Advertisement

Atividades para o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial – 21 de Março

Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, vamos lá?

Atividades para o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial – 21 de Março

Esta é uma importante data que reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo. A luta contra a discriminação racial só começou a se intensificar no Brasil após a Constituição Federal de 1988, que incluía o crime de racismo como inafiançável e imprescritível. A eliminação de qualquer tipo de discriminação é um dos pontos centrais da Declaração Universal das Nações Unidas:

“Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública” (Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial).

Advertisement

O que é o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial?

O dia Internacional Contra a Discriminação Racial é um ótimo período para tratar com os alunos temas relevantes na sociedade, trazendo para a sala de aula os benefícios de uma sociedade mais justa e sem discriminação. Nesta atividade, os alunos irão desenvolver um vídeo sobre o tema com base em uma pesquisa direcionada.

Aspectos históricos da discriminação racial no Brasil podem ser trabalhados nos diferentes momentos dessa atividade, podendo ela ser conduzida por professores de história, português, ciências ou pedagogos.

21 de março – Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Atividades introdutórias sobre o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial – 21 de Março

Para esta oficina de ideias é interessante reunir os alunos em círculo e perguntar sobre o que é discriminação racial. Elementos visuais mostrando os diferentes tipos de raças no Brasil e no mundo poderão ser distribuídos entre os alunos, para que eles possam pegar e passar de um para o outro. Outro aspecto importante é sinalizar o desenvolvimento de um vídeo, guiando os alunos sobre as diferentes partes, funções e estratégias comunicativas dos vídeos.

Advertisement

Uma vez que tenha ocorrido a roda de perguntas, os alunos devem anotar no caderno tudo o que sabem sobre a discriminação racial e o que gostariam de aprender sobre o tema, montando assim um roteiro de estudos.

Atividade de Leitura para o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Para a atividade de leitura sugerimos que o professor trabalhe com os alunos textos sobre a discriminação racial e sobre estratégias de diminuir a discriminação. Uma pesquisa no laboratório de informática poderá ser conduzida. Assim como, você pode trazer poemas e filmes sobre racismo para trabalhar em sala de aula, além da pesquisa nos livros texto de história. Essa atividade deve ser proposta com o caderno de anotações ao lado, para que o aluno anote informações que considere relevante.

Sugerimos os textos disponíveis nos links:

Advertisement

Após a pesquisa teórica e anotações, os alunos deverão ser divididos em grupos e cada grupo será responsável por criar um mini roteiro de um vídeo contra a discriminação racial. O professor será responsável por reunir todos os minis roteiros e criar um roteiro final para o vídeo.

21 de março – Dia Internacional Contra a Discriminação Racial 2

Atividade de Produção textual para o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial – Gênero Vídeo Informativo

Nesta etapa os alunos serão convidados a desenvolverem um vídeo contra a discriminação racial. Para isso, poderão ser usados recursos visuais, imagens, textos escritos pelos alunos ou a atuação dos alunos no vídeo (mediante autorização prévia dos pais). O professor poderá usar um celular smartphone para fazer a gravação e o professor de informática poderá auxiliar na edição do vídeo. A importância de combater a discriminação racial deverá ser o tema central desta atividade.

Atividade de Avaliação para o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Para a atividade de feedback, os alunos deverão assistir o vídeo desenvolvido e fazer um pequeno debate ao final. Sugerimos utilizar o termômetro (ver ferramentas de feedback no final deste e-book), onde cada participante ou aluno poderá desenhar uma linha vermelha na temperatura de satisfação com a atividade, que vai desde “pode melhorar” (baixa temperatura) até “muito bem” (alta temperatura).

Advertisement
COPY Capa Ebook Atividades de MARCO 1 4152823 2920084

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

Esse ebook tem 183 páginas, com 49 sequencias de atividades completas para você trabalhar com seus alunos! https://pages.hotmart.com/j12075747h/49-atividades-para-o-mes-de-marco-datas-comemorativas

comprar agora 7161324 7415439

Fim das Atividades para o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Advertisement

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Advertisement

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.

Demonstre Atividades - 2020 | Desenvolvido por Nixem Dev