Dia do aluno: Ideias de atividade

Hoje nós preparamos uma sugestão de atividades para você comemorar o Dia do Aluno. Essa é uma data importante que os professores não podem deixar passar em branco,  é uma boa oportunidade para aproveitar o dia para valorizar os alunos e também para fazer atividades divertidas de aprendizagem!

Reunimos sugestões de atividades para diferentes faixas etárias,  assim você pode comemorar um dia do aluno com seus estudantes de diferentes turmas e séries!

Curioso para conferir a seleção que preparamos para você? Então acompanhe a seguir! 

Dia do aluno:  não deixe de comemorar!

O dia do aluno também chamado de dia do estudante ou o dia do discípulo é comemorado no Brasil em 11 de agosto. 

A data foi sugerida em 1927, em homenagem aos cem anos de fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país, em 11 de agosto de 1827, criados por Dom Pedro I.

Ser aluno é uma das fases mais importantes da vida de todo o indivíduo.  As crianças e os jovens passam muitos anos na escola,  e é um dos momentos mais bonitos da vida de uma pessoa que precisa ser destacado e apreciado.

Portanto, essa é uma ocasião muito importante para comentar com os seus estudantes e preparar atividades especiais que os façam se sentir valorizados ao mesmo tempo em que acrescentem conhecimentos e aprendizado. 

1.  Dia do aluno – faça um mural

A nossa primeira sugestão de atividade para o dia do aluno é que você faça um mural do estudante.  trata-se de um mural personalizado com  mensagens,  imagens  e enfeites  para destacar a  importância do dia e motivar os alunos.

Analysis frustration elementary data handsome Free Photo

Você pode fazer um mural na sala de aula com a sua turma se houvesse passa para isso ou até mesmo organizar um mural com junto com mais turmas no saguão da escola.  Quem sabe você também possa trabalhar em conjunto com o professor e de outras turmas,  não acha uma boa ideia?

Peça aos estudantes para escrever em mensagens sobre o Dia do aluno,  fazer em desenhos sobre a data ou outros trabalhos que você acha interessante de colocar no mural.

Qual a faixa etária para o mural do dia do aluno?

Esta é uma atividade que pode ser desenvolvida desde as turmas mais pequenas até os alunos mais velhos,  o que muda é a complexidade das mensagens enfeites que não ser confeccionados para colocar no mural. 

 Como elaborar um mural do dia  do aluno?

O mural vai ser composto por mensagens que falem sobre a data,  imagem  que estejam relacionadas com o dia e enfeites diversos também relacionados com a data. Para os alunos mais  novos enfeites coloridos e divertidos são muito interessantes.  e para os alunos de turmas do Ensino Fundamental ii ou do ensino médio você pode trabalhar com conteúdos mais adultos,  como poesias sobre a data  e desenhos maIs elaborados.

2. Dia do aluno –  faça uma gincana

Esta é uma atividade para os alunos do ensino fundamental II  e você vai trabalhar com jogos e brincadeiras fazendo um dia divertido na escola.

Sweet junior with book in studio Free Photo

Selecione algumas brincadeiras legais, como brincadeiras de roda,  danças,  queimada,  e outras atividades divertidas para as crianças fazerem.

Por que organizar uma gincana no dia do aluno?

Você não precisa organizar uma gincana todos  os anos nesta data. Mas, ter um dia onde as crianças possam fazer algo diferente na escola é uma forma de motivar os alunos  e construir memórias que eles vão guardar para toda a vida dos tempos da escola.

Como posso deixar a gincana mais divertida?

Neste dia combine com os funcionários da escola e faça um lanche diferente para as crianças.  Você também pode distribuir o bombons e balas para comemorar a data de um pouco pequenos.

Quer mais ideias de atividades divertidas? Dá uma olhada aqui: dinâmicas para alunos.

3. Dia do aluno – faça cartões personalizados

Esta é uma atividade para você fazer naquele ano em que não vai dar para organizar algo na sala de aula, pois você pode confeccionar os cartões em casa ou durante a sua atividade,  é um modo de não deixar a data passar em branco.

Girl with a big smile in a classroom Free Photo

Os cartões personalizados são  pequenos cartões coloridos mensagem para os alunos. Você pode selecionar frases sobre o dia ou poesias, você também pode mandar imprimir,  ou fazer a mão caso prefira.

Quando o dia do aluno chegar distribui  um cartão para cada aluno da sua turma  e comente sobre a ocasião  destacando a importância do Dia.

Como deixar os cartões personalizados mais interessantes?

Você pode personalizar os cartões com imagens e diagramação, e você pode imprimir em um papel mais duro, para que os alunos possam guardar com carinho.  Se você for fazer para apenas uma turma pode personalizar cada um para cada aluno seu conforme as particularidades de cada criança.  Eles vão  adorar!

O que mais posso fazer para os cartões personalizados?

Se for possível você pode comprar bombons e dá um bombom para cada aluno junto com o cartão. Pirulitos e balas também são boas sugestões.

4. Dia do aluno – marcador de página

Essa é uma atividade que você pode fazer junto com a turma no dia do aluno.

Intercultural pupils Free Photo

A leitura é uma atividade muito importante para a formação dos Estudantes, mas muitos alunos não tenho costume de ler e não gostam de fazer a leitura.  Fazer um marcador de página personalizado é uma forma de chamar atenção da criança para atividade de ver e dar uma motivação para que ela queira ler mais. 

Esta é uma atividade para fazer nas turmas de Ensino Fundamental.

Como fazer um marcador de página?

Você não precisa de muitos materiais apenas de papel cartão,  papel  colorido,  canetinhas,  Cola,  régua,  tesoura,  lápis e borracha.  Se quiser incrementar os marcadores pode usar cola glitter e adesivos.

Qual o passo a passo para fazer um marcador de página?

Ensine as crianças a recortarem  o papel cartão no formato certo para fazer um marcador e depois deixe que eles voltem a imaginação para criar seu próprio modelo de marcador.

5. Dia do aluno – organize um concurso de redação

Esta é uma atividade para fazer com os alunos do ensino médio,  que já são mais velhos  e podem tratar de temas mais complexos.

Banner with boy and girl Free Vector

Com alguns dias de antecedência peça aos alunos para escreverem uma redação dissertativa sobre o tema a sua escolha.  No dia do aluno Faça a leitura das redações com a classe então selecione algumas redações para serem votadas pela turma e elegerá a melhor.

Como posso premiar os alunos pelo concurso de redação?

Você pode atribuir pontos na nota para redação vencedora ou providenciar algum tipo de prêmio simbólico como uma caixa de bombons com uma mensagem de Dia do aluno.  Também é uma boa ideia se for as relações no mural da escola para valorizar o trabalho de escrita dos Estudantes.

 Quais os critérios posso utilizar para decidir a melhor redação?

Para escrever nas redações finalistas você pode se  faltar em critérios como: originalidade,  importância do tema,  capacidade argumentativa,  validade dos argumentos,  coerência e coesão,  gramática e  ortografia.

Dia do aluno: planeje sua comemoração!

Existem muitas formas diferentes de comemorar o Dia do aluno,  as nossas sugestões são apenas  algumas das muitas atividades que você pode usar para estar comemorando essa data.

Portanto,  seja criativo e não deixe o dia passar em branco.  Até a próxima! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev