Currículo e Educação

Hoje vamos apresentar um texto onde mostra trabalhos de diferentes representações e neste poste vamos falar um pouco mais aprofundado de “Currículo e Educação” mostrando seus pontos principais.

Os pontos principais de elaborar currículo e educação mostrando como pode ser mais simples o processo de encontrar um trabalho

Currículo e Educação

O currículo precisa ser um documento flexível e adaptado à realidade da escola, tendo como base as necessidades de aprendizagem dos alunos.

O currículo hoje em dia no processo de empregar de profissionais é o principal fator de avaliação, usando de algumas técnicas de avaliar, o currículo pode se introduzido em sala de aula de várias maneiras para acrescentar no aprendizado.

Organização do Currículo

A organização curricular é uma das ações mais importantes do planejamento de um bimestre. Quando o coordenador estabelece uma parceria com os docentes nesse processo, ele garante o acompanhamento e a observação da prática pedagógica, propondo intervenções na prática em sala de aula.

Definir o currículo escolar não é uma tarefa fácil, já que ele deve servir como um guia para orientar a prática. Por essa razão, ele precisa ser um documento flexível e adaptado à realidade da escola, tendo como base as necessidades de aprendizagem dos alunos.

Problema de Organização

Os modelos de organização curricular disponíveis não existem, na prática, sob formas «puras» e estão sujeitos a evolução ou adaptações, permanecendo sempre a hipótese de invenção de novos tipos de estrutura curricular, em função das realidades concretas do ensino. Em especial, tendo em conta limitações e vantagens inerentes a cada um dos modelos disponíveis, pode ser benéfico e equilibrado utilizar diferentes estruturas para diferentes segmentos de um currículo total adoptado no sistema escolar, em vez de este se restringir a um único tipo de organização, facto que, na prática, tende a acontecer

Tipos de Organização do Currículo

Questões de ordem científico-técnica sobre o planeamento e implementação das componentes curriculares são, também, consideradas na seleção de uma ou outra estrutura do currículo: objetivos, conteúdos, experiências de aprendizagem, estratégias e meios de ensino, avaliação e factores de organização escolar admitem diversas modalidades de estruturação, dando origem a diferentes modelos curriculares.

Vídeo Sobre organização do currículo:

Avaliação do Currículo

Os modelos de organização curricular mais correntes, tentando descrevê-los nas suas características significativas, pontos de vista que advogam, vantagens, limitações e aplicações possíveis. Parte-se do tipo dominante – a organização por disciplinas – considerando, também, as suas variantes, consoante o grau de afastamento progressivo do modelo disciplinar mais puro.

censo-escolar-2197036-2666001-1749396

Examinam-se, depois, outros modelos curriculares que rompem as barreiras das disciplinas, tentando aproximar o currículo das funções ou problemas sociais e das experiências/interesses dos educandos.

Significado do Currículo

Os conteúdos são selecionados com base nas atividades, projetos e interesses em jogo, dentro do pressuposto de que a sua aprendizagem só é significativa quando cada educando os organiza por si próprio em resposta a solicitações problemáticas. Não interessa tanto o âmbito de conteúdos a (abranger, a sua estrutura em disciplinas estanques e até a sua sequência, como sobretudo a sua aprendizagem integrada e pessoalmente significativa.

Avaliação Formativa

A avaliação formativa é a componente indispensável e indissociável da prática pedagógica, suas múltiplas funções se consubstanciam na orientação e regulação do processo ensino-aprendizagem no âmbito da aprendizagem significativa.

Avaliação Somativa

Inclui conteúdos mais relevantes e os objetivos mais amplos do período de instrução; visa à atribuição de notas; fornece feedback ao aluno (informa-o quanto ao nível de aprendizagem alcançado), se este for o objetivo central da avaliação formativa; e presta-se à comparação de resultados obtidos com diferentes alunos, métodos e materiais de ensino.

Vídeo Sobre Avaliação do Currículo:

O Currículo na Lei 5.692/71

Retomando mais especificamente a questão legal, a proposição curricular apresentada pelas leis 5692/71 fundamenta-se em contexto sociais, políticos e econômicos adversos, haja vista que na primeira, o currículo é o mote central na questão do desenvolvimento econômico e, na última, é relativizado em função da prescrição de uma sociedade democrática.

slide2-5331796-8722658-9728563

O currículo previsto pelas leis, vale apontar, é um campo de lutas para a produção de significados e de uma política cultural satisfatória aos objetivos da nação; é uma arena de conflitos na qual moldas e a formação de múltiplas identidades, úteis ao desenvolvimento econômico e social.

Doutrina e Características

Uma doutrina curricular forte e bem definida, a análise das leis pode nos indicar tendo em vista o momento político, histórico e econômico em que foram promulgadas. Fica mais que nunca evidente a não-neutralidade do currículo nas questões educacionais, cabendo certamente a definição deste como um campo de luta onde se desdobrem os conhecimentos e práticas considerados relevantes para determinadas sociedades em determinada época. Resta pensar no quanto o currículo prescrito pela lei, uma vez mediado pelo conhecimento escolar e cientificamente remodelado para atuar no tempo e espaço específicos da escola, exerce papel de intermediário do progresso de uma nação.

Proposições mais Recentes para o Desenvolvimento do Currículo em âmbito Internacional

A definição de finalidades educativas escolares antecede e norteia decisões sobre políticas educacionais, orientações curriculares, objetivos de formação dos alunos, seleção de conteúdos, ações de ensino-aprendizagem, formas de funcionamento das escolas, diretrizes de formação de professores e políticas de avaliação dos sistemas de ensino e das aprendizagens escolares. Ao mesmo tempo, as finalidades são as referências principais dos critérios de qualidade do ensino para programas e projetos dos sistemas educacional e, por consequência, para as escolas e professores.

Vídeo Sobre O Currículo na Lei 5.692/71:

FIM

Chegamos ao fim de uma lista que foi recheada de conteúdos, e hoje falamos de Currículo e Educação com suas características. Se você gostou do assunto e do texto, compartilha nas redes sociais, e ajude a divulgar nossos trabalhos. Você também pode acessar as nossas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.