Atividade do Dia do Conselheiro Tutelar – 18 de novembro

Procurando Atividade do Dia do Conselheiro Tutelar? trabalhar datas comemorativas não precisa mais ser um grande desafio, agora você pode encontrar em um só lugar tudo o que precisa para trabalhar diversos temas com seus alunos.

Atividade do dia do conselheiro tutelar – 18 de novembro
Atividade do dia do conselheiro tutelar – 18 de novembro

No blog tem como missão ajudar professores e educadores a terem acesso a material de estudo de qualidade para todas as suas aulas, ficou interessado? então se prepare para descobrir o que temos para oferecer. 

No artigo de hoje vamos falar sobre Atividade do Dia do Conselheiro Tutelar, vamos montar juntos dicas e sugestões que você professor pode utilizar para ter uma aula cheia de significado nesta data.

Conselheiro Tutelar

Apesar de existirem há mais de 20 anos, os conselhos tutelares ainda são pouco compreendidos. São mais de cinco mil espalhados pelo país. Pode parecer bastante, mas ainda nem todos os municípios contam com esse órgão fundamental na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Atividade do dia do conselheiro tutelar – 18 de novembro
Atividade do dia do conselheiro tutelar – 18 de novembro

Criados em 1990 pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), os conselhos tutelares têm a tarefa de garantir os direitos da população de até 17 anos. A atuação desse órgão ocorre diante de uma situação de ameaça ou de violação dos direitos com o objetivo de proteger a criança ou o adolescente que está em situação de vulnerabilidade. O conselho não é responsável por atender as crianças e sim atuar para que os órgãos responsáveis realizem o atendimento.

Segundo a legislação nacional, para ser conselheiro é necessário ter mais de 21 anos, residir na cidade onde se pretende atuar e possuir reconhecida idoneidade moral. Alguns municípios têm outros pré-requisitos estabelecidos por lei municipal. O conselho é composto por cinco pessoas que são escolhidas por meio de eleição na cidade. Em 2015, pela primeira vez, o processo eleitoral será unificado em todo o país e ocorrerá no mês de outubro. Os conselheiros tomarão posse em 2016 e terão um mandato de quatro anos, sendo permitida uma reeleição.

Dia do Conselheiro Tutelar – 18 de novembro

A função de Conselheiro Tutelar foi criada em Julho de 1990, juntamente com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

20190522115717eleicao_conselho_tutelar-1019259-1969258
Dia do Conselheiro Tutelar – 18 de novembro

Origem do Dia do Conselheiro Tutelar

O dia celebra o importante papel dos conselheiros tutelares na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Sugestão de Atividade para o Dia do Conselheiro Tutelar

Nesta data parabenize os membros do conselho tutelar da sua cidade e reconheça o importante trabalho que eles fazem na proteção dos menores. Na escola fale sobre o dia com os alunos e apresente a eles função do Conselho Tutelar, comentando um pouco sobre a atuação dos conselhos em seu dia a dia.

Dia do Conselheiro Tutelar – FAQ

Vamos aproveitar esta oportunidade para tirar algumas duvidas sobre como melhor trabalhar este tema em sala de aula de forma mais completa.

Como entrar em contato com o conselho tutelar?

Cada região tem suas próprias formas para quem deseja entrar em contato com o conselho tutelar, cabe ao professor se informar sobre sua região e ter sempre uma linha de contato disponível para quando necessário indicar aos pais ou mesmo entrar em contato por vontade própria devido a alguma situação extrema.

O conselho tutelar responde a prefeitura?

Embora seja uma instituição municipal, o conselho tutelar é considerado como uma instituição independente, ou seja, mesmo estando localizado dentro de sua jurisdição, o conselho não responde a prefeitura, na verdade o conselho tutelar age de acordo com suas próprias regras e diretrizes, desde que dentro da lei.

Quando contatar o conselho tutelar?

O professor se encontra em uma posição de privilegio, em sua sala de aula procure sempre ficar atento para sinais de risco, cabe ao professor contatar o conselho tutelar quando uma criança tem seus direitos ameaçados ou quando esta criança é privada de sua liberdade, bem como em caso de maus-tratos.

Tudo para sala de aula!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como trabalhar este tema através de nossas dicas e sugestões de atividades e quer continuar aprendendo cada vez mais, leia nossos artigos diários e encontre as respostas que precisa para fazer suas aulas serem ainda melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.