Dia de São Lourenço – 10 de agosto

Procurando Atividade sobre o dia de São Lourenço? as datas comemorativas do calendário litúrgico são uma importante parte da nossa cultura e por isso não é incomum trabalhar alguns temas e datas comemorativas em sala de aula.

Dia de são lourenço – 10 de agosto
Dia de São Lourenço

Contudo nem sempre, você professor vai ter o tempo ou o conhecimento necessário da religião católica para reconhecer suas datas comemorativas e desenvolver atividades pensadas exclusivamente para estas datas e isso pode ser um desafio.

Quem foi são Lourenço?

Festejamos, neste dia, a vida de santidade e martírio do Diácono que nem chicotes, algozes, chamas, tormentos e correntes puderam contra sua fé e amor ao Cristo. Lourenço, espanhol, natural de Huesca, foi um Diácono de bom humor que servia a Deus na Igreja de Roma durante meados do Século III.

Conta-nos a história que São Lourenço como primeiro dos Diáconos tinha grande amizade com o Papa Sisto II, tanto assim que ao vê-lo indo para o martírio falou: “Ó pai, aonde vais sem o teu filho? Tu que jamais ofereceste o sacrifício sem a assistência do teu Diácono, vais agora sozinho para o martírio?”. E o Papa respondeu: “Mais uns dias e te aguarda uma coroa mais bonita!”. São Lourenço era também responsável pela administração dos bens da Igreja que sustentava muitos necessitados.

Diante da perseguição do Imperador Valeriano, o prefeito local exigiu de Lourenço os tesouros da Igreja, para isso o Santo Diácono pediu um prazo, o qual foi o suficiente para reunir no átrio os órfãos, os cegos, os coxos, as viúvas, os idosos… todos os que a Igreja socorria, e no fim do prazo – com bom humor – disse: “Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte”.

Sentindo-se iludido, o prefeito sujeitou o santo a diversos tormentos, até colocá-lo sobre um braseiro ardente; São Lourenço que sofreu o martírio em 258, não parava de interceder por todos, e mesmo assim encontrou no Espírito Santo força para dizer no auge do sofrimento na grelha: “Vira-me que já estou bem assado deste lado”.

A Roma cristã venera o santo espanhol com a mesma veneração e respeito com que honra seus primeiros Apóstolos. Depois de São Pedro e São Paulo, a festa de São Lourenço foi a maior da antiga liturgia romana. O que foi Santo Estevão em Jerusalém, isso mesmo o foi São Lourenço em Roma.

Atividade sobre o dia de São Lourenço 

Pensando nisso decidimos ajudar, nossa equipe desenvolveu algumas ideias e preparamos dicas e sugestões que podem ser aplicadas em sala de aula para que seus alunos tenham material de estudo de qualidade sem que você professor precise gastar seu tempo desenvolvendo tudo sozinho.

Dia de São Lourenço – 10 de agosto

O dia presta reverência ao mártir São Lourenço de Huesca, que nasceu em 225 e considerado um dos sete primeiros diáconos da Igreja Católica Romana.

Dia de São Lourenço - 10 de agosto
Dia de São Lourenço – 10 de agosto

Sua função era cuidar dos bens da igreja e dar esmolas aos necessitados, porém o santo viveu em uma época de perseguição aos cristãos.

Origem do Dia de São Lourenço – 10 de agosto

A data homenageia o dia de martírio de São Lourenço, que conforme conta a tradição teve uma das execuções mais cruéis, o santo foi preso numa grelha enquanto era lentamente “assado” vivo.

Sugestão de Atividade para o Dia de São Lourenço

Faça uma oração e peça a proteção do santo para sua família. Na escola comente sobre o dia nas aulas de ensino religioso e peça que os alunos anotem alguns tópicos para marcar a data.

Dia de São Lourenço – FAQ

Se você gostou de nossas dicas e sugestões de atividades, aproveite para tirar suas duvidas restantes de como melhor trabalhar este tema em nossa sessão de perguntas frequentes.

Vale a pena gastar uma aula com este tema?

Com certeza, São Lourenço é um exemplo a ser seguido e sua historia de vida pode beneficiar muito os seus alunos, contudo vale sempre lembrar que apresentar este tema em sala de aula deve ser algo que vai ser atendido de acordo com o seu plano de aulas, caso esta data comemorativa não tenha relação ou relevância com os temas que você deseja trabalhar, sempre vale a pena pesquisar um pouco mais por outras datas de maior relevância.

Tudo para sala de aula!

Se você gostou de nossas dicas e sugestões de atividades dos temas mais diversos e quer continuar acompanhando nosso trabalho, aproveite para ler mais dos nossos artigos e encontre todo dia os melhores materiais de estudo para tornar suas aulas cada vez melhores e conquistar os alunos de vez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.