Olá, hoje trago para vocês um plano de aula sobre o Dia da Lei Eusébio Queirós. Um tema muito importante para despertar a reflexão da cultura do país. Boa leitura!
O dia da Lei Eusébio Queirós tem grande relevância no cenário histórico e cultural do nosso país, por estabelecer medidas para a repressão do trafico de africanos no Brasil Império. Assim, esta data traz para a sala de aula uma reflexão sobre a cultura e a história brasileira.
Nesta atividade, abordaremos a escravidão, o tráfico de africanos e os impactos sociais da abolição deste tráfico na história brasileira. Nesta atividade, o aluno desenvolverá a construção de uma identidade cultural e histórica. Professores das disciplinas de português, história, artes, línguas e pedagogos poderão utilizar esta atividade em sala de aula.
Para a oficina de ideias o professor irá escrever no quadro negro uma lista de povos africanos que foram traficados para o Brasil, na época do Império. Ao apresentar o nome de cada um dos povos, o professor poderá distribuir entre os alunos fotos desses povos, estimulando o contado dos alunos com novas etnias. Aspectos da vida, cultura, história e localização geográfica destes povos deverão ser abordados de maneira descontraída.
Os alunos poderão discutir sobre cada etnia. Em seguida, o professor irá destacar que esta atividade traz uma reflexão acerca dos do tráfico de africanos para o Brasil e irá apresentar a lei que aboliu esta atividade: a Lei Eusébio Queirós.
Na atividade de aprendizagem propomos uma pesquisa online e na biblioteca da escola sobre aspectos da abolição do tráfico de africanos. Sugerimos a leitura na íntegra da Lei Nº 581 de 4 de setembro 1850. O professor de história poderá utilizar esta atividade para passar o conteúdo da história do Brasil e introduzir elementos culturais na formação do aluno.
Em seguida, os alunos serão estimulados a pesquisarem online sobre a arte e cultura negra, seus elementos e cores. Como sugestão, o professor de artes poderá auxiliar os alunos a desenvolverem uma obra de arte com referências africanas.
Com base no que foi pesquisado e aprendido na etapa anterior, os alunos deverão criar uma história em primeira pessoa, como se cada aluno fosse um africano traficado para o Brasil, contando suas percepções acerca da escravidão e da Lei Eusébio Queirós. Ao final cada aluno deverá criar e colorir uma imagem que exemplifique o seu texto.
Adicionalmente, as histórias poderão ser criadas nas disciplinas de inglês e espanhol, onde os professores de língua terão a oportunidade de trabalhar gramática e escrita com os alunos.
Para a atividade de feedback o professor poderá aplicar alguma das ferramentas exemplificadas no final deste e-book. Além disso, os alunos serão convidados a lerem sua história para a turma, contando a sua percepção acerca do impacto social da escravidão no Brasil. Relatos espontâneos sobre a satisfação com a atividade também serão levados em consideração.
Muito obrigado acompanhar até aqui. Até mais!
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta