível que você se comunique com ele de forma clara sem desentendimentos e ruídos comunicacionais.

2.  Conexão aluno – entenda a linguagem do aluno

Além de você ser claro e objetivo no que diz, você também precisa compreender a forma como seu aluno se comunica,  qual a linguagem que e o que ele quer dizer.

blackboard-children-learning-school_1308-30947-3172253-9203876-5355720

De nada adianta você falar em uma linguagem rebuscada usando palavras do vocabulário que  seu aluno não compreenda,  pois a comunicação não vai ser efetiva e não terá nenhum resultado que o que você lhe disser dessa forma.

Como se comunicar com o aluno e fazer a conexão aluno a partir da linguagem do estudante?

Use de um vocabulário adequado a faixa etária do aluno e entenda a forma como ele se comunica. Lembre-se que os adolescentes costumam usar muita gírias e mesmo as crianças também já o fazem com certa frequência,  enquanto que outras palavras eles ainda não compreendem o significado.

Como usar a linguagem do aluno para favorecer a conexão aluno?

Uma boa ideia essa apropriar da linguagem do aluno e relacionar a mesma aos termos próprios da sua disciplina,  assim você vai se comunicar em uma linguagem que o estudante compreenda e vai fazer com que eu entendo a terminologias próprias relacionadas ao conteúdo que você está ensinando.

3.  Conexão aluno – fique no mesmo nível que ele

Lembre-se que mais o que falar com o estudante você precisa se estabelecer uma comunicação e para isso é preciso que haja uma interação de ambas as partes.

schoolbag-with-books-scattered-stationery-desk_23-2148204830-4085666-6469250-8911876

O melhor é que você sempre foi com ele se aproximar do Estudante ficando no mesmo nível que ele,  e o seu aluno ainda é uma criança com uma estrutura pequena abaixo e fale com ele olhando em seus olhos.

Se for possível ou necessário puxe uma cadeira e sente seu lado da Carteira do aluno e converse com ele em um mesmo nível,   aproximando assim o seu aluno daquilo que você está  devendo e de você enquanto professor.

Por que ficar no mesmo nível que o aluno favorece a conexão aluno?

Ficar no mesmo nível que o aluno vai fazer com que ele confie mais em você e eu confiar mais em você vi também estava mais predisposto a fazer o que você disse compreender o que você  está dizendo como professor.

O que é mais posso fazer para me comunicar melhor com o aluno e favorecer a conexão aluno?

Aproveite os momentos fora da sala de aula, como as festinhas escolares e as ocasiões em que você encontrar a criança e a sua família em algum lugar, para estabelecer um diálogo mesmo que seja curto em greve.  Assim você mantém os laços de cordialidade e respeito mútuo,  e se aproxima de forma mais franca e natural da criança, além de manter também a necessária comunicação com a  família do aluno.

4. Conexão aluno –  saiba ouvir

Tão importante quanto falar é saber ouvir,  pois é ouvindo que você vai conhecer o aluno entender quais as dificuldades que ele está passando.

successful-schoolgirl_1098-13593-2947005-4421510-4743555

De autonomia para que o seu aluno possa perguntar,  dizer  aquilo que ele não entendeu  e se expressar em sala de aula.

Como saber ouvir ajuda a melhorar a conexão aluno?

Isso mostra que você está disposto a entender o aluno e faz com que ele perceba que você se importa com ele,  aumentando assim a confiança do estudante em você e a vontade dele em participar das atividades escolares. 

Por que dar autonomia ao aluno importante para melhorar a conexão aluno?

Quando você da autonomia ao estudante você mostra que confia nele e ele vai se sentir mais valorizado, querendo retribuir essa confiança de forma positiva participando das atividades e  se empenhando mais nos estudos.

5. Conexão aluno – invista em motivação

Muitas crianças acham que a escola é um ambiente enfadonho e chato,  mas muito melhor do que obrigar o aluno a participar de alguma coisa contra sua vontade é mostrar a ele como aquela atividade pode ser interessante e divertida.

children-classroom-raising-hands_23-2147659015-7197624-1001732-5146544

Portanto, busque modos de motivar o seu aluno apresentando a ele as atividades e conteúdos de uma maneira que seja interessante e  lúdica.

Por que a motivação é um componente importante para melhorar a conexão aluno?

Tome como exemplo a assim mesmo:  existem coisas que você não gosta de fazer, mas são necessárias e que você precisa encontrar uma motivação para fazê-la,  não é verdade?  Com o aluno é diferente e para se comunicar melhor com ele é fundamental que você saiba motivá-lo.

Como motivar o aluno para melhorar a conexão aluno?

Apresente as atividades e conteúdos escolares de uma perspectiva divertida, mostre como aquele conteúdo pode ser útil e como é interessante,  busque chamar a atenção do aluno para que ele queira  realmente aprender aquilo.

Conexão aluno: dicas finais

Uma boa conexão aluno e saber como se comunicar com aluno imprescindível e deve fazer parte inclusive da formação de professores.

Essas foram as nossas dicas de hoje, conte pra gente o que você achou os comentários e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.