Atividade para o Dia Nacional dos Ostomizados – 16 de novembro

Procurando Atividade para o Dia Nacional dos Ostomizados? trabalhar datas comemorativas não precisa mais ser um grande desafio, agora você pode encontrar em um só lugar tudo o que precisa para trabalhar diversos temas com seus alunos.

Atividade para o dia nacional dos ostomizados – 16 de novembro
Atividade para o dia nacional dos ostomizados – 16 de novembro

No blog tem como missão ajudar professores e educadores a terem acesso a material de estudo de qualidade para todas as suas aulas, ficou interessado? então se prepare para descobrir o que temos para oferecer. 

No artigo de hoje vamos falar sobre Atividade para o Dia Nacional dos Ostomizados, vamos montar juntos dicas e sugestões que você professor pode utilizar para ter uma aula cheia de significado nesta data.

Dia Nacional dos Ostomizados – 16 de novembro

A data visa combater o preconceito contra aqueles que usam o procedimento da ostomia, uma intervenção cirúrgica capaz de criar uma comunicação entre o órgão interno e o exterior, como a finalidade de eliminar os dejetos do organismo.

tratamento-de-ostomia-cepelli-350x330-1144829-3666583
Dia Nacional dos Ostomizados – 16 de novembro

Origem do Dia Nacional dos Ostomizados – 16 de novembro

A data foi criada pela Lei 11.506/2007 como homenagem a Sociedade Brasileira dos Ostomizados.

Origem do Dia Nacional dos Ostomizados

Você sabe o que é a ostomia? Informe-se e divulgue a data em suas redes sociais. Na escola informe os alunos sobre o processo e divulgue a data, propague informações e ajude a combater o preconceito.

Dia Nacional dos Ostomizados – FAQ

Sendo este um tema bastante complexo, vamos aproveitar a oportunidade para tirar algumas duvidas sobre como melhor lidar com o assunto em sala de aula em diversas situações.

Atividade para o dia nacional dos ostomizados – 16 de novembro
Atividade para o dia nacional dos ostomizados – 16 de novembro

Como lidar com alunos Ostomizados?

Esse tipo de procedimento quando aplicado em crianças e jovens tende a ser algo temporário, sendo assim é pouco provável encontrar alunos em sala de aula que estejam atualmente passando pelo tratamento, contudo no caso de alunos que precisam do tratamento de forma permanente, o professor deve garantir que o aluno em questão esteja seguro e confortável em sala de aula a qualquer custo, sem que isso o coloque em evidencia desnecessária.

Como receber de volta um aluno que passou por este tipo de tratamento?

Especialmente nos primeiros meses o local que foi utilizado no tratamento vai estar sensível e dolorido, o professor deve ajudar o aluno a se readaptar a sala de aula e prevenir brincadeiras e contatos mais severos que podem causar danos ou machucados.

Por que abordar o tema em sala de aula?

Muito do que existe de preconceito no mundo é causado pela falta de informação, tratar sobre o assunto e explicar as necessidades dos ostomizados é uma forma de ajudar a combater esse tipo de preconceito para ajudar a gerar mais igualdade, além de preparar os alunos para o não estranhamento ao encontrar alguém que passa pelo tratamento, bem como gerar um maior sentimento de aceitação sadia no caso do aluno ter que ele mesmo passar por este tratamento no futuro.

Como tratar o assunto sem o uso de imagens chocantes?

Uma boa forma de lidar com o tema é com a colaboração dos pais, o professor deve apresentar o tema em sala de aula como parte do conteúdo e os pais podem tomar para si a responsabilidade de exemplificar com vídeos e imagens sobre o assunto, vale lembrar que essa decisão deve ser tomada por cada pai em individual levando em conta o estado mental da criança para não causar reações adversas extremas.

Tudo para sala de aula!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre como trabalhar este tema através de nossas dicas e sugestões de atividades e quer continuar aprendendo cada vez mais, leia nossos artigos diários e encontre as respostas que precisa para fazer suas aulas serem ainda melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demonstre Atividades

Demonstre Atividades é um Portal Educacional focado em conteúdo e atividades para professores.