Dia de Santa Helena – 18 de agosto

Vamos conhecer o Dia de Santa Helena, saiba qual é o significado desta data e entenda qual é a melhor forma de trabalhar este tema em sala de aula sem precisar criar atividades e material de estudos do zero. 

Dia de santa helena – 18 de agosto

Sabemos que trabalhar temas relacionados a datas comemorativas consome muito tempo e queremos ajudar, por isso mesmo nossa equipe vem trabalhando dia e noite para fornecer a professores e educadores uma solução de qualidade. 

Atividades do Dia de Santa Helena

Nesse artigo vamos oferecer dicas e sugestões sobre como melhor trabalhar o Dia de Santa Helena em sala de aula, para isso preparamos algumas atividades que podem ser aplicadas em classe bem como algumas perguntas frequentes que vão ajudar a responder as suas dúvidas sobre o tema.

Dia de Santa Helena – 18 de agosto

Flávia Júlia Helena, nasceu no século III em Bitínia, ela foi a mãe do primeiro imperador romano cristão, Constantino Magno.

Dia de Santa Helena - 18 de agosto
Dia de Santa Helena – 18 de agosto

A santa também é conhecida por ajudar a encontrar o local do Santo Sepulcro de Cristo.

Origem do Dia de Santa Helena – 18 de agosto

A data foi instituída pela Igreja Católica como dia oficial de sua liturgia homenageando a santa que é padroeira dos arqueólogos, dos convertidos, dos casamentos em dificuldades e das imperatrizes.

Sugestão de Atividade para o Dia de Santa Helena

Compareça a missa com sua família e faça uma oração a Santa Helena. Na escola comente sobre o dia, destaque tanto os aspectos históricos quanto religiosos envolvendo a santa.

Dia de Santa Helena – FAQ

Vamos aproveitar esta oportunidade para tirar algumas duvidas que você pode ter sobre como melhor trabalhar este tema em sala de aula.

Dia de santa helena – 18 de agosto

Devo trabalhar todo o calendário Litúrgico em aula?

O calendário Litúrgico é realmente grande então trabalhar ele inteiro pode levar bastante tempo, nossa sugestão é que algumas datas sejam trabalhadas em classe enquanto que outras podem ser deixadas como um material de estudo extra para os alunos que tiverem a intenção de se aprofundar no assunto.

Sou professor de historia, como trabalhar este tema de forma mais adulta?

Para as turmas mais velhas em uma disciplina de historia é fundamental ter uma abordagem mais focada nos fatos, por exemplo, é possível explorar os motivos pelos quais esta santa teve tamanha relevância em sua época e qual o contexto histórico de sua vida.

Como trabalhar este tema em filosofia?

Sendo uma pessoa que teve um impacto significativo em sua época e região, é possível trabalhar a vida de Santa Helena como uma forma de analisar diferentes pensamentos dos grandes filósofos em relação ao posicionamento e as ações da santa em sua época.

Como trabalhar este tema em geografia?

Uma boa forma de fazer isto é criando uma analise comparativa da vida na região, primeiro faça uma analise sobre como era a geografia da região durante o tempo de vida da santa e em seguida faça uma comparação com a situação econômica e geográfica atual para entender melhor a ação do tempo sobre aquela localidade.

Como trabalhar esta data do ponto de vista regilioso?

Para quem quer abordar diretamente o ponto de vista religioso sempre vale um estudo direto sobre as obras de vida e os milagres atribuídos a santa durante seu tempo de vida bem como sobre a forma como ela influenciou o povo da região positivamente.

Tudo para sala de aula!

Se você gostou de nossas dicas e sugestões de atividades dos temas mais diversos e quer continuar acompanhando nosso trabalho, aproveite para ler mais dos nossos artigos e encontre todo dia os melhores materiais de estudo para tornar suas aulas cada vez melhores e conquistar os alunos de vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.