Atividade para o dia Internacional dos Povos Indígenas – 09 de agosto

O dia Internacional dos Povos Indígenas é uma data comemorativa que embora pouco conhecida é de suma importância para o entendimento de nossas raízes e para valorizar a cultura de diversidade que é especialmente rica no Brasil.

dia Internacional dos Povos Indígenas - 09 de agosto
dia Internacional dos Povos Indígenas – 09 de agosto

Contudo encontrar atividades para trabalhar este tema em especial pode ser realmente desafiador e por isso mesmo nossa equipe vai ajudar você professor a encontrar as respostas e soluções que precisa para ter o maximo de aproveitamento do seu tempo em sala de aula.

Fique atento para encontrar aqui as atividades que você vai poder utilizar em sala de aula, conquistar os alunos com conteúdo de primeira qualidade e ainda economizar tempo ao não precisar passar horas do seu dia criando novas atividades do zero.

Dia Internacional dos Povos Indígenas – 09 de agosto

A data visa alertar a sociedade e os povos indígenas sobre seus direitos, promovendo sua inclusão social. Também visa propor ações que garantam a preservação da cultura tradicional indígena.

dia Internacional dos Povos Indígenas - 09 de agosto
dia Internacional dos Povos Indígenas – 09 de agosto

Temos visto com clareza que a cada geral o povo indígena perde mais de sua identidade e sua cultura e por isso essa data tem como parte de sua missão resguardar essa cultura tão vasta e rica ao mesmo tempo que ajuda a criar um futuro mais igualitário para todos.

Para os Índios a visão deste dia é nada menos que um momento de trabalhar para manter sua cultura viva, trazer de volta os velhos costumes e tradições para as gerações mais novas e manter viva a tradição oral de cada tribo e aldeia ao redor do mundo.

Para quem não tem descendência indígena direta este é um dia para manter a mente aberta, absorver um pouco sobre a cultura de um povo que esteve aqui muito antes de todos nós e que tem muito mais direito de se considerar como os verdadeiros descobridores e colonizadores da terra onde hoje vivemos.

Origem do Dia Internacional dos Povos Indígenas – 09 de agosto

O dia foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, em 23 de dezembro de 1994, através da resolução 49/214.

Atividades do Dia Internacional dos Povos Indígena

Pesquise e aprenda mais sobre os povos nativos do Brasil e converse com seus filhos sobre a cultura indígena, ressaltando a riqueza de suas tradições.

dia Internacional dos Povos Indígenas - 09 de agosto
dia Internacional dos Povos Indígenas – 09 de agosto

Na escola comente sobre a data com os alunos e apresente um resumo sobre os principais povos indígenas do Brasil, destaque a importância de preservar sua cultura e tratar os indígenas com respeito.

Conte a história por trás do dia

Antes de mais nada é importante contextualizar o assunto e mostrar para os alunos o porquê dos povos indígenas terem um dia só deles. Programe uma aula sobre a história do Brasil e a relação com os índios, de forma bem dinâmica.

Adapte clássicos da literatura

Iracema e O Guarani são dois clássicos da literatura brasileira que podem ser adaptados para o universo infantil e usados como ótimas ferramentas de aprendizagem no Dia do Índio. Descobrindo o Xingu, Menino Poti e Caçadores de Aventuras são outras narrativas muito belas e interessantes que podem ser usadas com as crianças em salas de aula.

Neste caso, até mesmo Pocahontas – animação da Disney sobre uma Índia nos Estados Unidos – pode ser um exemplo para estimular o imaginário infantil sobre a data. Mas é bem legal que o foco seja no nosso país e nos nossos povos, para que haja uma identificação maior

Faça os alunos pesquisarem

Apresente brevemente alguns povos indígenas e depois peça para os estudantes pesquisarem mais sobre suas condições de vida, a área que habitam, seus costumes, seus vocabulários e sua história. Ticuna, Guarani, Caiagangue, Macuxi, Terena, Guajajara, Xavante, Ianomâmi, Pataxó e Potiguara são alguns dos povos existentes no Brasil que oferecem uma rica cultura a ser explorada pelas crianças.

Essa é uma atividade muito importante, pois ajuda o aluno a aprender desde cedo a não generalizar a cultura dos índios e saber respeitar sua diversidade. Se quiser trabalhar também com a brincadeira e o lúdico, há um excelente livro chamado Jogos e Brincadeiras do Povo Kalapalo, que pode ajudar a dar mais dinâmica a pesquisa e troca de informações entre as crianças.

Ensine através da culinária

Além de deliciosas e nutritivas, as comidas também podem estimular uma conversa sobre a biodiversidade e o trabalho de agricultura que os indígenas fazem há milhares de anos. Esta pode ser uma atividade aliada aos conceitos das aulas da ciência da natureza, inclusive.

As crianças sabem que muitas das comidas que elas consomem vieram dos hábitos indígenas? E o bolo de milho, a tapioca, a pipoca e as frutas nativas? Essas são algumas das opções que o professor pode abordar e planejar para o Dia do Índio. E que tal se cada aluno levar um alimento ou uma receita inspirada nos costumes indígenas?

Tudo para a sala de aula!

Se você gostou de nossas dicas de atividades e quer continuar aprendendo cada vez mais sobre como trabalhar diversos temas e disciplinas com seus alunos, aproveite esta oportunidade para navegar em nosso acervo que conta com centenas de atividades de temas diferentes e encontre tudo para a sua aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.