Atividades para o Dia Internacional da Solidariedade da Pessoa Desaparecida – 25 de Março

Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia Internacional da Solidariedade da Pessoa Desaparecida, vamos lá?

Atividades para o Dia Internacional da Solidariedade da Pessoa Desaparecida – 25 de Março

O Dia Internacional de Solidariedade com os Membros do Pessoal Detidos e Desaparecidos pretende chamar à atenção da comunidade internacional para os riscos que o pessoal das Nações Unidas e os Capacetes Azuis, os nossos colegas das organizações não governamentais e a imprensa enfrentam, diariamente, em todo o mundo. Este dia marca também o aniversário do sequestro por homens armados, há 24 anos, de Alec Collet, quando se encontrava no seu carro perto do aeroporto de Beirute. Alec Collet, antigo Director de um Centro de Informação das Nações Unidas e jornalista, estava destacado junto do Organismo de Obras Públicas e de Socorro aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA). O seu caso continua por resolver.

O que é o Dia Internacional da Solidariedade da Pessoa Desaparecida?

O Dia Internacional da Solidariedade da Pessoa Desaparecida é comemorado em 25 de março. Assim, esta data traz para a sala de aula a oportunidade de trabalhar aspectos da solidariedade. Os alunos serão estimulados a desenvolverem textos de apoio e cartões, ao mesmo tempo que são introduzidos a valores morais de ajuda e solidariedade.

Nesta atividade os professos e/ou pedagogos poderão trabalhar as disciplinas de português, literatura, religião e artes.

25 de março – Dia Internacional da Solidariedade da Pessoa Desaparecida

Atividades introdutórias sobre o Dia Internacional da Solidariedade da Pessoa Desaparecida – 25 de Março

Para a oficina de ideias sugerimos que os alunos sejam reunidos em círculo. O professor irá apresentar aos alunos o tema da data comemorativa: o “Dia Internacional da Solidariedade da Pessoa Desaparecida”. Dispondo de diversas imagens e material visual sobre o tema, o professor poderá discutir em sala de aula a relevância do tema na nossa sociedade.

Uma discussão sobre o tema será estimulada como um debate entre os alunos. O professor deverá anotar no quadro todas as dúvidas e ideias que os alunos expuserem sobre o tema.

Atividade de Leitura para o Dia Internacional da Solidariedade da Pessoa Desaparecida

Os alunos deverão criar o “Cartões de apoios e solidariedade às pessoas desaparecidas”. Esta atividade será composta pela fase de leitura e produção textual. Em um primeiro momento, o professor irá dividir os alunos em grupos que serão responsáveis por diferentes partes da atividade: como mensagens para os cartões, material artístico, decoração, frases, dentre outros. Cada grupo deverá pesquisar online sobre o seu tema e sobre como desenvolver uma mensagem de apoio. Todos os alunos deverão anotar as principais informações coletadas na pesquisa.

Atividades para o dia internacional da solidariedade da pessoa desaparecida – 25 de março

Atividade de Produção textual para o Dia Internacional da Solidariedade da Pessoa Desaparecida – Gênero Cartão de Apoio

Para a produção textual, os alunos ainda em seus grupos deverão organizar todas as partes dos cartões. Através da metodologia de escrita de uma mensagem de apoio os alunos utilizarão a pesquisa online como base para o desenvolvimento dos textos.

Os alunos poderão criar imagens, figuras, dentre outros. Ao final, a turma deverá produzir alguns tipos de cartões com textos de apoio e solidariedade.

Atividade de Avaliação para o Dia Internacional da Solidariedade da Pessoa Desaparecida

Por fim, para avaliar a atividade os alunos deverão ler na íntegra todos os textos produzidos. Na sequência, deverão classificar a atividade com carinhas felizes ou tristes (ver ferramentas de feedback no final deste e-book). Uma discussão final será guiada pelo professor onde cada aluno poderá falar espontaneamente sobre a satisfação com esta atividade e tudo o que aprendeu. O professor ainda poderá sugerir que os cartões sejam fixados em um cartaz com o título “Dia Internacional da Solidariedade da Pessoa Desaparecida”.

copy_capa_ebook_atividades_de_marco_1-9485197-6471183

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

Esse ebook tem 183 páginas, com 49 sequencias de atividades completas para você trabalhar com seus alunos! https://pages.hotmart.com/j12075747h/49-atividades-para-o-mes-de-marco-datas-comemorativas

comprar_agora-9641891-6344862

Fim das Atividades para o Dia Internacional da Solidariedade da Pessoa Desaparecida

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.