Conhecimentos básicos e fundamentais da Física

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de viver, com base no uso da física, e nesse post vamos trabalhar com o “Conhecimentos básicos e fundamentais da Física”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em Conhecimentos básicos e fundamentais da Física, que demonstram como estão se sentindo.

Conhecimentos básicos e fundamentais da Física

O campo de estudo e pesquisa da Física é muito grande,abrangem várias ciências existentes, ela possui divisões de estudo que possibilitam um melhor compreendimento dos conceitos mostrados nesse post.

Conhecimentos básicos e fundamentais da física

Apesar de existir uma divisão, não quer dizer que o estudo é isolado, pelo contrário, à medida que se evolui no percurso de estudo da ciência Física percebe-se que um assunto é continuação do outro, ou seja, há uma interligação das áreas de estudo.

Noções de ordem de grandeza

Ordem de grandeza de uma medida é uma estimativa de potência de base 10 mais próxima de uma determinada medida.

A ordem de Grandeza

Ao físico o que importa é o seu valor aproximado e a partir do valor eles definem a ordem de grandeza, A ordem de grandeza é a potencia de dez mais próxima do número.

Vídeo sobre Noções de ordem de grandeza:

Notação Científica

A notação científica serve para expressar números muito grandes ou muito pequenos. O segredo é multiplicar um numero pequeno por uma potência de 10. A forma de uma Notação científica é: m . 10 e, onde m significa mantissa e E significa ordem de grandeza. A mantissa SEMPRE será um valor em módulo entre 1 e 10.

Propriedades

Notação científica é uma forma muito conveniente para escrever pequenos ou grandes números e fazer cálculos com eles. Também transmite rapidamente duas propriedades de uma medida que são úteis para os cientistas, algarismos significativos e ordem de grandeza. Escrita em notação científica permite a uma pessoa eliminar zeros na frente ou de trás dos algarismos significativos. Isto é mais útil para medições muito grandes ou muito pequenas em astronomia e no estudo de moléculas. Os exemplos abaixo podem demonstrar isso.

Vídeo sobre Notação Científica:

Sistema Internacional de Unidades

unidades-de-base-1017616-1618138-9830632

Sistema Internacional de Unidades é a forma moderna do sistema métrico e é geralmente um sistema de unidades de medida concebido em torno de sete unidades básicas e da conveniência do número dez. É o sistema de medição mais usado do mundo, tanto no comércio todos os dias e na ciência.

Vídeo sobre Sistema Internacional de Unidades:

Metodologia de investigação

220c08548cac211cc7db219bb52f46cf_xl-6294818-4895176-9897806

Métodos é o conjunto de determinadas normas que devem ser satisfeitas, caso se deseja que a investigação seja adequadamente conduzida e capaz de levar a conclusões merecedoras da adesão pela comunidade cientifica. Em sentido amplo pode se dizer que todas as atividades podem ser executadas de alguma forma mas segura, econômica e perfeita.Todavia, o roteiro desta ação mais perfeita, constitui o seu método peculiar. Assim, existem métodos para aprender piano, para ler, escrever, resumir, estudar e assim por diante. Entretanto, a palavra método,significa o traçado das etapas fundamentais da investigação.

Tipos de Métodos de investigação

São diversos sistemas de procedimentos, utilizados para obter conhecimentos, os diversos modelos de trabalho ou sequências lógicas, que ajudam a obtenção do conhecimento científico e orientam uma determinada investigação cientifica; Partindo de que toda a investigação necessita de métodos, isto é, para aproximar-se ao fenômeno estudado.

Vídeo sobre Metodologia de investigação:

Representação de grandezas físicas

1330193411606-7907625-7968901-8673561

Grandezas físicas são aquelas grandezas que podem ser medidas, ou seja, que descrevem qualitativamente e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo dos fenômenos físicos. Em Física, elas podem ser vetoriais ou escalares, como, por exemplo, o tempo, a massa de um corpo, comprimento, velocidade, aceleração, força, e muitas outras.

Grandezas Vetoriais

As grandezas vetoriais possuem uma representação especial. Elas são representadas por um símbolo matemático denominado vetor. Nele se encontram três características sobre um corpo ou móvel, veja: Módulo: representa o valor numérico ou a intensidade da grandeza; Direção e Sentido: determinam a orientação da grandeza.

Vídeo sobre Representação de grandezas físicas:

Gráficos e vetores

grafico-vetor-4-1885484-6416595-3514012

Vetores são grandezas matemáticas que indicam módulo, direção e sentido. Vetor é a representação matemática feita através de uma seta, com o objetivo de indicar a medida que ele representa.

Velocidade Vetorial

Vetor Velocidade Média: Considere-se um móvel percorrendo a trajetória do gráfico acima, ocupando posições e nos instantes e , respectivamente.

Vetor Velocidade Instantânea: Análogo à velocidade escalar instantânea, quando o intervalo de tempo tender a zero (), a velocidade calculada será a velocidade instantânea.

Vídeo sobre Gráficos e vetores:

Grandezas Vetoriais

São grandezas vetoriais: Velocidade, Aceleração, Força, Deslocamento, Empuxo, Campo elétrico, Campo magnético, Força peso, etc

Grandezas Escalares

São grandezas escalares: Tempo, Temperatura, Volume, Massa, Trabalho de uma Força, etc. Aquelas que necessitam de uma direção e um sentido, além do valor numérico e da unidade de medida, são chamadas de grandezas vetoriais. As grandezas vetoriais são representadas por vetores.

Vídeo sobre Grandezas vetoriais e escalares:

Operações básicas com vetores

representacao-geometrica-de-um-vetor-v-2832920-4203729-5231802

As operações básicas com vetores são equivalentes às operações básicas matemáticas, uma vez que as componentes de um vetor são números reais.

Vetores

Vetores são objetos matemáticos amplamente utilizados nos estudos de Mecânica, na disciplina de Física, pois eles descrevem a trajetória em linha reta de um ponto, indicando sua direção, sentido e intensidade de movimento.

Vídeo sobre Operações básicas com vetores:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde fala dos Conhecimentos básicos e fundamentais da Física, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.