Atividades para o Dia do Filatelista Brasileiro – 05 de de Março

Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia do Filatelista Brasileiro, vamos lá?

Atividades para o Dia do Filatelista Brasileiro

Dia do Filatelista Brasileiro pretende lembrar a filatelia e cada pessoa que coleciona selos ou outros.

Filatelia é o hábito de colecionar coisas: selos, carimbos, folhas comemorativas, blocos, etc. O colecionador, para além de recolher os selos ou outros, seleciona-os e organiza-os de acordo com época, tema, país ou outro critério.

O que é o Dia do Filatelista Brasileiro?

O dia do Filatelista Brasileiro é comemorado dia 5 de março e traz para a sala de aula o tema sobre coleções. Apesar de ser um tema pouco comum, essa data comemorativa oferece a oportunidade de trabalhar a história do filatelista, a origem da palavra, os tipos de coleções e o papel do filatelista ao redor do mundo. O professor ainda poderá trabalhar temas sobre conjuntos ou até mesmo atividades de matemática. Utilize o guia abaixo para adequar a atividade conforme necessário.

Nesta atividade o lado criativo e a escrita do aluno serão estimulados, com ênfase no gênero narrativa e apresentação oral na feira de colecionadores. Disciplinas como português, línguas estrangeiras, história, ciências, matemática poderão se beneficiar desta atividade.

dia-do-filatelista-brasileiro-3914251-1984339

Mas o que é o Dia do Filatelista Brasileiro

Esta data homenageia os filatelistas, aquelas pessoas que colecionam selos. Essa atividade atrai muitas pessoas apaixonadas por selos, principalmente os mais raros e conta com aproximadamente 40 milhões de adeptos no mundo todo.

orange-king-george-vi-stamp_19-138926-3032789-1406080-7903995

Qual a Origem do Dia do Filatelista Brasileiro?

Os Correios brasileiros foram fundados pelo imperador D. Pedro I em 05 de março de 1829. Mas, a data somente foi escolhida para celebrar os filatelistas em 1969, em um congresso organizado pela Comissão Estadual de Filatelia na cidade de São Paulo.

Sugestão de Atividade para o Dia do Filatelista Brasileiro

Você sabia que o dia do Filatelista é comemorado pelos correios através de vários projetos criados pela instituição? Informe-se junto a sua agência de correios e aproveite para conhecer mais sobre selos, quem sabe você não descobre que também gostaria de colecioná-los!

Informe-se também sobre as ações do Projeto Correios na Escola,que tem por objetivo utilizar os selos como instrumento de propagação cultural junto a alunos e professores. Aproveite a ocasião para levar alguns selos impressos aos seus alunos e apresentar a eles o mundo da filatelia.

Atividades introdutórias sobre o Dia do Filatelista Brasileiro – 05 de de Março

Para a oficina de ideias os alunos deverão estar reunidos em círculo, no chão da sala. O professor deverá dispor de um grande cartaz escrito FILATELISTA. Os alunos receberão tinta colorida e pincéis para pintarem, escreverem e desenharem no cartaz tudo o que sabe sobre o tema e tudo o que gostariam de aprender.  Como é um assunto não muito comum, o professor poderá explicar um pouco antes de começar a atividade e levar para a sala de aula algum tipo de coleção.

Ao final deste primeiro momento, cada aluno poderá contar para a turma em uma conversa descontraída o que sabe sobre o tema e o que ele gostaria de colecionar. O professor mediará uma discussão descontraída entre os alunos.

Atividade de Leitura para o Dia do Filatelista Brasileiro

Para a atividade de leitura os alunos serão divididos em grupos e deverão realizar uma pesquisa online e uma pesquisa na biblioteca da escola. Aspectos sobre a história do filatelista, a função do filatelista, tipos de coleções, o que colecionar e o papel do filatelista no Brasil e no mundo. As informações deverão ser pesquisadas e anotadas. Os alunos serão encorajados a discutirem sobre o tema em grupo.

Em um segundo momento, os alunos serão conduzidos a uma visita a um museu por exemplo, que conte com diferentes tipos de coleções. As coleções de selos são comuns, então talvez na sua cidade você encontre uma pequena coleção no correio. O contato direto do aluno com as coleções ajudará na compreensão de conceitos e desenvolvimento de habilidades.

dia-do-filatelista-brasileiro-2-3173123-2208373

Atividade de Produção textual para o Dia do Filatelista Brasileiro – Gênero X

Na atividade de produção os alunos irão realizar na escola uma “Feira de Colecionadores” em comemoração ao dia do Filatelista Brasileiro. Com base na pesquisa realizada e na visita ao museu, os alunos poderão definir um objeto para colecionar. Cada aluno deverá fazer um cartaz com o seu tema da coleção e os objetos escolhidos, apresentando na feira o seu espaço como um pequeno stand.

Cabe ao professor definir qual o tema da feira e da atividade, dependendo da disciplina trabalhada. Por exemplo, na disciplina de português os alunos poderão colecionar os tipos de texto, na disciplina de história os alunos poderão colecionar os eventos históricos mais importantes do Brasil, na disciplina de inglês os alunos poderão colecionar suas palavras favoritas em inglês, na disciplina de ciências os alunos poderão colecionar formas de despoluir a natureza, na disciplina de matemática os alunos poderão colecionar conjuntos de números.

Diversos materiais didáticos e de papelaria como tintas, folhas em branco e coloridas, cartolinas, tecidos, pincéis, canetas coloridas, purpurina, cola branca, revistas, tesoura, barbante, dentre outros estarão à disposição dos alunos. Além disso, os próprios alunos poderão coletar os objetos escolhidos. O professor deverá conduzir os alunos em uma atividade criativa, livre e descontraída para o surgimento de pensamento criativo nos alunos.

Atividade de Avaliação para o Dia do Filatelista Brasileiro

Para a atividade de avaliação os alunos realizarão a “Feira de Colecionadores” e apresentarão as suas coleções para os visitantes no pátio da escola.  Ao final da feira, sugerimos utilizar o termômetro (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), onde cada participante ou aluno poderá desenhar uma linha vermelha na temperatura de satisfação com a atividade, que vai desde “pode melhorar” (baixa temperatura) até “muito bem” (alta temperatura).

copy_capa_ebook_atividades_de_marco_1-1694379-8598131

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

Esse ebook tem 183 páginas, com 49 sequencias de atividades completas para você trabalhar com seus alunos! https://pages.hotmart.com/j12075747h/49-atividades-para-o-mes-de-marco-datas-comemorativas

comprar_agora-5209249-2552043

Fim das Atividades para o Dia do Filatelista Brasileiro

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.