Atividades para o Dia da Comunidade Luso-brasileira – 22 de Abril

Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia da Comunidade Luso-brasileira, vamos lá?

Atividades para o Dia da Comunidade Luso-brasileira – 22 de Abril

Esta data serve para lembrar a fraternidade entre Portugal e Brasil, através do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, também conhecido como “Estatuto de Igualdade”, assinado em 22 de abril de 2000.

A data é extremamente simbólica, pois era o ano que marcou os 500 anos da chegada dos primeiros portugueses em território nacional.

Brasil e Portugal, devido ao contexto histórico, possuem grandes semelhanças culturais. Muitas tradições que atualmente marcam o povo brasileiro, nasceram a partir da influência dos portugueses, durante o período da colonização.

Também na culinária com os pratos a base de bacalhau e mesmo a feijoada são de origem portuguesa.

Além do idioma, Brasil e Portugal são “nações irmãs” com diversas semelhanças, como a arquitetura, os traços étnicos, o folclore, a religião, o idioma, etc.

Após a independência, o Brasil acolheu diversos portugueses que vinham em busca de uma vida melhor e se tornaram comerciantes, profissionais liberais, agricultores, estreitando os laços entre ambos os países.

O que é o Dia da Comunidade Luso-brasileira?  

O dia da Comunidade Luso-brasileira é um ótimo período para tratar com os alunos as características compartilhadas em português e brasileiros, mostrando que os aspectos históricos do descobrimento do Brasil influenciaram na relação entre essas duas culturas.

As características dessa comunidade serão abordadas. Assim, essa atividade poderá ser conduzida por professores de português, história, geografia ou pedagogos.

22 de abril – Dia da Comunidade Luso-brasileira

Atividades introdutórias sobre o Dia da Comunidade Luso-brasileira – 22 de Abril

Para o nosso brainstorm é interessante reunir os alunos em círculo e perguntar sobre o que é a comunidade luso-brasileira. Elementos visuais como imagens dos países Brasil e Portugal, notícias e outros poderão ser distribuídos entre os alunos, para que eles possam pegar e passar de um para o outro. Uma vez que tenha ocorrido a roda de perguntas, os alunos devem anotar no caderno tudo o que sabem sobre essa comunidade e o que gostariam de aprender sobre o tema, montando assim um roteiro de estudos.

Atividade de Leitura para o Dia da Comunidade Luso-brasileira

Para a atividade de leitura sugerimos que o professor trabalhe com os alunos textos sobre essa comunidade. Uma pesquisa no laboratório de informática poderá ser conduzida, assim como pesquisa nos livros texto de história e geografia. Essa atividade deve ser proposta com o caderno de anotações ao lado, para que o aluno anote informações que considere relevante.

Sugestões de links:

https://mundolusiada.com.br/colunas/sociedade-brasileira/dia-da-comunidade-luso-brasileira/
https://comunidadelusobrasileirama.org.br/
https://comunidadelusobrasileirama.org.br/index.php/pages/48-eduardo-braide-destaca-importancia-da-comunidade-luso-brasileira-em-visita-ao-consulado-de-portugal-no-maranhao
Atividades para o dia da comunidade luso-brasileira – 22 de abril

Atividade de Produção textual para o Dia da Comunidade Luso-brasileira – Gênero Características da Comunidade Luso-brasileira (colagem)

Nesta etapa os alunos serão convidados a desenvolverem uma lista com as “Características da Comunidade Luso-brasileira”. Os alunos deverão trabalhar em grupos, mas cada aluno terá a sua lista. Também sugerimos que a atividade seja acompanhada da realização de uma colagem sobre o tema. Materiais didáticos como revistas, cartolinas e material de desenho deverão estar à disposição dos alunos.

Atividade de Avaliação para o Dia da Comunidade Luso-brasileira

Para a atividade de feedback, cada grupo deverá apresentar para a turma a sua lista de características. Depois, o professor poderá passar algumas das ferramentas de feedback no final deste e-book ou optar por uma avaliação feita de maneira descontraída enquanto os alunos contam o que aprenderam com esta proposta.

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

capa-ebook-atividades-de-abril-1-7497954-9176355

O diferencial do produto está em conseguir se adequar as novas necessidades da educação brasileira, trazendo um método revolucionário e conseguindo atingir a o professor e seus alunos de maneira que a liberdade criativa e a atuação docente sejam próprias, inovadoras e embasadas.

Interessado? Da uma olhada nesse nosso ebook de atividades para o mês de Abril:

https://hotmart.com/product/51-atividades-para-o-mes-de-abril-datas-comemorativas/B12518692G

Fim das Atividades para o Dia da Comunidade Luso-brasileira

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.