Dia da Cruz – Plano de Aula

Olá, hoje nosso tema será o Dia da Cruz. Confira nosso plano de aula. Boa leitura!

14 de setembro – Dia da Cruz – Plano de Aula

No dia 14 de setembro comemora-se o Dia da Cruz, celebrada como um instrumento de salvação, relembrando a crucificação de Jesus, um dos elementos centrais da fé cristã. Este dia pode ter nomes diferentes dependendo da denominação ou crença religiosa.No dia 14 de setembro comemora-se o Dia da Cruz, celebrada como um instrumento de salvação, relembrando a crucificação de Jesus, um dos elementos centrais da fé cristã. Este dia pode ter nomes diferentes dependendo da denominação ou crença religiosa.

3-8-3278581-9839228

Nesta data iremos trabalhar em sala de aula a cultura dos alunos e abordar uma figura católica. Assim, a atividade abordará produção textual, pesquisa e identidade religiosa. As disciplinas de português, religião e história serão beneficiadas nesta data.

Brainstorm Para o Dia da Cruz

Para a oficina de ideias o professor reforçar a apresentação do “dia da cruz”, contando que neste mês comemoramos diferentes aspectos Igreja Católica, e dentre eles, o símbolo da cruz. Com um cartaz escrito a palavra “CRUZ”, o professor irá perguntar o que os alunos sabem sobre aquela palavra. A conversa descontraída deverá ser conduzida até se chegar ao nome “Jesus”. Se este nome não surgir anteriormente, o professor poderá auxiliar com sugestões. Após esse momento, o professor realizará uma breve introdução sobre o tema abordará a data que se comemora este símbolo.

Atividade de Leitura Para o Dia da Cruz

Para realizar a atividade de leitura os alunos serão conduzidos a textos históricos e informativos sobre Jesus. Sugerimos inclusive a leitura da Bíblia como fonte de pesquisa para esta atividade.Para realizar a atividade de leitura os alunos serão conduzidos a textos históricos e informativos sobre Jesus. Sugerimos inclusive a leitura da Bíblia como fonte de pesquisa para esta atividade.

3-9-4129102-8146952

Após a leitura, os alunos se reunião em grupo e discutirão o que mais os interessou na leitura, criando uma lista de interesses. O símbolo da cruz deverá aparecer na discussão, relembrando a crucificação de Jesus.

Produção Textual Para o Dia da Cruz

Para a atividade de produção escrita, cada grupo será responsável por criar um parágrafo sobre a vida e história de Jesus com as próprias palavras. O professor direcionará qual parte cada grupo deve abordar (exemplo: infância, religião, contato com Deus, milagres e crucificação). Ao final desta produção textual, os alunos irão fixar em um cartaz as partes do texto na ordem indicada.

Feedback Para o Final da Sua Aula Sobre o Dia da Cruz

Para a atividade de feedback os alunos irão colar o cartaz no mural da sala e baseando-se no cartaz irão encenar a vida de Jesus, em um breve teatro. Nesta etapa os alunos poderão desenvolver o cenário e o figurino com tintas, folhas em branco e coloridas, cartolinas, tecidos, pincéis, canetas coloridas, purpurina, cola branca, revistas, tesoura, barbante, dentre outros. Ao final do teatro, sugerimos utilizar alguma das nossas ferramentas de feedback no final deste e-book.

Compartilhe nosso plano de aula nas suas redes sociais.

Obrigado por nos acompanhar. Aproveite e confira nossos outros planos de aula sobre datas comemorativas. Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.