Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – Roteiro de atividades

Fala, pessoal! O tema de hoje é o Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Espero que gostem!

Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – 26 de agosto

O dia da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão apresenta uma excelente oportunidade de trabalhar cidadania através de textos históricos e reforçar a culturas dos alunos sobre história e direitos.

Dia internacional da declaração dos direitos do homem e do cidadão – roteiro de atividades

Neste dia, as atividades desenvolvidas poderão estar relacionadas às disciplinas de português, línguas, geografia, história e artes.

Os alunos poderão trabalhar gênero textual histórico, compreender a trajetória dos direitos do homem e do cidadão, desenvolver habilidades em línguas, adquirir conhecimento sobre cidadania, bem como trabalhar com as mãos em atividades educativas e artísticas.

Brainstorm

Para a oficina de ideias o professor apresentará para os alunos um cartaz escrito “diretos do cidadão”. O professor pregará o cartaz no quadro e convidará os alunos a falarem tudo o que sabem sobre o tema. Um aluno anotará todas as ideias no quadro. Ao final do brainstorm o professor direcionará a discussão para a história da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Atividade de Leitura

Para a atividade de leitura, os alunos serão introduzidos à história da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Os livros texto de história poderão ser utilizado como base para esta atividade, mas sugerimos também a  leitura o seguinte texto online disponível no site da Universidade de São Paulo – USP.

Aspectos históricos, geográficos, identificação dos gêneros históricos bem como o trabalho com palavras na língua inglesa poderão ser aplicados nesta atividade. O professor poderá auxiliar no processo de pesquisa e tirar as dúvidas dos alunos enquanto ocorre a atividade.

Produção Textual

A partir dos aspectos trabalhados na atividade anterior, os alunos serão convidados a escreverem um texto com as próprias palavras contando a história da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Após a finalização da produção escrita, os alunos deverão montar cartazes em equipe, explicando de maneira lúdica tudo o que escreveram em seus textos, anotando em tópicos os direitos e desenvolvendo figuras e desenhos para melhorar a compreensão do conteúdo aprendido. Recursos como cartolina, papelão, folhas coloridas, imagens, canetas coloridas, cola, dentre outros deverão estar à disposição dos alunos.

Feedback

Para a atividade de feedback, cada cartaz será avaliado com algumas das ferramentas de feedback deste e-book em “muito bom” ou “pode melhorar”. Os alunos poderão ainda ter um momento de reunião com toda a sala para conversaram de maneira descontraída sobre os pontos aprendidos nesta atividade.

Os direitos do cidadão deverão permanecer escritos nos cartazes e colados na sala de aula para relembrar os alunos de toda a história que envolveu a legalidade destes direitos e a importância que eles têm até hoje no nosso dia a da.

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!

45-atividades-para-datas-comemorativas-5511376-9584766


btn-buy-green-4519907-6627989-5537654

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais!

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Abraços e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.