Dia Nacional da Saúde – Um guia prático

Fala, pessoal! O tema de hoje é o Dia Nacional da Saúde. Para conferir mais datas comemorativas exclusivas do Demonstre é só clicar nos links. Desde já lhe desejo uma boa leitura!

Dia Nacional da Saúde – 05 de agosto

O dia Nacional da Saúde é um grande momento para trabalhar em sala de aula um dos aspectos mais importantes da vida: a nossa saúde. Questões sobre alimentação saudável, horas de sono, atividade física e todos os hábitos para uma vida com mais saúde serão levantados.

Dia nacional da saúde – um guia prático

Nesta atividade vamos trabalhar com produção textual de um livreto sobre saúde na escola. Além disso, aspectos sobre escrita, leitura, criatividade e trabalho em equipe serão abordados. A atividade poderá ser conduzida por professores de português, ciências, artes, línguas e pedagogos.

Brainstorm

Para esta oficina de ideias o professor deverá escrever no quadro a palavra SAÚDE. Com os alunos reunidos em um círculo, o professor irá distribuir pedaços de papel colorido e imagens de frutas, legumes, pessoas praticando esporte e felizes. Os alunos serão estimulados as deixarem todas as ideias sobre saúde aflorarem em sala de aula e deverão escrever nos pedaços de papel tudo o que acreditam estar relacionado com a saúde. Em seguida, cada aluno deverá colar no quadro os seus pedaços de papel e as suas figuras, explicando para a turma o seu conceito sobre saúde.

Esta atividade inicial irá auxiliar o professor a compreender o que os alunos já sabem sobre saúde e o que eles precisam aprender. Além disso, com essa ferramenta de montar um quadro com termos correlatos, o aluno se sente autor do próprio processo de aprendizagem e demonstra maior interesse nas atividades propostas.

Produção Textual

Na atividade de produção textual os alunos serão divididos em grupos assim dispostos: saúde introdução, alimentação saudável, atividades físicas, horas de sono e evitando doenças. Cada grupo será responsável por produzir um texto informativo seguindo a sua temática principal. Os alunos estarão livres para criar imagens, figuras, tópicos e tabelas para melhorar o entendimento do material exposto.

O professor poderá auxiliar os alunos em caso de dúvidas e deverá guiar uma escrita clara, baseada em fontes confiáveis, com frases curtas e de fácil entendimento. As imagens e figuras criadas também deverão conter legenda, se tornando as mais informativas quanto possível. Os alunos de diferentes grupos também estarão livres para conversarem entre si sobre os conteúdos que estão preparando, em um trabalho de cooperação.

Feedback

Para a atividade de feedback sugerimos um debate sobre a saúde na escola. A base para o debate será o livreto criado pela turma e cada participante deverá levantar o assunto que acredita ser mais importante como alimentação saudável, por exemplo. O professor será o mediador deste debate, direcionado os alunos a uma discussão tranquila e construtiva.

Os alunos estarão livres para avaliar a atividade verbalmente durante o debate. O professor também poderá fazer a sua avaliação sobre os conceitos aprendidos pelos alunos. Como sugestão, o livreto “Saúde na Escola” poderá ser impresso em mais cópias de distribuído para outras turmas e professores.

Compre a apostila completa de atividades com datas comemorativas para o mês de agosto!

Obtenha este e mais 44 materiais com atividades exclusivas para o mês de julho por apenas 10 reais. Compre agora e receba o ebook completo, com esquemas e fotos! <3

APENAS 10 REAIS!

45-atividades-para-datas-comemorativas-1915056-3255320


btn-buy-green-4519907-8332597-9231971

Obrigado me acompanhar até aqui. Peço que você indique este conteúdo para seus colegas e amigos. Compartilhe nas suas redes sociais.

Conto com sugestões para os próximos conteúdos. Forte abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.