Atividades para o Dia Nacional da Imigração Judaica – 18 de Março

Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia Nacional da Imigração Judaica, vamos lá?

Atividades para o Dia Nacional da Imigração Judaica – 18 de Março

A imigração judaica foi um movimento que aconteceu do começo do século XIX até a primeira metade do século XX, principalmente nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do Brasil. Os imigrantes judeus começaram a chegar em solo brasileiro em 1810, vindos, em sua maioria, do Marrocos. Eles se estabeleceram principalmente em Belém, e foi onde fundaram a mais antiga sinagoga do Brasil, que continua em funcionamento. Neste mesmo lugar, construíram também o primeiro cemitério israelita do país. A maioria dos imigrantes vieram em função da época dourada da borracha. Com o declínio do produto, o Rio de Janeiro passou a abrigar as famílias judias mais ricas.

Atualmente, o Brasil possui a segunda maior comunidade judaica da América Latina, contando com 107.329 cidadãos praticantes da religião. O país serviu como sede da primeira comunidade judaica nas Américas.

No dia 18 de março no Brasil, é comemorado o Dia Nacional da Imigração Judaica.

O que é o Dia Nacional da Imigração Judaica?

O dia Nacional da Imigração Judaica é comemorado em 18 de março e traz para a sala de aula a oportunidade de se trabalhar temas históricos no país. Além disso, ao abordar a imigração judaica, os alunos poderão aprender mais sobre as origens éticas do Brasil.

Nesta atividade, o professor poderá desenvolver em sala de aula o trabalho em equipe, a escrita e criatividade. A atividade poderá ser conduzida por professores de português, história, línguas estrangeiras, artes e pedagogos.

18 de março – Dia Nacional da Imigração Judaica

Atividades introdutórias sobre o Dia Nacional da Imigração Judaica – 18 de Março

Para esta oficina de ideias, sugerimos que o professor escreva no quadro negro a frase “Imigração Judaica”. Com os alunos organizados em um círculo, o professor deverá perguntar o que eles sabem sobre o tema. Os alunos poderão discutir livremente sobre o assunto. Posteriormente, o professor poderá introduzir a data comemorativa do “Dia Nacional da Imigração Judaica” explicar um pouco mais sobre esse grupo de pessoas.

Atividade de Leitura para o Dia Nacional da Imigração Judaica

Para a atividade sugerimos que os alunos realizem uma pesquisa nos livros textos de história ou online sobre a história da imigração judaica no Brasil. O professor de história poderá auxiliar nesta etapa. Além disso, sugerimos que os alunos busquem outras modalidades de estudo para a atividade de leitura, como a visualização de vídeos online, artigos, histórias, contos, dentre outros. Os achados mais importantes deverão ser anotados e o professor poderá auxiliar os alunos em caso de dúvidas.

Os professores de línguas estrangeiras poderão trabalhar com a imigração judaica em outros países como os Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, México, dentre outros. Além disso, aspectos culturais dos judeus como religião, alimentação e hábitos poderão ser abordados.

Atividades para o dia nacional da imigração judaica – 18 de março

Atividade de Produção textual para o Dia Nacional da Imigração Judaica – Gênero Jornal

Para a atividade de produção, sugerimos a realização do “ Jornal da Imigração Judaica”. Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo será responsável por criar uma parte do jornal. Os alunos estarão livres para os textos, colunas, cadernos, dentre outras paetês de um jornal, dentre outros.

O professor deverá estimular um ambiente criativo em sala de aula e os alunos deverão dispor de elementos como cartolinas, folhas coloridas, fitas, canetas e lápis coloridos, cola, revistas, tesouras, purpurina, revistas. O ideal é que os alunos criem a sua própria estrutura de jornal com os materiais disponíveis.

Atividade de Avaliação para o Dia Nacional da Imigração Judaica

Para a atividade de avaliação os alunos irão apresentar o “Jornal da Imigração Judaica”. Cada grupo irá à frente e deverá apresentar a sua parte no jornal. O professor poderá pedir para que os alunos contem com as suas palavras o que aprenderam com esta atividade e ainda poderá aplicar alguma das nossas ferramentas de feedback no final deste e-book.

copy_capa_ebook_atividades_de_marco_1-9760310-2230734

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

Esse ebook tem 183 páginas, com 49 sequencias de atividades completas para você trabalhar com seus alunos! https://pages.hotmart.com/j12075747h/49-atividades-para-o-mes-de-marco-datas-comemorativas

comprar_agora-5263866-4746849

Fim das Atividades para o Dia Nacional da Imigração Judaica

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.