Da pré-história às primeiras civilizações

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com o nosso modo de falar, com base no uso de práticas históricas, e nesse post vamos trabalhar com o tempo “Da pré-história às primeiras civilizações”.

Onde vamos mostrar o modo de se relacionar das pessoas baseada em práticas históricas, que demonstram como estão se sentindo.

Da pré-história às primeiras civilizações

A história que vem da pré historia as primeiras civilizações é uma grande mudança desde o começo, onde os povos criaram seus costumes e culturas e foram aprendendo diversas outras coisas ao longo dos tempos.

As primeiras civilizações foi um período de muita confusão onde os povos começavam a se acostumar uns com os outros e tentar ter um estilo de vida abundante.

O que é a história

História é a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço concomitantemente à análise de processos e eventos ocorridos no passado.

historia-1099582-5346896-5145994

O termo “História” também pode significar toda a informação do passado arquivada em todas as línguas por todo o mundo, por intermédio de registos históricos

Papel do Historiador

O papel do historiador é estudar e entender se realmente a historia relatada é verdade e se tem fundamentos, os historiadores antigos tinham o papel de guardar as informações históricas para que o resto da humanidade tenha conhecimento desse assunto.

Vídeo sobre O que é a história e qual o papel do historiador?:

Os homens e a caça

Os homens tem uma grande relação com caça de animais pois sem a caça não ia ter alimentos para suas famílias.

como-entender-os-homens-1200x900-2150831-2926312-1592815

A caça era feita em tempos antigos com armas feitas artesanalmente, que podiam ser flechas, arapucas e outros.

Caça

Caça é a prática de matar ou capturar animais; perseguindo, prendendo ou rastreando-os intencionalmente para tais fins. Os alvos da caça são normalmente animais selvagens, mas existem ocorrências em animais domésticos. Historicamente, os seres humanos agiram como caçadores por diversos motivos, como lazer, controle de população animal(ou daquelas consideradas pestes), alimentação, comércio e até defesa pessoal e de bens.

Vídeo sobre os homens e a caça:

A origem do homem americano

A ideal mais aceita propõe que o ser humano chegou ao continente americano atravessando uma ponte de gelo ou terras emersas na região do Estreito de Bering, entre os atuais Estados Unidos e Rússia.

pintura-rupestre-em-paredc3a3o-4641621-7113244-4353091

Alguns cientistas afirmam que a chegada dos primeiros grupos teria acontecido há cerca de 20 mil anos, durante a última glaciação, época em que a temperatura do planeta esteve extremamente baixa e as geleiras avançaram dos pólos em direção ao equador.

Ocupação e povoamento das Américas

Esses povos teriam vindo das atuais Mongólia e Sibéria, na Ásia, seriam caçadores e estariam perseguindo suas presas quando fizeram a travessia para a América do Norte. Tudo indica que, naquele momento, o nível do mar estava aproximadamente 150 metros mais baixo do que atualmente, formando assim uma sólida faixa de gelo.

Vídeo sobre a origem do homem americano:

Pré-história brasileira

É o período antes do famoso descobrimento do Brasil, ou melhor o período que vem antes de 1500.

ca035-1166437-5024241-4009248

A presença humana no território hoje ocupado pelo Brasil data de 12 mil anos, conforme evidências arqueológicas. As primeiras descobertas para a reconstrução da pré-história brasileira começaram há cerca de um século na região de Lagoa Santa, em Minas Gerais.

Sítios Arqueológicos Brasileiros

No Boqueirão da Pedra Furada, um grupo de arqueólogos notificou a presença de facas, machados e fogueiras com aproximadamente 48 mil anos. Na região da Lagoa Santa, em Minas Gerais, foi encontrado o fóssil Luzia, de 11,5 mil anos.

