10 Atividades para o Dia da mentira – divertidas e incríveis

Esta data também é conhecida como Dia dos Bobos. Tradicionalmente, contam-se pequenas mentiras e se pregam peças engraçadas nos desavisados nessa data. A data é comemorada por crianças e adultos, e muitas pessoas e até instituições entram na brincadeira todo o ano.

Dia da Mentira: cinco atividades diferenciadas

Não se espante se no dia primeiro de abril você receber uma notícia inacreditável, afinal, todos sabemos que se trata do dia da mentira o que não falta nesta datam são falsas histórias. Em alguns países este dia também é chamado de “o dia dos tolos”.

dia-da-mentira-744x558-3478602-9525006

Uma das explicações possíveis para a provável origem do dia da mentira está relacionada aos franceses. Na Europa, durante meados do século XVI o ano novo costumava ser festejado no dia 25 de março. Porém, no ano de 1564 o rei Carlos IX da França adotou o calendário gregoriano e determinou que o ano novo fosse comemorado em 1 de janeiro. Entretanto, alguns dos franceses não aceitaram a mudança e continuaram comemorando o ano novo no dia primeiro de abril, o que passou a se tornar motivo de piada para a grande maioria dos franceses, que enviavam presentes estranhos para zombá-los e convites para eventos que nunca aconteciam.

pinoquio2_opt-4379098-2735479-3191643

Origem do Dia da Mentira – 01 de abril

Há muitas teorias diferentes para explicar a origem dessa data. A mais conhecida diz que até o século XVI o ano novo na França era comemorado em 01 de abril, mas então o Rei Carlos IX adotou o calendário gregoriano e passou o ano novo para 01 de janeiro. Muitos franceses, contudo, continuaram a comemorar na data antiga e aqueles que adotaram o novo calendário passaram a chamar os que persistiam na tradição de bobos, pois sabiam que o ano novo não era mais comemorado em 01 de abril, logo esse era um dia de mentira.

Sugestão de Atividade para o Dia da Mentira

Neste dia celebre a data pregando uma peça engraçada em seus familiares e amigos, mas cuidado, brinque de forma a não prejudicar ninguém! Na escola aproveite para pregar uma peça divertida em seus alunos, que tal aparecer com uma prova surpresa e deixar todo mundo da turma apavorado?

Já introduzido ao breve resumo histórico, hoje nós iremos conhecer cinco atividades que podem ser desenvolvidas acerca dessa temática:

Sessão pipoca com o filme O Mentiroso

Esse longa-metragem conta a história de um mentiroso patológico inescrupuloso que se vê forçado a ser totalmente sincero. Ele trás uma lição importante à respeito da necessidade de adotar um comportamento honesto e sincero. É uma bela e engraçada opção de atividade para desenvolver em sala de aula.

o-mentiroso-filme-744x1047-3303525-7284724

Sinopse: Fletcher Reede (Jim Carrey), um advogado, se vê em uma situação delicada quando Max Reede (Justin Cooper), seu filho, ao soprar as velas do bolo pede que seu pai não minta por um dia. O desejo é atendido, impedindo Fletcher de falar qualquer tipo de mentira, mas se as pessoas falam uma mentira ou outra, para um advogado mentir faz parte do cotidiano. Fletcher não entende o que está acontecendo e se envolve em várias confusões, principalmente quando precisa defender no tribunal uma mulher traidora (Jennifer Tilly) que tem que se passar por santa para tirar os bens do rico marido.

Leitura do livro As Aventuras de Pinóquio

Este é um clássico que pode ser abordado como tema central em uma aula, sendo a leitura deste livro indicada. Há a possibilidade de criar rodas da leitura onde o professor conta a história e mostra aos alunos as ilustrações. Opções de livros que contam as aventuras de Pinóquio não faltam. Há grandes chances de que haja alguma versão na biblioteca da sua escola.

Encenação teatral sobre a história do Pinóquio

Que tal realizar uma peça com seus alunos sobre o Pinóquio tratando da temática do Dia da Mentira? Certamente é uma atividade que envolve a classe e promove entretenimento. Além do mais, você poderá optar pelo uso de fantoches se ilho lhe for conveniente. O que vale é possibilitar a expressão artística das crianças enquanto elas se divertem e aprendem a importância da verdade em nossas vidas.

Conjunto de Atividades

Essa seleção de atividades proporciona ao professor a oportunidade de desenvolver de modo lúdico a consciência a respeito dos males que a mentira pode trazer para nossas vidas. Mais do que isso, ajuda de modo simples os alunos a entenderem a importância da verdade.

slide1-7047387
Clique na imagem para acessar!

