Desenhos da Dora Aventureira

0
Avalie este artigo!

Baixe nossas atividades em alta qualidade!

Desenhos da Dora Aventureira vai trabalhar a habilidade de desenhar que é uma atividade natural extremamente importante e que incentiva o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades. Trouxemos aqui desenhos da Dora Aventureira para colorir.

Desenhos para imprimir e colorir da Dora Aventureira

Desenhar e colorir são formas de expressão pessoal por excelência das crianças, que nem sempre conseguem se exprimir adequadamente por meio da fala ou da escrita.

O simples ato de colorir pode ser terapêutico para muitas crianças, sendo uma atividade utilizada em muitos hospitais, centros de aprendizagem e instituições para possibilitar o “descarregar” de emoções, sentimentos e frustrações.

Colorir é uma diversão, mas também aperfeiçoa as capacidades motoras das crianças, pois além de se entreterem quando colorem, interagem com marcadores, tintas, lápis de cor, de cera e papel, trabalham e a fortalecem os músculos das mãos.

Colorir exige uma coordenação básica e um esforço conjunto entre os músculos dos braços e os das mãos que, uma vez desenvolvidos, permitirão às crianças executarem atividades mais exigentes, sem maiores dificuldades.

Dora Aventureira  – Desenhos

Representação a lápis, a tinta etc., de objetos e figuras, de paisagens etc, sendo uma arte que permite efetuar essas representações: curso de desenho. Delineação dos contornos das figuras.Disposição, ordenação geral de um quadro.

A série apresenta as aventuras da jovem Dora e Botas, seu amigo macaco. Em cada episódio, os telespectadores se juntam a eles para uma aventura em um mundo animado e dentro de um computador.

Desenhos para imprimir e colorir

A criança ao desenhar desenvolve a autoexpressão e atua de forma afetiva com o mundo, opinando, criticando, sugerindo, através da utilização das cores, formas, tamanhos, símbolos, entre outros.

1. É uma atividade relaxante

Com um comprovado caráter lúdico, colorir desenhos também é uma atividade que prima pela sua capacidade de relaxar as crianças que a ele se dedicam, nomeadamente por conta da questão da serenidade necessária ao processo de mistura e escolha das cores e da combinação entre si no processo de preenchimento do desenho.

2. Potencia a aprendizagem da criança

Crianças que se dedicam a colorir desenhos em livros estão automaticamente mais expostas a novos estímulos de aprendizagem, já que desenvolvem competências como a coordenação e o raciocínio lógico no processo de coordenação das cores e tonalidades a serem utilizadas.

3. Aumenta a capacidade de memorização

Outro benefício que diz respeito ao ato de colorir desenhos é o aumento da capacidade de memorização – diferencial este que é possível aferir nas situações em que a criança é capaz de identificar um desenho que já tenha visto ou quando analisa combinações de cores em contextos em que as mesmas já tenham sido utilizadas.

4. Melhora a capacidade de concentração

Quando a criança está ocupada a colorir desenhos, o cérebro tende a sofrer modificações nas redes neurais ligadas ao comportamento e, consequentemente, o nível de adrenalina sofre uma redução – facto que conduz a uma melhoria das capacidades cognitivas, nomeadamente a concentração.

5. Desenvolve a criatividade

A arte de colorir livros é um dos meios mais eficazes no que respeita ao desenvolvimento da criatividade, já que a cada desenho corresponde um processo de reflexão sobre o seu significado e, mediante essa interpretação pessoal (mesmo que ele seja objetivo), a escolha das cores e tonalidades que melhor o valorizam esteticamente. Esse caminho de busca de harmonização em consonância com o gosto pessoal é, portanto, um veículo de otimização das capacidades cognitivas e um ótimo elixir para a imaginação e capacidade de criação.

6. Promove a qualidade do sono

Conforme explicado anteriormente, o ato de colorir desenhos é relaxante e, por esse mesmo motivo, leva a que a criança fique mais descontraída, sobretudo perto da hora de ir dormir. Ao experimentar um estado de relaxamento geral, ela consegue dormir bem e, por conseguinte, ter uma melhor qualidade de sono (isto é, registando um maior número de horas de descanso seguidas, sem interrupções).

7. Estabiliza o humor

Outro ponto muito positivo referente ao preenchimento de cor de desenhos por parte do público infantil reside no facto de essa atividade ser estimulante de emoções positivas – particularizando, o processo de escolha de cores induz a estados de espírito positivos, marcados pela alegria e satisfação. Posto isto, a criança experimenta uma maior sensação de prazer, passa a sentir-se mais bem-disposta e, consequentemente, experiencia um maior equilíbrio interior.

8. Desenvolve a sensibilidade artística

Com relação ao processo de preenchimento de cor dos desenhos, essa é sem dúvida uma das ações mais efetivas no que diz respeito à criação e desenvolvimento da sensibilidade artística (não só para a pintura como também com relação a outros tipos de arte) e, por isso, é encarada como um meio simultaneamente lúdico e educativo nesse âmbito.

9. É uma atividade econômica

Tendo em conta a crescente penetração e influência da tecnologia nas brincadeiras e atividades lúdicas das crianças – cada vez mais permeadas pelo uso de dispositivos eletrônicos que consomem internet e energia -, pode considerar-se que colorir desenhos é um meio de entretenimento econômico, já que demanda somente um livro ou folhas com desenhos e material de preenchimento (canetas, lápis, aquarelas, entre outros) para os colorir.

Fim dos desenhos da Dora Aventureira

Se você gostou, compartilhe a ideia, deixe seu comentário ou crítica.

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou dessa lista, e quer mais, temos diversas outras para alegrar a garotada. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Se você é autor de uma dessas imagens e deseja ser creditado ou retirar a mesma do blog, entre em contato nos comentários.

Deixe um comentário