Olá, pessoal, hoje teremos o post Desafios de um pedagogo homem – Machismo no Brasil, este post faz parte da série de posts sobre educação e temas relacionados do Demonstre.
Aa pedagogia é uma profissão ocupada ainda nos dias de hoje ocupada por mulheres. Quando um homem entra nesse universo da pedagogia ele enfrenta meuitos desafios que deveriam ser ficado no século passado…
A ideia de um homem pedagogo ainda causa estranhamento e aversão da nossa sociedade ainda predominantemente maxista e que vem apresentando muitos movimentos de mudança dessa realidade.
Na escola que você trabalha, ou na escola que seu filho estuda de Ensino Infantil, quantos são os professores homens? A equipe pedagógica é formada principalmente por homens ou mulheres? Mas por que existe um número tão remoto de homens na Educação Infantil?
A presença de um maior número de mulheres que de homens nesse caso, refere-se a significativa distinção de gênero na divisão das tarefas sociais que causa um grande impacto na realização de alguns trabalhos, dentre eles, o trabalho de professor pedagogo na Educação Infantil.
O fato de encontrarmos tão poucos homens trabalhando na Educação Infantil é mais um ponto no qual conseguimos perceber como a sociedade ainda associa a mulher com o cuidado das crianças. Na Educação Infantil, existe uma tradição chamada de “maternagem”, que é sempre associada as mulheres, mas que estão procurando mudar gradativamente.
Abaixo, o vídeo do professor Felipo Bellini falando sobre Desafios de um pedagogo homem – Machismo no Brasil:
FELIPO BELLINI, é professor e tradutor de inglês formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pela Universidade de Cambridge. O professor Felipo Bellini possui mais de 10 anos de ensino em instituições de ensino básico e de ensino superior público e privado. Também criou o cursinho preparatório para a entrada em Instituições de ensino Federal, os IFs, o cursinho Garra, que obteve grandes resultados de aprovação. Além é claro de autor deste blog que vos fala, o Demonstre. Um empreendedor social que sempre busca a melhoria e a busca de inovações na área de educação.
Se você gostou desse post sobre Desafios de um pedagogo homem – Machismo no Brasil, não deixe compartilhar em suas redes sociais!
Se possui sugestões de outros temas legais não deixe de colocar nos comentários do post!
Você também pode gostar de:
Youtube do professor Felipo Bellini: https://bit.ly/2Oq3aPL
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta