Olá pessoal, a pauta de vez é sobre o Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre basta clicar nos links, respectivamente. Boa leitura!
No dia 09 de julho ocorre no Estado de São Paulo o feriado conhecido por todos como o Dia da Revolução e do Constitucionalista (fato ocorrido no dia 9 de julho de 1932). A comemoração é uma homenagem ao movimento que lutou bravamente contra o governo ditatorial de Getúlio Vargas.
A data é muito conhecida pelos reveses políticos e militares ocorridos em território nacional, onde estados até então aliados lutaram ferozmente entre si. Tal evento foi o último combate armado de grandes proporções em nosso país.
O dia da revolução e do soldado constitucionalista é um grande momento para abordar este fato histórico brasileiro. As disciplinas de Língua Portuguesa e História são diretamente beneficiadas por esta atividade, onde os alunos poderão adquirir conhecimento histórico e desenvolver habilidades de pesquisa e a escrita de gêneros textuais, assim como a carta, por exemplo. Recomendo tais atividades para alunos do Ensino Fundamental II e concluintes do Ensino Fundamental I.
Para este brainstorm motive seus alunos a falar sobre os momentos históricos e políticos que conhecem. Em um círculo, cada um dirá o que sabe e o que gostaria de saber. Após este momento, mostre uma imagem da revolução constitucionalista, podendo ser a deste texto. Então se iniciará um momento de reflexão e questionamentos. Instigue seus alunos a imaginar quem foi o soldado (que porta uma corneta ao lado da bandeira paulista), com perguntas, que podem ser como as seguintes:
Tais perguntas gerarão ideias e imagens na mente dos seus alunos. Ao instigá-los dessa maneira, estaremos trazendo-os para dentro do tema, familiarizando-os e proporcionando maior proximidade com o assunto. Isso tornará os passos seguintes mais fáceis
Será dividida em duas partes. Primeiramente, os alunos deverão ler um texto em sala de aula sobre a revolução constitucionalista. Sugerimos dois textos:
O segundo passo é orientar seus alunos a realizar uma pesquisa nos livros de história da biblioteca ou nos arquivos online, em busca de mais informações sobre a Revolução Constitucionalista.
Se for do seu interesse, deixo a aqui um documentário completo sobre a revolução:
Para a produção textual, cada aluno deverá usar como base o que anotou sobre a revolução. Será trabalhado o gênero textual carta, onde o aluno será responsável por escrever uma carta endereçada a um amigo contando sobre a revolução e o soldado constitucionalista. Para tal, é necessário criar um clima de imersão, com fotos e vídeos antigos da época.
Lembrando que em tal período a comunicação se dava de maneira lenta e a locomoção de pessoas não era diferente. Passar essa perspectiva para a turma é essencial, para que a carta seja coerente.
No processo de feedback você deve providenciar um cartaz. Cada aluno lerá sua carta e posteriormente a fixará no cartaz enquanto divide com a turma o que aprendeu nesta atividade.
Sugiro que sejam disponibilizadas algumas das ferramentas de feedback deste e-book (você pode conferir a lista completa no final deste livro).
Este e mais 30 materiais ainda mais completos para o mês de julho, com esquemas e fotos, por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo! <3
APENAS 10 REAIS!
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta