Dia do Padre – Roteiro de atividades

Olá, pessoal! O tema de hoje é o Dia do Padre. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já lhe desejo uma boa leitura!

Dia do Padre – 04 de agosto

O dia do Padre traz a oportunidade de trabalhar em sala de aula as figuras religiosas e começar a construir nas crianças uma identidade espiritual. De uma maneira didática e descontraída o padre será abordado em sala de aula, sendo o tema desta atividade. Os alunos desenvolverão habilidades de escuta, escrita, oralidade e criatividade.

dia-do-padre-2-8068822-3286568

Durante esta atividade vamos desenvolver o gênero textual dissertativo e a criatividade dos alunos, além da própria identidade religiosa. A atividade poderá ser conduzida por professores de religião, filosofia, português, história e pedagogos.

Atividade de Leitura

Seguindo o desenvolvimento desta atividade, os alunos serão convidados a pesquisarem sobre o padre e a religião católica. Aspectos espirituais, de formação do homem e desenvolvimento da religiosidade poderão ter destaque. Assim, à medida que o aluno pesquisa sobre o assunto poderá refletir sobre a sua própria religiosidade e se identificar ou não com o tema pesquisado.

Os alunos poderão pesquisar online ou na biblioteca da escola. Os requisitos para o desenvolvimento de um texto dissertativo também deverão ser pesquisados nesta etapa.

Produção Textual

Para a produção textual os alunos deverão desenvolver um texto dissertativo com o tema “Qual a importância do padre na religião”. Os textos pesquisados anteriormente podem ser utilizados como base. Se houverem dúvidas, os alunos poderão contar com o apoio do professor. Aspectos históricos da religião católica poderão ser explorados pelos alunos.

Ao final da confecção dos textos os alunos serão subdivididos em grupos. Com base com a dissertação escrita e nas pesquisas realizadas, os alunos serão convidados a criarem um cartão de agradecimento ao padre que visitou a sala de aula pelo seu tempo e ensinamentos. Os alunos estarão livres para confeccionarem desenhos, colagens e conteúdo escrito do cartão.

Feedback

O padre convidado poderá participar da atividade de feedback. Cada aluno será orientado a ler a sua dissertação para a turma e para o padre, que estará livre para fazer comentários e elogios aos textos. Os alunos poderão ler livremente, nas suas cadeiras, sem necessidade de irem até a frente da sala. Esta conduta ajudará a fortalecer os preceitos religiosos que o aluno está construindo. Além disso, como se trata de uma atividade que favorece o desenvolvimento pessoal, o professor deverá evitar julgamentos sobre a visão do aluno, respeitando as diferenças de religiões.

Ao final, os alunos irão presentear o padre com os cartões produzidos, falando sobre a satisfação que tiveram nesta atividade, de uma maneira descontraída.

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!

45-atividades-para-datas-comemorativas-7896104-9619490


btn-buy-green-4519907-3632976-3696262

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais.

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.