Desafios da Sala de aula

Oi pessoal, o post de hoje vai falar sobre Desafios da sala de aula. Vamos discutir os desafios que os professores enfrentam em sua diária de sala de aula!

Desafios da Sala de aula

Desafio. Uma palavra interessante, que denota vários sentidos. Temos na vida vários desafios, alguns diários e menores, outros a longo prazo e bem maiores. Todos eles existem para ser vencidos, senão não seriam desafios.

desafios-de-sala-de-aula-3245374-8514105

Quando pensamos nos desafios de uma sala de aula, quase que imediatamente vem à nossa mente as condições precárias do ensino no Brasil, a desvalorização do professor, escolas caindo aos pedaços e sem condições de funcionamento. Os desafios são grandes, mas não param por aí.

Desafios da Sala de aula – Comunicação

Quando falamos da escola e da sala de aula, podemos listar muitos desafios. Há os que são cotidianos, aqueles que muitas vezes enfrentamos até mesmo de forma instintiva. Um aluno indisciplinado, uma turma agitada, uma reunião de pais desgastante. Também há aqueles que nos provocam. Esses são os mais interessantes.

Vamos começar com os desafios de comunicação. Há professores que se queixam que os alunos não os entendem e vice-versa. Eis ai um desencontro nos discursos. É desafiador compreender o discurso do outro através do seu próprio discurso. Não há ensino e aprendizado sem diálogo, isso é fato.

Desafios da Sala de aula – Tecnologias

Um outro desafio é se integrar à velocidade com que as tecnologias chegam na sala de aula. Até há 10 anos atrás, celular era coisa de adulto. Hoje, as crianças do jardim de infância carregam seus próprios aparelhos. Como lidar com isso? São duas coisas bem diferentes: uma é adaptar as aulas a essas tecnologias, outra, é aprender a lidar com elas.

Desafios da Sala de aula – Interdisciplinaridade

Os temas transversais propostos pelos PCNs trouxeram para as salas de aula assuntos desafiadores. Sexualidade, respeito, cidadania, meio ambiente, sustentabilidade, dentre outros, precisam estar integrados e atravessando os demais conteúdos. Isso, para alguns professores, é uma tarefa delicada. É preciso compreender o universo do aluno, quais as suas experiências e expectativas.

As escolas estão povoadas de multiplicidades e identidades. Eis ai um outro grande desafio para a sala de aula. Como lidar com tantas realidades, histórias e concepções de mundo? O professor precisa construir sua prática levando em consideração toda e qualquer bagagem dos alunos.

Desafios da Sala de aula – Estrutura e contexto

Não nos esqueçamos também dos desafios objetivos do cotidiano. Há escolas espalhadas por todo esse país que sequer possuem carteiras adequadas para seus alunos acompanharem as aulas. Há crianças que vão para a escola por causa da merenda, já que não dispõe de alimentação suficiente em suas casas. Também há escolas que recebem crianças e adolescentes em situação de risco, vítimas ou promotores da violência no meio em que vivem.

Lidar com essas situações de forma equilibrada não é fácil e, infelizmente, nenhum professor recebe durante a sua formação as orientações necessárias para viver a vida do lado de fora das universidades. Os estágios supervisionados são importantíssimos, mas nem sempre contemplam escolas em áreas de risco ou nas áreas rurais, por exemplo.

Os desafios da sala de aula requerem o entendimento sobre relações interpessoais, tolerância, respeito, generosidade e cuidado. E esses valores não devem partir somente do professor. Ele será o mediador que trará para dentro do seu espaço de trabalho esses elementos, ensinando-os aos alunos.

Vou exemplificar: imaginemos uma turma indisciplinada. Para muitos professores, trata-se de um problema praticamente impossível de solução, a menos que métodos tradicionais e contundentes sejam estabelecidos. A relação passa a ser pesada, autoritária, desigual. Onde está a função primordial da educação, que é o crescimento pessoal?

O professor que está consciente e aceita o desafio certamente buscará alternativas mais positivas para a solução do problema dessa mesma turma. Ele trará um outro olhar sobre essa característica desse grupo de alunos. Pensará propostas mais dinâmicas e envolventes de atividades, trabalhará o conjunto de significados do aprendizado, canalizará a energia da indisciplina para o crescimento pessoal de cada aluno.

Desafios da Sala de aula – Motivação

Não existe sala de aula sem desafios, assim como não existe crescimento sem a provocação. E quando somos provocados algum movimento acaba acontecendo. Os desafios da sala de aula não podem ser utilizados como fator de desânimo e justificativa para que a escolarização seja concebida como um ritual necessário e de passagem na vida de qualquer pessoa.

Os desafios da sala de aula existem para nos impulsionar na busca de novas soluções, caminhos alternativos, estratégias de ensino e aprendizado que atendem as necessidades de nossos alunos. Vencer esses desafios faz parte do crescimento pessoal de todos. Vale a pena quando olhamos para trás e percebemos o quanto caminhamos e crescemos juntos.

Que a sala de aula seja canteiro de sementes geradas pelos desafios do dia a dia. Que sejamos eternos desafiadores e desafiados, na busca de uma educação com significado!

Fim do post sobre Desafios da Sala de aula

Obrigada por ter acompanhado esse post sobre desafios da sala de aula. Espero que tenha correspondido às suas expectativas e que essa discussão acima tenha lhe somado algo. A ideia do Demonstre é sempre está discutindo a realidade do professor numa perspectiva crítica.

Contribua com o Blog dando sua opinião e sugestão para o blog está sempre melhorando a cada dia!

Você também pode gostar de:

https://demonstre.com/como-dar-uma-boa-aula/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.