Atividades para o Dia Nacional do Oficial de Justiça – 25 de Março

Hoje vou apresentar estratégias para trabalhar o Dia Nacional do Oficial de Justiça, vamos lá?

Atividades para o Dia Nacional do Oficial de Justiça – D de Março

Até bem pouco tempo, o Dia do Oficial de Justiça era comemorado em 5 de setembro. No entanto, devido a um movimento que se iniciou no final da década passada, com os oficiais de todo o País realizando todo ano em Brasília o Dia Nacional de Mobilização dos Oficiais de Justiça, em 25 de março, essa data acabou sendo instituída por lei (lei 13.157/2015), de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS), como Dia Nacional do Oficial de Justiça.

Melhor duas datas comemorativas do que nenhuma.

E é com esse espírito, e até mesmo com a finalidade de valorizar a luta do segmento e a iniciativa do senador Paulo Paim, parceiro mais leal no Congresso Nacional não só dos oficiais de justiça, mas de todo o funcionalismo público e trabalhadores de todas as categorias da iniciativa privada, da ativa e aposentados, o SITRAEMG, reconhecendo também o dia 25 de março como Dia Nacional do Oficial de Justiça, cumprimenta todos os oficiais de justiça pela passagem da data, nesse domingo, e parabeniza-os pelo trabalho da maior importância que desempenham dentro da prestação jurisdicional e pela disposição com que sempre se apresentam para as lutas da categoria a que pertencem, dos servidores do Judiciário Federal.

O que é o Dia Nacional do Oficial de Justiça?

Assim, como em outras profissões comemoradas neste mês, o Dia Nacional do Oficial de Justiça introduz aos alunos uma opção profissional dentro do mundo do trabalho, auxiliando na definição de gostos e habilidades.

Além disso, ao trazer para os alunos temas do dia a dia de maneira lúdica, o professor oferece ao aluno a oportunidade de aprender brincando. Disciplinas como português, história e artes podem se beneficiar desta atividade.

25 de março – Dia Nacional do Oficial de Justiça

Atividades introdutórias sobre o Dia Nacional do Oficial de Justiça – 25 de Março

Para a oficina de ideias o professor deverá trazer para sala de aula um cartaz com o título “Dia Nacional do Oficial de Justiça” e diversas revistas. Os alunos serão estimulados a falarem tudo o que sabe e tudo o que gostariam de saber sobre esta profissão. Após esse momento, os alunos serão convidados a recortarem das revistas imagens e palavras que se relacionem com a profissão abordada.

Cada aluno poderá colar os seus recortes no cartaz trazido pelo professor. No final os alunos já estarão imersos na temática desta atividade e o cartaz poderá ser colado no mural da sala como estímulo para o desenvolvimento das outras etapas desta atividade.

Atividade de Leitura para o Dia Nacional do Oficial de Justiça

No laboratório de informática, os alunos serão convidados a pesquisarem sobre a profissão do Oficial de Justiça. Cada aluno deverá anotar as informações que encontrou e a fonte pesquisada. O professor de informática poderá auxiliar no processo de pesquisa. Sugerimos os seguintes sub tópicos para a atividade de leitura:

  • O que faz um Oficial de Justiça
  • História da profissão
  • Ambiente de trabalho
  • Horas de trabalho
  • Vestimenta
  • Salário

Atividade de Produção textual para o Dia Nacional do Oficial de Justiça – Gênero Currículo Profissional

Para a atividade de produção textual os alunos deverão trabalhar em conjunto. Em um primeiro momento, os alunos serão convidados a discutirem o tema profissão “Oficial de Justiça”. Em seguida, o professor irá perguntar para os alunos sobre como seria o dia a dia deste profissional, quais suas atribuições, quais matérias da escola ele utiliza mais em seu emprego, que roupas veste e como se comporta.

Posteriormente, os alunos serão estimulados a criarem o currículo profissional do oficial de justiça, contendo sua formação, estudo, treinamentos, habilidade, dentre outros.

Após a finalização do texto, os alunos poderão criar fazer a arte do currículo. Assim, com essa atividade o professor pode aproximar ainda mais os alunos ao mundo profissional.

Atividade de Avaliação para o Dia Nacional do Oficial de Justiça

Os alunos deverão apresentar o currículo do Oficial de Justiça para outras turmas. Esta atividade deve ser descontraída e tranquila para a turma. Os alunos poderão se dividir em equipes. Ao final, o professor também poderá fazer a sua avaliação, anotando se os alunos compreenderam bem a profissão, o desenvolvimento do currículo, a desenvoltura dos alunos e a participação.

copy_capa_ebook_atividades_de_marco_1-9485197-6471183

Se gostou da atividade, veja essa e outras, como essa no nosso livro de atividades para datas comemorativas.

Esse ebook tem 183 páginas, com 49 sequencias de atividades completas para você trabalhar com seus alunos! https://pages.hotmart.com/j12075747h/49-atividades-para-o-mes-de-marco-datas-comemorativas

comprar_agora-9641891-6344862

Fim das Atividades para o Dia Nacional do Oficial de Justiça

Obrigado por acompanhar este post até aqui. Se você gostou desse post, e quer mais, acesse aqui e compre o nosso livro. Então deixe seu comentário e compartilhe com os colegas, depois disso desejamos que você tenha lindos sonhos, em um sono feliz! Divulguem entre todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.