Atividades para o Dia da Integração Nacional – 31 de Março

Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia da Integração Nacional, vamos lá?

Atividades para o Dia da Integração Nacional – 31 de Março

Esta é uma data que serve para conscientizar a população sobre a importância de cobrar os políticos e administradores públicos sobre o objetivo primordial do Ministério da Integração Social: diminuir a desigualdade social e econômica entre as diversas regiões brasileiras.

A integração nacional tem o princípio de desenvolver estratégias que auxiliem no desenvolvimento sustentável das economias de cada uma das regiões brasileiras. No Brasil, sabe-se que as grandes concentrações de poder e capital estão nas regiões Sul e Sudeste, enquanto há um gigantesco abismo em comparação com as outras áreas do país.

Devido aos grandes contrastes existentes no Brasil, sejam climáticos, culturais ou mesmo ambientais, juntamente com os séculos de privilegiamento das regiões Sul e Sudeste (devido ao Império e República), atualmente torna-se uma luta muito difícil para que todas as regiões consigam estar minimamente equilibradas. Faz parte da contribuição de todo o cidadão brasileiro a contínua cobrança dos devidos responsáveis para projetar e agir em prol do desenvolvimento de todas as regiões de modo igualitário.

O Ministério da Integração Nacional do Brasil foi criado em 1999, através da medida provisória nº 1.911-8, que posteriormente se transformou na lei nº 10.683/2003.

O que é o Dia da Integração Nacional?

O dia da Integração Nacional é comemorado no dia 31 de março e relembra a importância de diminuir a desigualdade social e econômica entre as diversas regiões do Brasil. Trabalhando este tema em sala de aula, o professor oferece ao aluno a oportunidade de aprender estratégias que auxiliem no desenvolvimento sustentável das regiões do nosso país, com foco nas necessidades de cada região.

Essa data possibilita que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, escrita, desenvolvimento sustentável e criatividade. Durante esta atividade vamos desenvolver minimodelos de desenvolvimento sustentável para a população. A atividade poderá ser conduzida por professores de português, geografia, história e pedagogos.

31 de março – Dia da Integração Nacional

Atividades introdutórias sobre o Dia da Integração Nacional – 31 de Março

Na oficina de ideias, sugerimos que o professor leve para a sala de aula um mapa do Brasil e coloque no centro da sala. Com os alunos reunidos em círculo, o professor poderá perguntar “como é o desenvolvimento econômico e social das diferentes regiões do Brasil?”. Os alunos deverão responder de forma descontraída e interessada na atividade.

A cada resposta correta, o professor poderá apresentar imagens de cada região, explicando um pouco mais sobre o tema. Os alunos estarão livres para fazer perguntas e interagir. Ao final o professor apresentará o “Dia da Integração Nacional”.

Atividade de Leitura para o Dia da Integração Nacional

Para a atividade de leitura, os alunos deverão ser divididos em grupos de até 5 alunos (dependendo do tamanho da turma). O professor será responsável por distribuir textos sobre a criação de modelos de desenvolvimento sustentável no Brasil. Os alunos serão orientados a fazerem uma leitura em silenciosa e outra leitura em voz alta, dentro do grupo. Por cerca de 10 minutos os alunos poderão refletir e discutir sobre os textos.

Link de apoio:

Atividades para o dia da integração nacional – 31 de março

Atividade de Produção textual para o Dia da Integração Nacional – Gênero Modelo de Desenvolvimento Sustentável

Para a atividade de produção, sugerimos a criação de um modelo de desenvolvimento sustentável para cara região do Brasil. O professor deverá previamente trabalhar os elementos textuais necessários para esse tipo de texto. Os alunos deverão trabalhar em grupos e escrever um modelo sustentável com base nas maiores necessidades de cada região do país. Os alunos estarão livres para escolher as regiões, norte, nordeste sudeste, sul, centro-oeste. Se houverem dúvidas, os alunos poderão contar com o apoio do professor.

Atividade de Avaliação para o Dia da Integração Nacional

Para a atividade de avaliação sugerimos a leitura e explicação dos modelos de desenvolvimento sustentável e o uso de uma ferramenta de avaliação (confira mais no final deste e-book). Cada grupo será orientado a ler a sua produção textual para a turma. O professor está livre para escolher a melhor dinâmica de leitura para a sala. Ao final, sugerimos a aplicação da ferramenta de avaliação das estrelas. Os alunos serão convidados a apontar quantas estrelas a atividade merece (de 0 a 5).

copy_capa_ebook_atividades_de_marco_1-7407717-8983353

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

Esse ebook tem 183 páginas, com 49 sequencias de atividades completas para você trabalhar com seus alunos! https://pages.hotmart.com/j12075747h/49-atividades-para-o-mes-de-marco-datas-comemorativas

comprar_agora-9427054-7618410

Fim das Atividades para o Dia da Integração Nacional

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.