Vamos conhecer o Dia de Santa Helena, saiba qual é o significado desta data e entenda qual é a melhor forma de trabalhar este tema em sala de aula sem precisar criar atividades e material de estudos do zero.
Sabemos que trabalhar temas relacionados a datas comemorativas consome muito tempo e queremos ajudar, por isso mesmo nossa equipe vem trabalhando dia e noite para fornecer a professores e educadores uma solução de qualidade.
Nesse artigo vamos oferecer dicas e sugestões sobre como melhor trabalhar o Dia de Santa Helena em sala de aula, para isso preparamos algumas atividades que podem ser aplicadas em classe bem como algumas perguntas frequentes que vão ajudar a responder as suas dúvidas sobre o tema.
Flávia Júlia Helena, nasceu no século III em Bitínia, ela foi a mãe do primeiro imperador romano cristão, Constantino Magno.
A santa também é conhecida por ajudar a encontrar o local do Santo Sepulcro de Cristo.
A data foi instituída pela Igreja Católica como dia oficial de sua liturgia homenageando a santa que é padroeira dos arqueólogos, dos convertidos, dos casamentos em dificuldades e das imperatrizes.
Compareça a missa com sua família e faça uma oração a Santa Helena. Na escola comente sobre o dia, destaque tanto os aspectos históricos quanto religiosos envolvendo a santa.
Vamos aproveitar esta oportunidade para tirar algumas duvidas que você pode ter sobre como melhor trabalhar este tema em sala de aula.
O calendário Litúrgico é realmente grande então trabalhar ele inteiro pode levar bastante tempo, nossa sugestão é que algumas datas sejam trabalhadas em classe enquanto que outras podem ser deixadas como um material de estudo extra para os alunos que tiverem a intenção de se aprofundar no assunto.
Para as turmas mais velhas em uma disciplina de historia é fundamental ter uma abordagem mais focada nos fatos, por exemplo, é possível explorar os motivos pelos quais esta santa teve tamanha relevância em sua época e qual o contexto histórico de sua vida.
Sendo uma pessoa que teve um impacto significativo em sua época e região, é possível trabalhar a vida de Santa Helena como uma forma de analisar diferentes pensamentos dos grandes filósofos em relação ao posicionamento e as ações da santa em sua época.
Uma boa forma de fazer isto é criando uma analise comparativa da vida na região, primeiro faça uma analise sobre como era a geografia da região durante o tempo de vida da santa e em seguida faça uma comparação com a situação econômica e geográfica atual para entender melhor a ação do tempo sobre aquela localidade.
Para quem quer abordar diretamente o ponto de vista religioso sempre vale um estudo direto sobre as obras de vida e os milagres atribuídos a santa durante seu tempo de vida bem como sobre a forma como ela influenciou o povo da região positivamente.
Se você gostou de nossas dicas e sugestões de atividades dos temas mais diversos e quer continuar acompanhando nosso trabalho, aproveite para ler mais dos nossos artigos e encontre todo dia os melhores materiais de estudo para tornar suas aulas cada vez melhores e conquistar os alunos de vez.
Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.
Deixe uma resposta