Seleção de Atividades adicionais

Mais um conjunto de atividades para que não lhe faltem opções de tarefas para o dia da mentira. As opções poderão ser baixadas e impressas de modo a serem utilizadas em sala de aula. Vale ressaltar que o diálogo do docente para com os alunos faz-se extremamente importante no que se refere à orientação proativa da valorização da honestidade e da ética.

10 atividades para o dia da mentira – divertidas e incríveis
Clique na imagem para baixar

Retomando para apresentar um roteiro de atividades para o Dia da Mentira:

Comemorado por crianças e adultos, existem brincadeiras que persistem por vários anos! Algumas piadas e pegadinhas chegam a ser de humor negro, que são aquelas que ridicularizam e humilham as pessoas, mas, em geral, são brincadeiras saudáveis.

Entre os ingleses, o Dia da Mentira é conhecido como April Fools’ Day, que significa literalmente “Dia dos Bobos de Abril”.

O que é o Dia da Mentira?

O Dia da Mentira é uma data comemorativa muito conhecida e que pode ser utilizada em sala de aula para trabalhar com os alunos as consequências da mentira. A escola também é um local de construção de valores morais, por isso essa data é uma excelente oportunidade.

Sugerimos a realização de um teatro, apresentando de maneira lúdica valores sobre verdade e as consequências da mentira. Dessa forma, os alunos aprenderão brincando e poderão desenvolver habilidades de pensamento crítico, pesquisa, trabalho em equipe e apresentação. A atividade poderá ser conduzida por professores de
português, história, línguas estrangeiras, artes e pedagogos.

01-de-abril-dia-da-mentira-8498878-7074297

Atividades introdutórias sobre o Dia da Mentira – 01 de Abril

Para essa oficina de ideia sugerimos que o professor distribua folhas coloridas e peça aos alunos que escrevam o seu nome. Do outro lado da folha, os alunos serão orientados a inventarem um nome fictício. Em seguida cada aluno deverá ir a frente da sala e escolher qual lado da folha mostrar aos seus colegas dizendo “Eu me chamo – nome do aluno” ou “Eu me chamo – nome fictício”. A turma deverá responder se o aluno falou uma verdade ou uma mentira.

Assim, com essa atividade o professor poderá avaliar qual é o grau de consciência que os alunos têm sobre verdade/mentira. Ao final da atividade o professor explicará a data comemorativa do dia, chamando atenção para as consequências da mentira.

Atividade de Leitura para o Dia da Mentira

Para a atividade de leitura os alunos serão convidados a realizarem uma pesquisa online de maneira individual seguindo os direcionamentos dados pelo professor. Os alunos deverão anotar em seu caderno tudo o que encontrarem sobre:

  • O que é uma mentira?
  • O que é a verdade?
  • Quais as consequências da mentira?
  • Como identificar uma mentira?
01-de-abril-dia-da-mentira-2-1487101-5643044

Atividade de Produção textual para o Dia da Mentira – Gênero Teatro consequências da mentira

Na atividade de produção artística sugerimos que os alunos realizem um teatro sobre as consequências da mentira. Com base no que foi pesquisado anteriormente, os alunos deverão criar dois roteiros: um mostrando uma situação verdadeira e outro mostrando uma situação baseada em mentiras e as suas consequências. Os alunos poderão ser criativos e pensar em diálogos, temas, personagens e desfechos. O professor deverá auxiliar os alunos em caso de dúvidas.

Uma lista de materiais será criada a partir dos roteiros, viabilizando a segunda parte da atividade com a caracterização do teatro. Em um segundo momento, os alunos reunirão materiais artísticos para criar cenários e figurinos para o teatro.

Atividade de Avaliação para o Dia da Mentira

Para a atividade de feedback, os alunos apresentarão em sala de aula o teatro desenvolvido. Em seguida, cada aluno irá classificar a sua produção e a atividade com uma plaquinha verde para “muito bom” ou uma plaquinha amarela para “pode melhorar”. Note o processo de reconhecimento, amadurecimento e construção de valores que o aluno desenvolve no decorrer deste trabalho.

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

capa-ebook-atividades-de-abril-1-7675451-6256230

O diferencial do produto está em conseguir se adequar as novas necessidades da educação brasileira, trazendo um método revolucionário e conseguindo atingir a o professor e seus alunos de maneira que a liberdade criativa e a atuação docente sejam próprias, inovadoras e embasadas.

Interessado? Da uma olhada nesse nosso ebook de atividades para o mês de Abril:

Fim das Atividades para o Dia da Mentira

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Bem, caro professor. Essas foram às atividades selecionadas e que poderão ser utilizadas para o dia da mentira. Nada melhor do que comemorá-lo celebrando a verdade, não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.