Vídeo sobre Pré-história brasileira:

Neolítica

Neolítico ou Período da Pedra Polida é o período histórico que vai aproximadamente do X milênio a.C., com o início da sedentarização e surgimento da agricultura, ao III milênio a.C., dando lugar à Idade dos Metais.

recados-facebook-imagens-da-pre-historia-1dfec5-1331528-2642086-2147775

As primeiras aldeias eram criadas próximas de rios, de modo a usufruir da terra fértil (onde eram colocadas sementes para plantio) e água para seres humanos e animais.

Revolução agrícola

Revolução Agrícola, foi a transição em grande escala de muitas culturas humanas do estilo de vida de caçador-coletor e nômade para um agrícola e sedentário fixo, tornando possível uma população cada vez maior.

Vídeo sobre Neolítica e a revolução agrícola:

Mesopotâmia

É a área do sistema fluvial Tigre-Eufrates, o que nos dias modernos corresponde a aproximadamente a maior parte do atual Iraque e Kuwait, além de partes orientais da Síria e de regiões ao longo das fronteiras Turquia-Síria e Irã-Iraque.

mapa-mesopotamia-450x335-9925363-4478895-1101602

Foi um dos berços da civilização pelo mundo ocidental, a Mesopotâmia da Idade do Bronze abrigava a Suméria, além dos impérios Acadiano, Babilônico e Assírio, todos nativos ao território do atual Iraque.

Começo da civilização

As primeiras civilizações se formaram a partir de quando o homem descobriu a agricultura e passou a ter uma vida mais sedentária, por volta de 4.000 a.C. Essas primeiras civilizações se formaram em torno ou em função de grandes rios: A Mesopotâmia estava ligada aos Rios Tigre e Eufrates, o Egito ao Nilo, a Índia ao Indo, a China ao Amarelo.

Vídeo sobre Mesopotâmia e o começo da civilização:

A civilização egípcia

A Civilização Egípcia foi uma das mais importantes civilizações que se desenvolveram na região do Crescente Fértil. Instalada no extremo nordeste da África, numa região caracterizada pela existência de desertos e pela vasta planície do rio Nilo.

naom_5a9d37174eadb-3444947-2563446-6531489

A Civilização Egípcia formou-se a partir da mistura de diversos povos, entre eles, os hamíticos, os semitas e os núbios, que surgiram no Período Paleolítico.

Vídeo sobre a civilização egípcia:

A civilização Núbia

Núbia é a região situada no vale do rio Nilo que atualmente é partilhada pelo Egito e pelo Sudão mas onde, na antiguidade, desenvolveu-se na mais antiga civilização da África, baseada na civilização anterior do Alto Egito, e tanto que Napata antes de ser a capital da Núbia independente da sua metrópole colonial egipcia, era uma mera colonia egípcia ao sul de Assuã, anexada durante o Médio Império.

necropolidacidadedemenfis-4372620-2311861-1062042

v

Aparentemente os núbios eram filhos de colonos sul-egípcios com escravas nilóticas, que deu origem ao Reino de Cuche, que existiu entre o III milênio a.C. e o século IV d.C. da nossa era. Este reino foi então dominado pelo Reino de Axum e aparentemente, os núbios formaram novos pequenos estados fora da região ocupada.

Desde o começo

Na época do Egito faraônico, a Núbia era uma região que separava esse país da África subsaariana. Atualmente, seu território se encontra dividido entre o Egito e o Sudão. Núbia é uma antiga região no nordeste da África, situada ao longo do rio Nilo, desde a primeira catarata até as proximidades de Khartum, no atual Sudão. Além do vale do Nilo, incluía as áreas desérticas a leste até o mar Vermelho e a oeste até o deserto da Líbia. Habitada por povos nilóticos negros, a Núbia constituiu ao longo de milênios um ponto de encontro entre as civilizações egípcias – e, por conseguinte, o mundo mediterrâneo – e os povos negros da África.

Vídeo sobre a civilização Núbia:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde fala das Estudo das práticas históricas, falando e explicando como foi feito até os dias atuais, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.